Afogados da Ingazeira, minha terra natal, me proporcionou, ontem, uma noite de autógrafos do livro ‘O Estilo Marco Maciel’ em alto estilo e com muita emoção. Confira as imagens!
Fotos: Cláudio Gomes













Afogados da Ingazeira, minha terra natal, me proporcionou, ontem, uma noite de autógrafos do livro ‘O Estilo Marco Maciel’ em alto estilo e com muita emoção. Confira as imagens!
Fotos: Cláudio Gomes













Patrimônio Vivo de Pernambuco e um dos pioneiros da animação no estado, o cineasta Lula Gonzaga será homenageado com a 7ª edição do Troféu Seth Cinema de Animação. A premiação será entregue na abertura do IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE), amanhã (9), às 19h, na CAIXA Cultural Recife. Criado pelo Museu da Caricatura Brasileira, no Rio de Janeiro, o troféu reconhece artistas que marcaram a história da animação no país.
O organizador do SIHG-PE, o cartunista Samuca Andrade, destaca que Lula abriu caminhos decisivos para o setor em Pernambuco. Ele lembra que o cineasta tornou-se referência para novas gerações. “Lula Gonzaga foi o primeiro pernambucano a se aventurar de forma consistente pelo desenho animado e, desde então, nunca deixou de puxar a fila. Suas obras expandiram os horizontes da animação brasileira e seus projetos formaram inúmeros talentos”, afirma Samuca, ao reforçar que a homenagem expressa a gratidão do Salão e do idealizador do prêmio, Luciano Magno.
A abertura do SIHG também marca o anúncio dos vencedores da edição, que este ano recebeu mais de 970 inscrições enviadas por 480 artistas de 44 países. Após a seleção do júri, 120 obras foram escolhidas nas categorias cartum, caricatura e quadrinhos — peças que estarão expostas até 1º de fevereiro de 2026. Com o tema “Planeta de Todos”, o evento reforça o caráter internacional do salão, que se consolida como um dos mais diversos do país.
Lula Gonzaga, nascido no Recife em 1951, é um dos pioneiros da animação em Pernambuco e figura central do ciclo superoitista. Entre seus filmes mais marcantes estão “Vendo/Ouvindo” (1972), “A Saga da Asa Branca” (1979), “Cotidiano” (1982) e “Ciranda Feiticeira” (2021). Reconhecido por usar o cinema como ferramenta de transformação social, ele criou iniciativas como o Método OCA, o Animacine e o MUCA, sempre voltadas à formação de jovens e à preservação da cultura animada do estado. Para o cineasta e pesquisador Marcos Buccini, que entregará a premiação, o legado de Lula é incontornável: “Se existe animação em Pernambuco, muito se deve ao esforço dele. Viva Lula! Viva a animação pernambucana!”
O cantor, compositor e produtor João Lacerda participa nesta sexta-feira (12) do Programa do Ratinho, no SBT, onde vai apresentar “Severina Xique-xique”, clássico eternizado por seu pai, Genival Lacerda, que completa 50 anos de lançamento. No programa, o artista também canta seu mais novo sucesso, “O Barrigudim”.
Paraibano radicado no Recife desde 1996, João Lacerda carrega no repertório a forte influência do pai, com quem dividiu o palco e os primeiros passos na música. Foi ainda criança, aos 11 anos, que gravou sua primeira faixa, “Dengo da menina”, no LP de Genival. Desde então, seguiu entre produção, parcerias e carreira solo, consolidando uma discografia marcada pelo forró tradicional, por homenagens ao legado do pai e por projetos como o álbum “João Lacerda na área” (2018) e EPs como “Pai e Filho” (2020) e “João Canta Genival” (2023).
O União Brasil formalizou a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta segunda-feira (8). Em um comunicado, o partido confirmou o cancelamento da filiação, diante da negativa de deixar a pasta. O União decidiu entregar os cargos no governo e decretou que seus quadros deveriam deixar os postos até 19 de setembro. Sabino chegou a entregar uma carta de renúncia, mas atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para permanecer durante a agenda da COP30, em Belém. A demora levou a direção do União a abrir um processo disciplinar.
Além de permanecer no ministério, o ministro surgiu em agendas ao lado de Lula, o que irritou a Executiva Nacional do União. Desde outubro, ele já estava afastado das decisões da legenda e foi destituído do comando do diretório regional do Pará. As informações são do jornal O Globo.
Leia maisA decisão de desembarque do governo ocorreu pouco depois da veiculação de notícias que associaram o presidente nacional do partido, Antônio de Rueda, ao crime organizado de São Paulo. De acordo com reportagens publicadas pelo UOL e pelo ICL, aeronaves de Rueda teriam sido usadas pelo PCC. O partido vê influência do governo em vazamentos de operações da Polícia Federal (PF) que miram Rueda.
Aos veículos de imprensa, Rueda negou ser dono de aviões e repudiou “com veemência qualquer tentativa de vincular seu nome a pessoas investigadas ou envolvidas com a prática de algum ilícito”.
O desembarque do governo por parte dos partidos que integram a federação PP-União, contudo, já era esperado.
Sabino diz sair de cabeça erguida
Em reação à expulsão, Sabino afirmou, em uma live nas redes sociais, que sua permanência no Ministério do Turismo foi motivada por “responsabilidade administrativa” e pelo compromisso com projetos que considera essenciais para o país. O ministro citou indicadores de órgãos como Receita Federal, Polícia Federal, Fecomércio e entidades do setor de viagens, segundo os quais o turismo nacional teria registrado, nos últimos dois anos e meio, resultados superiores às melhores marcas históricas.
Ele também mencionou a proximidade da COP30, em Belém, como fator decisivo para não deixar o cargo. “Não poderia abandonar meu trabalho às vésperas da realização da COP30 nem interromper programas que estavam em execução”, disse
Sabino disse ainda que recebeu a ordem para deixar o cargo “em 24 horas”, mas que não concordou com a determinação. Ele afirmou sair do União Brasil “de cabeça erguida”, argumentando que não aceitou pressões internas da sigla. “Saio com a ficha limpa, sem nenhuma mácula. Trabalhei pelo Brasil, pela geração de emprego e pelo turismo. Não me curvei quando quiseram me obrigar a fazer algo com que eu não concordava”, afirmou.
O ministro reforçou que continuará atuando na pasta “servindo ao Brasil e ao Pará”, onde a COP30 exigirá, segundo ele, continuidade administrativa na preparação da infraestrutura e das equipes responsáveis pelo evento.
Leia menos
Por Mauro Ferreira Lima*
A guerra na Ucrânia caminha para um ponto de exaustão. Depois de quase três anos de conflito intenso, o país enfrenta desgaste humano, econômico e militar. A União Europeia, por sua vez, demonstra limites crescentes para manter o financiamento contínuo da resistência ucraniana — especialmente diante da retração do apoio norte-americano.
A Rússia também dá sinais de cansaço, embora em menor escala. Ainda que disponha de uma estrutura militar e econômica mais robusta, o impacto da guerra começa a ser percebido internamente. A inflação anual próxima de 8% pressiona o regime, enquanto ataques ucranianos a pontos estratégicos de logística energética vêm reduzindo receitas vitais de petróleo e gás. Tal quadro, pouco discutido pelo Kremlin, ameaça gradualmente a estabilidade política de Vladimir Putin.
Leia maisAs consequências desse impasse são complexas, mas não imprevisíveis. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump tenta se reposicionar como artífice de acordos de paz — embora seu discurso ainda seja visto com reservas. Pesquisas recentes apontam queda constante em sua aprovação, às vésperas das eleições legislativas de novembro. Caso sua base não consiga sustentar maioria no Congresso, Trump corre o risco de se tornar, como dizem os americanos, um lame duck — um governante enfraquecido politicamente.
Nesse cenário, ganha força a possibilidade de que Trump pressione por um acordo de cessar-fogo baseado em concessões territoriais da Ucrânia. Especula-se que ele defendaria a cessão de cerca de 20% do território hoje ocupado pela Rússia, em troca de medidas compensatórias:
• transferência de parte dos ativos russos congelados na União Europeia para a reconstrução ucraniana;
• admissão imediata da Ucrânia na OTAN;
• garantia de manutenção das forças armadas ucranianas com o tamanho e orçamento que Kiev considerar necessário.
Essa equação permitiria uma “saída honrosa” para Moscou — ao consolidar o controle das regiões ocupadas — e uma solução “menos pior” para Kiev, que ganharia proteção da OTAN e recursos para reconstrução.
Trata-se, contudo, de uma decisão politicamente duríssima para a Ucrânia. Ainda assim, diante da fadiga do conflito e da pressão internacional, não pode ser totalmente descartada. Uma alternativa seria submeter o acordo a um plebiscito nacional, buscando legitimidade democrática para uma escolha tão dramática.
Resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos. O conflito já revela sinais de saturação para ambos os protagonistas, enquanto cria tensões políticas palpáveis nos Estados Unidos. O futuro da guerra — e da segurança europeia — poderá depender da capacidade ou incapacidade de lideranças enfraquecidas em construir uma saída para um impasse que se prolonga perigosamente.
*Economista, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Leia menos
Do Metrópoles
O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu aprovar, nesta segunda-feira (8), o projeto de resolução que recomenda a revogação da prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União Brasil). A decisão foi tomada após votação aberta aos 70 parlamentares, atendendo ao rito constitucional para casos de prisão de deputados estaduais.
Segundo relatório da Polícia Federal, Bacellar é suspeito de vazar dados sobre a operação dos agentes contra o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias.
Leia maisCom o resultado do plenário, a Alerj referenda a posição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que havia aprovado o texto por 4 x 3, horas antes. Para derrubar a prisão, eram necessários pelo menos 36 votos — número alcançado no plenário.
A votação terminou com 42 votos favoráveis, 21 contrários, 2 abstenções, 3 ausências e 1 deputado licenciado.
O projeto agora será publicado no Diário Oficial e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela decisão final sobre a soltura. Bacellar foi preso na última semana por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Discussão
A sessão no plenário da Alerj foi interrompida por mais de 20 minutos devido a um bate-boca entre deputados. A tensão começou quando a deputada Dani Monteiro (PSol) iniciou seu discurso antes da abertura do painel de votação, afirmando que aquele era “um dia triste para o Parlamento”.
A fala gerou reação imediata de outros parlamentares, que alegaram existir um acordo prévio para que apenas três deputados de direita e três de esquerda tivessem direito a discursos de até 10 minutos antes da votação. O PSol acusou parlamentares da chamada “Tropa do Bacellar” de tentar cercear os discursos.
O deputado Rafael Picciani se absteve da votação, alegando conflito de interesse, já que o STF investiga a chamada Carta Picciani, relacionada à sua nomeação para a Secretaria de Esportes e Lazer do governo do estado, que possibilitou a assunção da cadeira de TH Joias na Alerj.
A prisão
Bacellar foi preso preventivamente na última semana pela Polícia Federal (PF), após decisão de Alexandre de Moraes.
Ele é suspeito de ter vazado informações sigilosas para beneficiar o ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, também preso recentemente.
Investigações da Justiça carioca apontam que TH colaborava com o crime organizado no Rio, facilitando a compra e a venda de drogas, além de fuzis e armas antidrones para criminosos do Complexo do Alemão.
Leia menos
A oposição de São José do Egito formalizou, no último domingo, apoio ao deputado federal Lucas Ramos (PSB), em um movimento que redesenha o cenário político local. A visita do parlamentar à cidade selou a aliança com um expressivo grupo de lideranças, entre elas o ex-prefeito Evandro Valadares, vereadores, ex-vereadores e outras figuras influentes da política municipal. A reunião consolidou um novo capítulo na articulação da frente oposicionista, que agora caminha ao lado de Lucas Ramos, fortalecendo sua base para futuras disputas eleitorais.
O apoio foi formalizado por um conjunto amplo de nomes, como os vereadores Alberico Tiago, Damião de Carminha e Fernanda Jucá; os ex-vereadores Antônio Andrade, Rogaciano, Roberto Sampaio, Henrique Marinho, Bal de Riacho do Meio, Tiinho, Júnior Tiago, Alberto Loló e David Teixeira; além das lideranças Paulo Jucá, Reginaldo Valadares, Paulo Ramalho, Biu da Granja, Evandro Bonfim, Naildo Barros, Elias Ramos, Carinhos Riacho do Meio, Zé Barros, Artur Bernades, Gilberto Rodrigues, Beto de Macilon, Arlindo da Macambira, Luciolo e Idalia de Curralinho.
O 3º Encontro dos Sambas de Coco de Arcoverde começa amanhã (9) e segue até próximo sábado (13), reunindo grupos tradicionais, pesquisadores, mestres e fazedores de cultura em diferentes sedes do coco na cidade. A programação inclui shows, rodas de conversa, exibição de filmes, desfile, ações formativas e atividades na feira livre.
Criado em 2022, o encontro se consolidou como um dos mais importantes eventos dedicados ao Samba de Coco de Arcoverde. Nas edições anteriores, foram homenageados nomes fundamentais da tradição, como Mestre Biu Neguinho, criador da batida do coco arcoverdense, e a Mestra Severina Lopes, matriarca do Samba de Coco Irmãs Lopes.
Leia maisEm 2024, os homenageados são Mestre Damião Calixto do Coco Raízes de Arcoverde e a Mestra Maria José da Silva do Samba de Coco Trupé de Arcoverde, cuja atuação contribui diretamente para a preservação, transmissão e continuidade da tradição do coco na cidade.
O evento é uma realização da Associação Cultural ComunicArte, em parceria com a Secretaria de Cultura de Arcoverde, Blog Falando Francamente e Amannda Lopes. A produção geral é de Amannda Oliveira. O encontro conta com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria de Turismo, Eventos e Esportes e o patrocínio da É Nóis Card, Seu João Eventos, Vereador Luciano Pacheco, Vereador João Marcos e Siqueirinha.
Confira a programação:
ABERTURA
Dia 09 de dezembro (Terça-Feira)
Centro de Gastronomia – CGA
19h- Abertura
19h30 – O Samba de Coco como patrimônio imaterial de Arcoverde.
Facilitadora: Amélia Campelo – Museu do Barro de Caruaru
20h15 – O Registro dos Cocos do Nordeste como Patrimônio do Brasil
Facilitadora: Nina Vincent Lannes – Antropóloga
Divisão Técnica do Iphan na Paraíba
21h – Pocket show do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.
Dia 10 de dezembro (Quarta-feira)
Sede do Coco Raízes de Arcoverde
19h15 – Banda de Pífanos Santa Luzia – Relembrando as Salas de Coco
19h45 – Um Olhar sobre a Trajetória do Mestre Damião Calixto – Do Samba ao Coco.
Mediação: Pecon Calixto e Kell Calixto
20h30 – Pocket Show do Coco Cachoeira da Onça com a participação dos Mestres Cicero Gomes, Assis Calixto e Damião Calixto.
21h 30– En`Cantos de Coco
Dia 11 de dezembro (Quinta-feira)
Sede do Coco Trupé de Arcoverde
19h15 – Dona Maria que tempero é esse? A história da mestra dos figurinos que criou a tradição do xerém com galinha nas sambadas.
Mediação: Márcia Moura
20h30 – Pocket show com o Coco Fulô de Barro
21h15- Pocket show do Coco Trupé de Arcoverde
22h – Encerramento
Dia 12 de dezembro – Sexta-feira
15h -Café com Coco celebra Damião Calixto e Maria José da Silva
Local: Casa Maria da Assunção
Facilitadora: Cinthya Barboza
19h30 – Cineclube ComunicArte
Local: Sede do Coco Fulô de Barro
Mediação: Amannda Oliveira e Pedro Brandão
Exibição do Filme: ô Celina Ô Celina – Biu Neguinho
Produção: Jadson Andrade
Exibição do filme A Caravana não Morreu
Produção: Day Calixto
Exibição do Filme: Sustenta a Pisada
Produção: Valete Gomes
20h30 – Encerramento com a participação dos grupos Quebra Coco Aliança, Manacá e D`Malandro.
Dia 13 de dezembro – Sábado
09h- Tem Coco na Feira – Projeto Café em Cena
Pocket show dos Sambas de Coco Pisada Segura e Coco Irmãs Lopes.
Participações do Mestre Damião Calixto, Mestre Assis Calixto, Mestra Maria José da Silva, Mestre Marcelo Cavalcanti, Mestre Cicero Gomes
Leia menos
Por Betânia Santana – do Blog da Folha
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (PSDB), deputado Álvaro Porto (PSDB), aposta que até março do próximo ano prefeitos insatisfeitos com a gestão do Executivo estadual vão declarar apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), potencial candidato ao Palácio do Campo das Princesas em 2026.
A análise do presidente da Alepe se baseia no anúncio, feito ontem (7), do prefeito de Cupira, no Agreste do estado, Eduardo Lira. Antes integrando a base da governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito assegurou apoio à possível candidatura de João Campos no próximo ano.
Leia maisO gestor também deixou o União Brasil para passar a compor os quadros do PSDB, que no estado é comandado por Álvaro Porto. “O PSDB já está fortalecido e a gente vai buscando novos nomes. Eduardo Lira foi um dos que já estão aderindo à candidatura de João Campos. Daqui para o mês de março você vai ver a bandada que vai vir lá para cá”, aposta o presidente.
Desculpas
Por onde tem andado, Álvaro Porto tem pedido desculpas ao povo de Pernambuco. Em 2022, ele foi um dos primeiros a defender o nome da então candidata Raquel Lyra ao governo de Pernambuco. Hoje a relação entre os dois é apenas institucional.
“Tenho que justificar ao povo de Pernambuco por não estar mais acompanhando a governadora. Não fui eu que me afastei. Ela que se afastou — não só de mim, mas de todo o grupo que a apoiou desde o começo. Ela se afastou dos pernambucanos. Venho pedindo desculpa aos pernambucanos por ter cometido esse erro”, explicou o presidente da Alepe.
Segundo Álvaro Porto, algumas pessoas o alertaram, mas ele preferiu apostar. “Na política há dessas coisas, a gente erra. Mas não é obrigado a permanecer no erro. Por isso hoje eu estou acompanhando o João Campos e tenho certeza de que vai ser o futuro governador de Pernambuco”, sustentou o deputado.
A entrevista foi concedida à imprensa durante confraternização promovida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Francismar Pontes (PSB).
Leia menos
Por Juliano Muta e Maysa Sena – do Blog da Folha
Presente na missa das 6h, no Santuário do Morro da Conceição, a governadora Raquel Lyra (PSD) comentou sobre a reconstrução do templo. “Ano passado, infelizmente, houve aquela tragédia. Desde o primeiro momento a gente esteve aqui presente através de todos os órgãos de nosso estado e nos comprometendo a restaurar a ferida que ficou aqui, no coração do Recife, no Morro da Conceição”, comentou.
“Nosso compromisso era, primeiro, permitir que o ano passado, toda a celebração pudesse ser feita. Fizemos uma força tarefa e isso aconteceu. Mas é muito melhor a gente vir neste ano, ver que está tudo aqui como deveria ser, garantir a segurança das pessoas, permitir que todos rezem por aqueles que se foram naquela tragédia”, lembrou Raquel.
Leia maisEm um primeiro momento, as celebrações religiosas foram deslocadas para uma estrutura provisória montada pela Prefeitura do Recife. Depois, o templo religioso foi totalmente reconstruído com aporte de recursos do governo do estado, da Prefeitura do Recife e ajuda da própria comunidade. Esta é a primeira edição da celebração religiosa após a reconstrução e restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
“A fé e a religiosidade do nosso povo que nos mantém firme, chegando em todos os desafios que a gente tem. É muito bom pra mim agradecer muito a confiança do povo, porque como governadora de Pernambuco, a gente pode mobilizar esforços pra que esse santuário tivesse assim”, comemorou a governadora, destacando, ainda, a maior presença da segurança pública no evento.
“Para o final do ano, [quero] desejar a todos aqueles que vieram até aqui e aqueles que ainda não puderam chegar, um Natal maravilhoso, um Ano Novo de muita paz, muita luz, trabalho e saúde para a sociedade.”, disse. “Eu sou devota de Nossa Senhora, venho sempre agradecer tudo aquilo que a gente conseguiu passar ao longo da nossa caminhada durante esse ano”, finalizou.
Leia menos
O diretório do PP (Progressistas) no Paraná decidiu nesta segunda-feira (8) que não irá homologar a candidatura do senador Sergio Moro (União Brasil) para o governo estadual em 2026.
A deliberação foi unânime e o presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que não irá interferir. A posição no Paraná gera um impasse com o partido de Moro, o União Brasil. No plano nacional, PP e União Brasil já foram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedir a aprovação de uma federação, a União Progressista. As informações são da Folha de S.Paulo.
Leia mais“Havia uma expectativa que pudéssemos nos entender com o União Brasil aqui no Paraná, mas isso não ocorreu ao longo destes sete meses, desde que a federação foi anunciada. Ele [Moro] teve oportunidade de conversar com todos e não conseguiu adesão aqui nas fileiras do Progressistas. É o resultado de meses de diálogo. Mas infelizmente o diálogo não prosperou”, disse o deputado federal Ricardo Barros (PP) em entrevista.
No Paraná, o PP integra a base de apoio ao governador Ratinho Junior, do PSD, que deve lançar um nome próprio para o governo estadual no ano que vem.
“Para encaminhar o registro de chapa, é preciso a assinatura do presidente Ciro Nogueira e do presidente Antonio Rueda, e, no momento, a nossa federação não tem consenso para registrar uma chapa majoritária”, disse Barros.
Para a disputa na proporcional, o PP paranaense quer ao menos reeleger a atual bancada, formada por 5 deputados federais e 7 deputados estaduais.
O deputado ainda sugeriu que Moro deve procurar outra legenda, caso mantenha os planos de candidatura ao Palácio Iguaçu. “Eu penso que o senador Sergio Moro será candidato de qualquer forma. Ele está no meio do mandato como senador. Vai concorrer de qualquer maneira e vai procurar um partido que lhe garanta a legenda. Aqui na federação, ele não terá condição de registrar sua candidatura por conta da decisão do diretório estadual do Paraná, que será apoiada pelo senador Ciro, como ele afirmou”, continuou Barros.
Questionado se a decisão do Paraná traz risco à federação, Ciro Nogueira afirmou que “espero que não”. “Minha relação com o presidente Rueda é a melhor possível. É uma situação que vamos ter que enfrentar com muito diálogo. Colocando os interesses nacionais acima de qualquer coisa”, disse ele.
Ele repetiu que vai respeitar a decisão local do partido. “Senador Moro é um grande nome, está liderando as pesquisas, mas jamais ficarei contra a decisão do diretório do Paraná”, disse Nogueira. “Eu costumo dizer que o Ricardo comanda o partido comigo a nível nacional, imagina no Paraná”, continuou ele.
Leia menos
Por Juliano Muta e Anthony Santana – do Blog da Folha
O prefeito João Campos (PSB), durante a cerimônia militar promovida no Salão de Honra do Forte Guararapes, no Comando Militar do Nordeste, confirmou à reportagem da Folha de Pernambuco que participará da procissão com a imagem da Nossa Senhora Imaculada Conceição, que sairá da Prefeitura do Recife em direção ao Morro da Conceição.
O cortejo, que deverá reunir cerca de 300 mil fiéis, segundo expectativa da organização, começou a concentração por volta das 15h e sairá em caminhada em torno da imagem às 17h30 desta segunda-feira (8), feriado na Capital.
Entrega de medalha
Em cerimônia promovida no Salão de Honra do Forte Guararapes, o prefeito do Recife entregou ao General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta honraria concedida pelo Município do Recife, em reconhecimento à atuação estratégica do Comando Militar do Nordeste (CMNE) em projetos de cooperação e apoio à sociedade recifense.
A Escola Estadual Henriqueta de Oliveira, em Santo Aleixo, Jaboatão, passará por obras de melhoria em sua estrutura física após solicitação do deputado estadual Nino de Enoque (PL) à Secretaria Estadual de Educação. Na manhã de hoje, o parlamentar acompanhou a visita técnica de representantes da pasta à unidade de ensino, etapa que inicia o processo de avaliação para execução das intervenções. As ações previstas incluem reforma da quadra esportiva e dos banheiros, pintura das instalações e construção do muro. Segundo Nino de Enoque, o pedido atende a uma demanda apresentada pelo gestor da escola, reforçando o compromisso do mandato com a escuta e a atuação direta nas necessidades das comunidades.
O deputado destacou relatos de agradecimento de estudantes como motivação para seguir trabalhando por Pernambuco e fortalecer a educação no estado. Na ocasião, fez questão de agradecer à governadora Raquel Lyra (PSD) pelo empenho na área e ao secretário de Educação, Gilson Monteiro, pela atenção e agilidade no atendimento ao pleito. “Com a união de forças, podemos fazer a diferença sempre”, completou Nino de Enoque.
