Lideranças da direita se reúnem em ato com Jair Bolsonaro em João Pessoa

João Pessoa, na Paraíba, foi palco de um grande ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao candidato a prefeito Marcelo Queiroga (PL). O evento contou com a presença de várias lideranças da direita no Nordeste que se uniram para participar de uma carreata que percorreu 13 bairros da capital paraibana. A mobilização reforçou a união do movimento conservador na região e o apoio à candidatura de Queiroga no segundo turno.

Gilson Machado, ex-ministro do Turismo e da Cultura durante o governo Bolsonaro, destacou a importância desse momento de união entre as lideranças. “Estar aqui, ao lado de tantos aliados, mostra que estamos prontos para enfrentar os desafios e promover a mudança que nossos eleitores desejam”, afirmou, enfatizando a importância da candidatura de Queiroga para fortalecer a base conservadora em João Pessoa.

A carreata reuniu centenas de apoiadores que acompanharam a comitiva, reforçando o apoio popular à direita e ao conservadorismo. A mobilização evidenciou que as lideranças do PL estão dispostas a trabalhar juntas, unindo forças para enfrentar os desafios e construir um futuro alinhado aos seus ideais.

O evento representou um apoio direto à candidatura de Marcelo Queiroga (PL) à prefeitura de João Pessoa, que recebeu o respaldo das lideranças e de Bolsonaro.

Veja outras postagens

O governo federal pretende fazer uma ampla reforma administrativa, com a construção de uma nova legislação que venha substituir o Decreto-Lei nº 200/1967. O decreto foi instituído durante a ditadura cívico-militar (1964-1985) e que ainda hoje “dispõe sobre a organização da administração federal.”

O propósito, segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), é tornar a legislação compatível com a Constituição Federal.

Para isso, o MGI e a Advocacia Geral da União (AGU) criaram uma comissão formada por mais de uma dezena de especialistas, entre juristas, servidores públicos, pesquisadores e acadêmicos.

O grupo tem até abril de 2025, doze meses após a instalação da comissão, para elaborar a proposta de revisão do decreto-lei. Além da encomenda na alteração do decreto, já com 57 anos, o MGI editou em agosto uma portaria fixando diretrizes das carreiras do serviço público (Portaria MGI nº 5.127). A norma estabelece princípios e orientações gerais que os órgãos públicos deverão seguir para apresentar as suas propostas de reestruturação de cargos, carreiras e planos.

“Ela é o primeiro instrumento normativo desde a Lei 8.112 de 1990”, enfatiza José Celso Cardoso Jr., secretário de Gestão de Pessoas do MGI, em referência ao Estatuto do Servidor.

Em entrevista à Agência Brasil, Cardoso Jr. confirma que “o governo federal já está fazendo uma reforma administrativa na prática.” Segundo ele, a reforma está “em ação” desde 2023 e ocorre “por meio de uma série de medidas de natureza infraconstitucional e incremental que já vem sendo adotadas, para melhorar a estrutura e as formas de funcionamento da administração pública.”

Para o secretário, iniciativas somadas como o concurso público nacional unificado e a realização do dimensionamento da força de trabalho, para quantificar e definir os perfis mais adequados de servidores, e as novas normas para aperfeiçoamento da política nacional de desenvolvimento de pessoas “configuram uma reforma administrativa já em andamento.”

PEC 32

A realização da reforma administrativa foi anunciada pela equipe de transição do atual governo em dezembro de 2022. Na avaliação de especialistas, a reforma em andamento é mais abrangente do que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 32, apresentada em setembro de 2020 ao Congresso Nacional, e chegou a ser aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados, mas que não foi levada à votação no Plenário por falta de apoio.

“Politicamente, era uma coisa que não fazia sentido ali”, opina o cientista político Leonardo Barreto que acompanha o dia a dia do Parlamento há mais de duas décadas.

A professora e pesquisadora no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), Michelle Fernandez, assinala que a PEC 32 “nasceu obsoleta” e “tem um objetivo estritamente fiscal, de diminuição de gastos. Portanto, não olha para a atuação do Estado. A existência do servidor público é para atender a sociedade e colocar de pé políticas públicas.”

“A PEC 32 trata dos funcionários públicos. Olha para uma pequena fatia do funcionamento do Estado”, opina Sheila Tolentino, pós-doutora em Ciência Política, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e integrante da comissão de especialistas que discute a legislação para substituir o Decreto-Lei nº 200. Segundo ela, o país precisa fazer a reforma administrativa “olhando para o serviço que é entregue à população.”

Representantes dos servidores públicos ouvidos pela Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados no final do ano passado alertaram aos parlamentares que a PEC 32 poderia afetar a impessoalidade das contratações na administração pública, terceirizar carreiras permanentes em áreas como saúde, educação e assistência social, e dificultar as investigações de casos de corrupção que hoje são apurados por servidores com estabilidade.

Contas públicas

Entidades empresarias, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), defendem que a PEC 32 poderia gerar economia e impactar na diminuição da dívida pública.

Para o sociólogo Félix Garcia Lopes Jr., pesquisador do Ipea, visões fiscalistas de setores empresariais partem de premissas erradas, como, por exemplo, a de que ocorre aumento de gasto público com servidores. 

“A trajetória ao longo do tempo mostra que nunca tivemos crescimento excessivo do número de servidores ou inchaço da máquina pública. Isso está documentado”, diz o pesquisador, citando dados do Atlas do Estado Brasileiro (Ipea), estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e análise recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Os dados nesses estudos mostram que há no Brasil cerca de 11 milhões de servidores públicos, menos de 13% do número de trabalhadores do país. Proporção menor do que dos países mais desenvolvidos que formam a OCDE (20,8%).

Seis de cada dez servidores brasileiros trabalham para as prefeituras (6,5 milhões de funcionários públicos). Três de cada dez servidores têm vínculo com os governos estaduais (3,4 milhões de funcionários).

O maior contingente de servidores municipais e estaduais é formado por professores, profissionais da saúde e o pessoal da segurança pública, três categorias que fazem atendimento direto à população.

O restante de servidores públicos, 1,2 milhão de pessoas, é ligado à União, desses 570 mil estão na ativa. No nível federal, o maior contingente é de professores universitários. Os maiores salários estão concentrados no Poder Judiciário e no Poder Legislativo. Nos últimos cinco anos, diminuiu o número de servidores federais civis.

Visões concorrentes

Félix Garcia aponta para “um certo paradoxo” nas percepções coletivas da sociedade brasileira. Há visões concorrentes como a de que “o Estado pode estar muito grande, inchado, e que a burocracia é excessiva” e ao mesmo tempo que os cidadãos “querem mais serviços públicos, mais médicos, mais professores, querem mais políticas de bem-estar.”

“Nesses episódios de crise, como vimos na pandemia, fica evidente quão central é a burocracia pública para atacar problemas coletivos”, acrescenta Michelle Fernandez, do Instituto de Ciência Política da UnB. Ela lembra que as empresas privadas também demandam uma administração pública bem estruturada.

“A burocracia nasce associada à necessidade de racionalidade econômica do setor privado, porque ela permite previsibilidade.”

De acordo com Sheila Tolentino, pesquisadora do Ipea, por trás das medidas em discussão no governo não está “uma simples redução de gasto”.

“O corte, em si, não traz os ganhos necessários para o futuro. O que precisamos construir para o futuro? Capacidade. Isso é o que precisamos construir”, resume.

Na próxima quinta-feira (24), em Brasília, a comissão de especialistas que discute a legislação para substituir o Decreto-Lei nº 200 se reúne para discutir inovação e controle na administração pública. O evento poderá ser acompanhado em tempo real.

Conheça Petrolina

A candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou uma minicarreata neste domingo (20). Durante o percurso, ela esteve acompanhada pelo candidato a vice, Chiquinho (Solidariedade). 

A minicarreata passou por seis bairros. O trajeto começou no Varadouro e seguiu pelo Monte, Bultrins, Jardim Fragoso, Jardim Atlântico e terminou em Rio Doce. “Olinda vai ser cuidada por uma prefeita de verdade. Temos ótimas propostas e vamos trabalhar muito para garantir mais empregos para a população, além de conquistas na saúde, educação, infraestrutura e todas as áreas da nossa cidade. Olinda vai andar para frente”, comentou Mirella.

Uma simples foto do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, ao lado do candidato a prefeito do município, Vinicius Castello (PT), gerou comentários no município de Olinda e parece não ter agradado parcela dos católicos que moram na localidade.

A imagem foi divulgada nas redes sociais do petista poucos dias depois do vazamento de mensagens comprometedoras de Vinícius no antigo Twitter. Por conta disso, padres estariam incomodados com a aproximação da igreja católica, na pessoa do arcebispo. “É um absurdo o arcebispo receber este homem, de forma isolada, principalmente depois de tudo o que a imprensa divulgou. Ele [arcebispo], não me representa. Nem me considero a ovelha deste rebanho”, disse o líder de um dos grupos de leigos. 

O que todo mundo comenta no tribunal, dando como certo também no Palácio, já está batido o martelo na escolha do atual Procurador-Geral Marcos Carvalho, para a vaga de Desembargador do Quinto Constitucional que cabe ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Seguindo o exemplo do ex-Procurador-Geral da Justiça (PGJ), Dr. Paulo Augusto, o atual Procurador Marcos Carvalho consolidou a sua candidatura para a votação do Conselho Superior do Ministério Público de Pernambuco. Certamente, pela competência, bom trânsito no Tribunal e a simpatia da governadora ao seu nome, deverá ser o próximo desembargador do TJPE!

Por José Luis Costa e Eduarda Teixeira*

O salário dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) é o 2º mais desigual em relação à renda média per capita dentre os países da América do Sul. Os magistrados recebem salário bruto mensal de R$ 44.000, ou 2.281% a mais que a média da população brasileira (R$ 1.848). Em 2025, a remuneração subirá para R$ 46.300.

Para o levantamento, o Poder360 analisou 10 dos 12 países da América do Sul. Foram desconsiderados a Venezuela (pois os dados não são informados pelo governo) e o Equador (as informações não foram encontradas). 

O Peru tem a maior distância salarial entre os magistrados e a média da população. Lá, os ministros recebem 43.220 sóis peruanos (R$ 64.837), enquanto a média da população ganha 1.496 sóis (R$ 2.245). A diferença é de 2.788%.

Em valores absolutos, os ministros brasileiros também ganham mais do que os magistrados que ocupam a mesma função em 6 países vizinhos. O salário mensal só é menor do que no Uruguai, (481.182 pesos uruguaios, ou R$ 65.838), no Peru (43.117 sóis, ou R$ 64.837) e no Chile (13,5 milhões de pesos chilenos, ou R$ 81.630).

Gasto Mundial

Além dos altos salários destinados a cada 1 dos 11 ministros do STF, o Judiciário brasileiro se destaca por ser mais caro em comparação com outros 53 países. 

Em levantamento do Tesouro Nacional divulgado em janeiro, foi revelado que o Poder Judiciário gasta 1,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A média internacional é de 0,37%. 

Entre as despesas do Judiciário brasileiro estão aquelas relacionadas às remunerações dos funcionários públicos, como auxílio-creche, auxílio-moradia e os salários. 

Apesar das cifras robustas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em fevereiro que os salários são “baixos” para a “qualidade da função”. Os integrantes da Corte recebem mais que a média do 1% mais rico do Brasil (R$ 17.447). 

*Jornalistas do Poder360

Por Hilda Meira Lima Cavalcanti*

Sem nenhuma modéstia e com o maior amor do mundo, quero dizer aos meus amigos do Facebook que, se eu pudesse, diria para o planeta inteiro que Pernambuco ontem perdeu um dos melhores dentistas, talvez do Brasil. Dinho, apelido de Aldo Portela Filho, primo legítimo de mamãe e primo meu em segundo ou terceiro grau, que nos deixou, era daquelas pessoas generosas, atenciosas ao extremo e profundamente acolhedoras.

Exemplo de trabalhador incansável, era o próprio símbolo do brasileiro batalhador na vida. Ficava no seu consultório, antes de se aposentar, praticamente o dia inteiro e a gente até brincava que ele deveria já ter atendido cada um dos recifenses pelo menos uma vez na vida ao longo de décadas. 

Foi dentista e, por muitos anos, da assembleia legislativa de Pernambuco, atendeu muitos políticos que ali passaram(e alguns que ainda permanecem), servidores, e seus familiares, sempre com a mesma atenção e cordialidade.

Era daqueles agregadores que juntava as pessoas, fazia amizades entre os que iam no seu consultório, cuidou dos dentes da família inteira de graça. Reclamava quando a gente demorava para ir lá fazer revisão e ficava bravo quando dizíamos “dessa vez eu vou pagar”, dizendo que se repetíssemos isso, ele iria ficar ofendido. 

E não era apenas com a família, tratou de muita gente que estava precisando e não tinha condições de ir a um bom profissional. Dizia: “deixe comigo, vá lá no consultório”. E depois, pedia para a pessoa não tocar mais no assunto.

Super apegado, por tabela, à família, Dinho foi exemplo de tudo: excelente amigo, irmão, primo, pai e esposo, além do amor e dedicação que tinha pela profissão. Eu adorava conversar com ele, assim como gosto de Glória, sua esposa, e dos demais primos, filhos de Tio Aldo e Tia Lulu. Tia Lulu foi irmã querida da vovó Hylda, minha avó materna.

Dinho nos deixou na madrugada de ontem, depois de um período adoentado. Descansou. Sei que, pela sua bondade e pelo grande homem que sempre foi, está em paz, mas isso me deixou — desde que li a notícia pelo Emanuel, irmão dele e outro primo querido — com um nó no peito difícil de desatar. 

Como nos últimos anos têm acontecido tantas coisas estranhas e tristes com grandes amigos e pessoas da família – eu sei, é normal nas grandes famílias, mas não deixa de ser difícil. Resolvi acatar o conselho de uma pessoa muito amada que me foi dado há poucos dias: temos de começar a aprender a não normalizar a tristeza. 

Quem me conhece, sabe. Busco ser sempre uma pessoa alegre e positiva, e nos últimos anos ficou difícil, mas a vida tem que seguir. Daqui do Planalto Central, mando mil beijos e abraços aos primos tão queridos e aviso à todos que já estou com saudades de Dinho. Mas, também, muito orgulhosa da trajetória linda que ele teve. Não queria postar mais coisas tristes por aqui, mas em homenagem ao Dinho, que muito merece, como jornalista e escritora eu não poderia deixar de expressar meus sentimentos pelas palavras mais uma vez.

*Jornalista e escritora

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu uma queda no Palácio da Alvorada neste domingo (20). A viagem que faria no fim da tarde deste domingo à Rússia para a cúpula do Brics foi cancelada.

Seu médico, Roberto Kalil, foi a Brasília nesta manhã. Segundo o boletim médico, o presidente, depois de um acidente doméstico, teve um ferimento “curto-contuso em região occipital” –um corte na parte de trás da cabeça.

A equipe médica orientou que Lula evite viagem aérea de longa distância, “podendo exercer suas demais atividades”. A Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência divulgou nota em que afirma que o presidente participará da cúpula do Brics por meio de videoconferência. Em Brasília, Lula terá “agenda de trabalho normal” no Palácio do Planalto.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Planalto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração.

O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) respondeu ao processo de controle administrativo movido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre as mudanças no funcionamento das novas 12 diretorias. Um ofício assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, destaca que a OAB-PE foi informada e participou, desde o segundo semestre de 2023, todas as etapas que antecederam a implementação das novas medidas, que entraram em vigor a partir de maio de 2024.

O assunto ganhou grande repercussão na noite deste sábado (19), quando foi divulgado nas redes sociais pelo advogado Almir Reis, candidato à presidência da OAB nas eleições que acontecem no mês de novembro. “Venho de forma objetiva e clara compartilhar algo muito importante com a advocacia: a recente resposta do TJPE ao CNJ acerca das mudanças que impactam cada advogado e advogada militante”, disse Almir Reis em sua postagem nas redes sociais.

De acordo com a resposta do TJPE enviada ao CNJ, a OAB-PE participou ativamente de reuniões e discussões quinzenais sobre a criação das Diretorias de Processamento Remoto do 1º Grau e da Central Judiciária de Processamento Remoto (CENJUD). 

“Durante esse período, que se estendeu por mais de um ano, não houve qualquer manifestação contrária ou objeção formal por parte da OAB/PE, evidenciando que a entidade esteve ciente e não se opôs ao processo de implementação”, afirma o ofício. 

“Foram realizadas exposições e encontros com a OAB/PE, nos quais o novo formato de processamento foi detalhadamente apresentado, em uma demonstração clara da transparência e abertura ao diálogo mantidas por esta gestão”, complementa o documento.

A posição do Tribunal é de que as críticas surgiram em um contexto político, já que a OAB-PE está em período eleitoral para a escolha de seus novos dirigentes, com eleições marcadas para o próximo dia 18 de novembro. O TJPE aponta que, em março de 2024, a OAB-PE foi notificada para a escolha da lista sêxtupla de advogados para uma vaga de desembargador pelo quinto constitucional, mas optou por postergar essa escolha para novembro.

“Notadamente, a OAB/PE, requerente neste procedimento, encontra-se, neste momento, em pleno período eleitoral para a escolha de seus dirigentes, tanto é que foi notificada em março de 2024 para a escolha da lista sêxtupla de advogados, referente a uma vaga de desembargador(a) pelo quinto constitucional, e optou por postergar essa escolha para novembro de 2024”, observa o TJPE na resposta encaminhada ao CNJ. 

Além disso, o TJPE questionou a base utilizada pela OAB-PE para fundamentar o pedido feito junto ao CNJ, que foi uma pesquisa realizada com cerca de 1.400 advogados — número que representa menos de 5% dos 45 mil inscritos na seccional. 

Segundo o TJPE, a pesquisa não possui validade científica, comprometendo a sua credibilidade. Agora,  a partir da resposta enviada pelo TJPE, a conselheira nacional de justiça Daniela Pereira Madeira analisará o pedido da OAB-PE, para decidir sobre o futuro das medidas adotadas pelo poder judiciário.

Em maio deste ano, a então presidente em exercício da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, participou da inauguração das novas diretorias e apareceu ao lado do desembargador Ricardo Paes Barreto em fotos e vídeos registrados nas redes sociais, o que corrobora.

Machados, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, amanheceu neste domingo (20) com uma tragédia nas proximidades da estrada de acesso à cidade. O trio elétrico Zeus, que participou da festa de vitória do prefeito reeleito Juarez da Banana na noite deste sábado (19), sofreu um acidente e caiu em uma ribanceira. Três componentes morreram, enquanto outros seis ficaram feridos.

As informações foram confirmadas por Juarez da Banana em suas redes sociais. Ele também expressou condolências pela fatalidade. “É com tristeza que recebo a notícia do acidente com o Trio Zeus, e o falecimento de três dos componentes, além dos seis feridos, que nesse momento recebem todos os cuidados necessários por uma equipe de seis médicos, quatro enfermeiros e técnicos preparados para realizar os procedimentos necessários até a remoção para outros hospitais.”

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) foi acionado por volta das 8h45. Em nota, a corporação informou que a equipe está no local e a ocorrência segue em andamento.

O local do acidente, a Curva da Pedra, já havia sido palco de outra tragédia em 2004, quando o ônibus da Banda Metade se envolveu em um acidente que vitimou dois integrantes, incluindo a cantora Dani.

Do Diario de Pernambuco

Um total de 22.135 clientes da Enel, concessionária de energia, estão sem luz na manhã deste domingo (20) no estado de São Paulo, após a chuva desse sábado (19). Segundo a empresa, o número representa 0,27% do total de usuários.

Apenas na capital paulista, são 15.570 imóveis sem energia elétrica, sendo a mais atingida em números absolutos. Na sequência, vem São Bernardo do Campo, com 2.693 clientes sem energia elétrica.

Segundo a Defesa Civil estadual, o domingo será marcado pelo tempo instável em todo o estado, mesmo com a frente fria já se afastando do território paulista.

“As temperaturas não subirão tanto e a sensação térmica será mais amena. Não há risco para tempestades em nenhuma das áreas monitoradas”, informou, em nota.

O órgão acrescenta que há possibilidade para pancadas de chuvas isoladas, seguidas por raios em especial nos municípios que fazem divisa com o sul de Minas Gerais. Além disso, como o solo já está encharcado devido aos acumulados das últimas 24 horas, a Defesa Civil recomenda atenção em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos.

Por Rafael Simões*

É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Alberto Ferreira da Costa. Um dos mais destacados empresários do nosso Estado, Alberto Ferreira da Costa deixa um legado que vai muito além dos negócios. Ele foi um verdadeiro visionário, com uma trajetória marcada pela inovação, ética e compromisso com o desenvolvimento de Pernambuco. À frente do Hospital Português e da Rio Ave, ele mostrou que é possível aliar excelência empresarial com responsabilidade social, sempre buscando o bem-estar da nossa comunidade.

Alberto Ferreira da Costa era mais do que um empresário de sucesso; ele era um cidadão comprometido com o futuro de Pernambuco e com o bem-estar coletivo. Sua atuação inspiradora, tanto no setor de saúde quanto no setor imobiliário, e seu envolvimento em causas sociais importantes, o tornaram uma figura admirada e respeitada por todos.

Em nome da A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) e de todos os nossos associados, deixo nossas condolências à família, aos amigos e a todos os colaboradores que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. Que o exemplo de vida e de empreendedorismo deixado por Alberto Ferreira da Costa continue a guiar as futuras gerações e a contribuir para o progresso de nosso estado.”

*Presidente da Ademi-PE.

Pesquisadores e gestores públicos debateram esta semana a utilização da inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas da educação. O seminário Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, promovido pelo Ministério da Educação, buscou apontar alternativas para o gerenciamento de informações que garantem direitos e o uso de dados na tomada de decisões. O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). 

Se analisados em tempo real, por exemplo, dados como a frequência em aulas podem ser usados para auxiliar uma instituição de ensino a tomar medidas necessárias para apoiar estudantes, garantindo a permanência dos alunos e o acesso à educação.

A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Anita Gea Martinez Stefani, afirma que um dos desafios é conseguir documentos como o histórico escolar da educação básica para alunos que estudaram em mais de uma instituição, demonstrando a necessidade de atualizar a forma que os dados são tratados na rede de educação como um todo.

“Quando falamos sobre interação e interoperabilidade de dados e conexão das informações, estamos falando sobre fornecer direitos, serviços públicos que já poderiam estar disponíveis, mas que tecnicamente a gente ainda não se organizou para disponibilizar para os cidadãos”, ressalta a diretora.

Para lidar com a demanda de atualização dos métodos usados atualmente, foi criado o Gestão Presente, um hub educacional (plataforma de armazenamento e organização de dados). O sistema foi desenvolvido em parceria do MEC e com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL), para ser um Hub de Dados da Educação Básica, que armazena informações de estudantes e auxilia nos processos de gestão escolar, como diário de classe, matrícula, entre outros.

O representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Vilmar Klemann, também elenca alguns dos desafios enfrentados, como dados incorretos ou incompletos, a leitura e análise de dados e falta de profissionais qualificados.

“Geralmente profissionais qualificados não ficam nas redes municipais e infelizmente resulta em uma rotatividade muito alta”, lamenta Klemann.

As discussões apontaram como a tecnologia pode ser aplicada não só como recurso educacional, mas como ferramenta de otimização, auxiliando a escola a ser mais eficiente na gestão da educação. 

Da Agência Brasil