Justiça investiga prefeito de Serrita por abuso de poder político e econômico

Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi protocolada contra o prefeito de Serrita e candidato à reeleição, Aleudo Benedito. A ação trata de uma investigação por abuso de poder político, econômico e de autoridade, tais como um decreto instituindo ponto facultativo “no dia de vento do prefeito”, que teria como objetivo utilizar os servidores públicos em horário de expediente para realização de campanha político-partidária.

Segundo a ação, o prefeito vem  fazendo a utilização de veículos oficiais municipais como ambulância, moto e ônibus para fins político-partidários. Além do uso de servidores públicos para a publicidade e serviço no comitê de campanha.

Veja outras postagens

Na agenda super corrida que tive ao longo desta semana acabei não escrevendo sobre o Rancho da Panela, a mais nova opção hoteleira de Paudalho, na Mata Norte, que inseriu a charmosa e histórica cidade na rota do turismo rural e do agronegócio em Pernambuco.

Trata-se de um conjunto sofisticado de seis chalés paradisíacos, em atividade há pouco mais de um ano, às margens de um lindo lago, que forma a represa da barragem do Orá. O Rancho do Panela é um verdadeiro paraíso, com muitas vantagens: localização privilegiada, a apenas 59 km do Recife, acesso fácil e rápido, serviço de primeiro mundo, do café da manhã aos passeios, tem conforto, tranquilidade, um lugar perfeito para relaxar e descansar.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Em cerimônia marcada pela presença de moradores, turistas e autoridades, o prefeito de Taquaratinga do Norte, Gena Lins, ao lado do vice-prefeito Paulo de Necão, inaugurou ontem (5) o novo pórtico da Praça Antônio Pereira, que passa a integrar os cartões-postais da cidade e simboliza sua identidade cultural. A programação cultural contou com grandes apresentações da Banda Musical Dom Luiz de Britto, do violinista Filipe Lima e da Orquestra Nostalgia.

A entrega do equipamento coincidiu com a abertura oficial do Natal Serrano 2025, que traz o tema “Esperança que nos une, renovação que nos transforma”. O acendimento das luzes natalinas transformou o centro em um grande cenário temático, celebrado com contagem regressiva e espetáculo de fogos. Em discurso, o prefeito Gena Lins ressaltou o trabalho coletivo: “Sonho que se sonha junto vira realidade quando há coragem, trabalho e gente que cuida de gente”.

A solenidade reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o senador Fernando Dueire (MDB) e o secretário executivo de Educação de Pernambuco, Natanael Silva, além de vereadores e secretários locais. A programação completa está disponível no instagram @natalserranooficial.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) participou, nesta semana, de um reencontro com cerca de 50 veteranos do 23º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, na cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú. Ele serviu à corporação por 27 anos e mantém forte ligação com os colegas de farda.

O encontro acontece há cinco anos, reunindo antigos policiais para confraternizar e relembrar histórias da carreira. “A carreira dentro da Polícia Militar trouxe muitas boas histórias e grandes amigos. Eu prezo por isso”, destacou Feitosa.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O prefeito de Pedra, Júnior Vaz (PV), e a população do município comemoraram uma importante vitória na Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos da Resolução 497/2025 do TRE-PE, que previa a extinção da 58ª Zona Eleitoral de Pedra e seu remanejamento para Arcoverde, garantindo a manutenção do cartório. A decisão foi fruto da atuação conjunta da OAB Pernambuco e da OAB Arcoverde.

Em entrevista recente ao blog, ainda antes da decisão do TSE, o prefeito manifestou preocupação com a extinção do cartório. “A gente foi pego de surpresa pelo TRE-PE que tá extinguindo o cartório de Pedra para criar esse cartório em outra cidade. E nós estamos aqui totalmente contra essa medida arbitrária, sem consultar ninguém, sem pesquisar. Estamos procurando todos os meios, a imprensa, para que possamos reverter essa decisão.”

Júnior Vaz também destacou os impactos da medida sobre a população. “O fórum tá com mais de 200 pessoas para serem atendidas todos os dias, com medo do cartório sair daqui. Isso está causando um acúmulo muito grande de pessoas e deixando o cartório superlotado.” Sobre a interlocução com o TSE, ele contou: “Estive com o ministro Floriano (Azevedo), que nos recebeu muito bem. Ficou de estudar o caso. Nós mostramos que Pedra tem condições de continuar com o cartório eleitoral, e isso faz com que a medida que ele possa tomar seja favorável à nossa cidade.”

A OAB-PE, junto à OAB Arcoverde, seguirá acompanhando o caso até a análise final no TSE, reafirmando seu compromisso com a população e a manutenção da cidadania no interior de Pernambuco. O blog, que desde novembro defende a reabertura do fórum eleitoral de Pedra, foi citado pelo prefeito como parceiro na mobilização em prol do cartório.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Leonardo Sakamoto
Do UOL

Jair Bolsonaro promoveu uma angina coletiva entre Faria Lima, centrão e analistas que torcem para a direita não-bolsonarista em 2026 ao apontar seu primogênito, Flávio, como o seu nome para enfrentar Lula. Dessa forma, mantém as rédeas da direita, reduz as pretensões políticas de Michelle e aumenta a fatura para garantir o seu apoio a qualquer outro nome em 2026.

Neste momento, a principal cobrança é pela aprovação de um projeto amplo de anistia no Congresso Nacional que o tire da carceragem da PF no Distrito Federal onde ele cumpre pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada. Flávio é, portanto, o “bode que pode sair da sala”.

Palmares - Natal Encantado 2025

Nome do ex-presidente Jair Bolsonaro para ser candidato a presidente em 2026, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) conseguiu se livrar de uma acusação de desvios de dinheiro em seu gabinete graças a decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Flávio foi acusado de “rachadinha” em 2020. A denúncia do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) o apontava como líder de uma organização criminosa que recolhia parte do salário de ex-funcionários públicos empregados em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio, onde foi deputado estadual de 2003 a 2019. A denúncia acusava Flávio de organização criminosa, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e peculato (desvio de dinheiro público). As informações são do portal UOL.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Betânia Santana – do Blog da Folha

Religião e política se misturam no caminho até o Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, desde o início da festa em homenagem à santa, no fim de novembro. Nas ladeiras, casas e pontos comerciais, a devoção à padroeira afetiva da cidade se junta às centenas de faixas e banners com nomes e fotos de pré-candidatos, ainda mais frequentes em ano pré-eleitoral. A festa ganha força no fim de semana, tendo seu ápice na próxima segunda-feira, feriado na capital.

Cientista político e titular da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara, o professor Manoel Moraes avalia que muitos políticos se aproveitam de uma das festas mais populares do estado para ampliar a base eleitoral. “É muito comum, não só no Brasil, mas no mundo, que se tente utilizar de mecanismos para ampliar a base eleitoral mais dispersa”, observa.

O município de Jupi recebeu, neste sábado (6), a visita do deputado federal Felipe Carreras, que esteve na cidade ao lado da prefeita Rivanda Freire e dos vereadores Joselma de Natanael, Nal de Roque, Paulo César, Professora Vanderleia, Ricardo, Antonio da Colônia, Antonio de Santa Rita, Adriano Nego da Colônia, Dielson e Fábio da Raposa, além de colaboradores da prefeitura, lideranças da zona urbana e da área rural e familiares. O vice-prefeito Lêdson Liberato, que integra o grupo político, não pôde estar presente por cumprir agenda externa.

Durante a visita, o deputado anunciou a destinação de mais R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a saúde do município, reforçando o compromisso com o fortalecimento da rede pública de atendimento. Com esse novo aporte, o montante de recursos destinados por Felipe Carreras a Jupi ultrapassa R$ 24 milhões, contemplando áreas estratégicas como saúde, pavimentação, infraestrutura, educação e outras.

Do jornal O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa à presidência da República caso o 2º turno fosse hoje, mostra pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6). O petista aparece com 51% das intenções de voto, contra 36% do filho do ex-presidente.

O instituto ouviu 2.002 eleitores entre terça-feira (2) e quinta-feira (4), ou seja, antes de Flávio anunciar sua pré-candidatura com o aval de Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa foi realizada em 113 municípios, com maiores de 16 anos, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Por Orlando Tolentino*

Nos primeiros dias depois da pandemia, quando o ar ainda cheirava a álcool em gel e liberdade recém-descoberta, os amigos do Professor Doutor Luiz Antonio Costa de Santana resolveram levá-lo ao haras de Venâncio. E aqui convém abrir um parêntese: estamos falando de Luiz Antonio, o homem de currículo bíblico, duas vezes doutor, superdotado reconhecido, QI 167, capaz de citar Kant antes do café da manhã e de redigir pareceres que fariam ministros ajoelharem-se em contemplação, um monumento acadêmico, uma soma ambulante de títulos.

Pois foi exatamente esse farol da inteligência brasileira que aceitaram arrastar para um haras em plena tarde de sexta-feira, sob o pretexto nobre, claro, de ajudá-lo na pesquisa sobre vaquejada para seu segundo doutorado.

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizará, na próxima terça-feira (9), a solenidade de transmissão do cargo de Comandante Militar do Nordeste, ato de elevada relevância para o Exército Brasileiro e para o Nordeste. A cerimônia será presidida pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e pelo comandante do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, reunindo autoridades civis e militares, familiares e convidados. O evento será no Quartel-General do CMNE, no bairro do Curado, e começa a partir das 18h15.

Na ocasião, o general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro transmitirá o cargo de Comandante Militar do Nordeste ao general de Exército Francisco Carlos Machado Silva, em um gesto que simboliza a continuidade da missão, da liderança e da responsabilidade institucional assumidas pelo Exército na defesa da Pátria e no fortalecimento das ações estratégicas na região.

A programação terá início às 18h15, com a inauguração do retrato do comandante substituído na galeria de antigos comandantes do CMNE, homenagem que eterniza sua passagem pelo Comando Militar de Área e reconhece sua dedicação, profissionalismo e firmeza de comando. Em seguida, às 19h, será realizada a solenidade militar, marcada pelas honras e tradições que caracterizam os atos de passagem de comando no Exército Brasileiro.

A Prefeitura de Casinhas alcançou um marco importante na gestão pública ao ser certificada com o Selo Ouro de Transparência Pública 2025, conquistando 91,18% de conformidade na avaliação realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). A certificação integra o Programa Nacional de Transparência Pública, que monitora e avalia o nível de acesso às informações oferecido pelos órgãos públicos em todo o país.

O resultado posiciona Casinhas entre os municípios que mantêm alto padrão de transparência, reforçando o compromisso da atual administração com a modernização dos sistemas, a organização dos dados e a oferta de informações claras, acessíveis e atualizadas para a população. Em publicação nas redes sociais, a prefeita Juliana de Chaparral (UB) celebrou a conquista. “Alcançamos mais um marco na nossa missão de tornar a gestão pública mais transparente e acessível a todos. A certificação reconhece o compromisso do município com a divulgação clara e atualizada das informações oficiais, garantindo ao cidadão acesso facilitado a dados sobre despesas, receitas, licitações, contratos, programas e ações da administração”, escreveu.