Lia de Itamaracá abre cortejo do Festival “Viva Vitalino” em Caruaru

O Alto do Moura, em Caruaru, recebe de 14 a 17 de agosto a 8ª edição do “Viva Vitalino” (2ª como festival), com programação gratuita que celebra os 116 anos de nascimento do Mestre Vitalino e presta homenagem especial ao centenário de Mestre Galdino. A agenda inclui oficinas de audiovisual, fotografia e acessibilidade, rodas de diálogo, cine-debate, o II Encontro de Cineclubistas do Agreste e a presença do Estandarte do Elefante de Olinda.

No domingo (17), a programação culmina com cortejo de 30 estandartes — concentração às 15h na Praça do Artesão e saída às 16h rumo ao Centro Multicultural do Alto do Moura. Participam Bois Tira-Teima, Surubim e Teimoso, bacamarteiros, pernas de pau, Banda Comercial, reisados Alto do Moura e Sementes de Luz, Mazurca Pé Quente, além da Banda de Pífanos Dois Irmãos (com o Mestre João do Pife) e a Banda de Pífanos da Inclusão, da Apodec. O encerramento artístico será com show de Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, às 18h.

Idealizado pelos produtores culturais Yone Amorim e Antonio Preggo, o festival conta com incentivo do Funcultura (edital 2023/2024, Artes Integradas) e apoio da Prefeitura de Caruaru, do Grupo Asa Branca e da Associação dos Artesãos e Artesãs em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM). Segundo a organização, a proposta é valorizar mestres da cultura já falecidos e ativar a memória local por meio de ações formativas e apresentações abertas ao público.

Veja outras postagens

O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), aproveitou a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Pernambuco para reforçar demandas do Sertão de Itaparica. Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do senador Humberto Costa, ele destacou a importância da articulação política para garantir avanços na região e afirmou que o diálogo com o Governo Federal fortalece parcerias em prol do povo sertanejo.

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Primeira Infância

O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, encerrou na última quinta-feira (14) a edição 2025 da Festa de Negras, considerada uma das maiores da história do distrito e do município. O evento, que durou cinco dias, reuniu artistas renomados como Cavaleiros do Forró, Priscila Senna, Felipão, Day Araújo, Walkyria Santos, Tarcísio do Acordeon e Seu Desejo, atraindo milhares de visitantes, incluindo turistas e filhos da terra que vivem fora do município, e consolidando a festa como um dos principais eventos culturais da região.

Além do entretenimento, a festa gerou impacto econômico significativo: 40 empreendedores locais foram instalados oficialmente no pátio de eventos de forma gratuita, e dezenas de ambulantes também participaram, movimentando comércio, bares, restaurantes e serviços. Durante a programação, Pedro Pilota entregou ainda o novo espaço do Centro de Convivência da Pessoa Idosa de Negras, com sala de fisioterapia e ambiente mais acolhedor para atendimentos e atividades voltadas à terceira idade.

O prefeito aproveitou o encerramento do evento para anunciar projetos para o segundo semestre, entre eles a 1ª Itaíba Agro Show, voltada à valorização dos produtores rurais, com premiação de R$ 160 mil, além de obras de construção de creche, UBS, estradas e pavimentação.

Toritama - Tem ritmo

A Câmara de Vereadores de Arcoverde aprovou um voto de aplauso a este editor do blog pelo lançamento do livro “Os Leões do Norte”, em sessão especial da Casa, no último dia 7, com o plenário super lotado. A iniciativa foi do presidente Luciano Pacheco (MDB), a quem agradeço, extensivo a todos os vereadores que integram o parlamento municipal de Arcoverde.

Palmares - Forró Mares

A chuva de ontem gerou um “fenômeno” inusitado em trecho da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Uma substância espumosa, com aspecto de neve, se espalhou por três quilômetros da pista e despertou curiosidade nos motoristas que passavam pelo local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o resíduo estava entre os quilômetros 83 e 86, do bairro de Comporta até Prazeres. Os condutores que passaram pelo trecho filmaram a pista toda branca, simulando “neve”. No local, a orientação da PRF era de que os motoristas reduzissem a velocidade para evitar acidentes de trânsito. As informações são da Folha de Pernambuco.

A PRF informou que uma equipe estava de prontidão orientando os motoristas. A corporação ainda comunicou que não conseguiu identificar se a substância era, de fato, sabão ou qual a origem da espuma. “A suspeita é derramamento de carga”, disse a corporação.

No final da tarde, a mesma chuva que causou o efeito da espuma a ajudou a dissipá-la, assim como os carros que trafegavam no local.