O blog consultou, há pouco, advogados e especialistas em direito eleitoral. Eles confirmaram que o primeiro suplente do PSB, Davi Muniz, não poderá assumir a vaga aberta pela morte de José Patriota. Para tomar posse, Muniz precisaria comprovar uma filiação ativa ao PSB, o que não é mais possível, já que ele trocou de partido e atualmente está filiado ao PSD.
Com essa impossibilidade, o mandato parlamentar será ocupado por Júnior Matuto, candidato a prefeito de Paulista. Se eleito, abrirá espaço para o segundo suplente, Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB).
O Sextou de amanhã, programa musical que ancoro as sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente, vai trazer o brega pernambucano e o forró das antigas com a participação de Dany Myler. A cantora que foi eternizada na Banda Lolyta, com o sucesso ‘Thynara’, vai falar sobre a sua carreira, novos projetos e canções eternizadas na sua voz.
Conhecida como ‘o furacão do brega’, Dany Myler iniciou sua carreira aos 14 anos, na Banda Lolyta. Mais tarde, fez parte da Cavaleiros do Forró e de projetos avulsos a sua carreira solo, como ‘As amigas do Brega’ e o ‘Rolê das Poderosas’. Sempre engajada com a política, recentemente Dany fez parte do grupo de artistas que recepcionou o presidente Lula (PT) no Recife.
O Sextou vai ao ar logo mais, 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
A Justiça de Pernambuco declarou ilegal a reunião conjunta da Comissão Executiva e da Bancada Legislativa do PSDB, realizada na última segunda-feira. A decisão atende a pedido da deputada estadual Débora Almeida (PSDB), que questionou a legitimidade do encontro.
Com a decisão, fica comprovada a ilegalidade da instalação da CPI onde o deputado Diego Moraes não teve sua entrada no PSDB oficializada, a liderança do partido não poderia ser alterada e nem a retirada da legenda da base do governo de Pernambuco.
O juiz Fernando Jorge Ribeiro Raposo, da 16ª Vara Cível – Seção B, entendeu que a reunião descumpriu regras do Estatuto Nacional do PSDB, entre elas o prazo mínimo de 25 dias para convocação. Outro ponto considerado irregular foi a inclusão do voto do deputado Diogo Moraes, recém-filiado ao partido (há menos de quatro dias) e ausente do encontro.
Segundo a decisão, “todos os termos deliberados na Ata da Reunião […] estão maculados por vício formal e material, que impedem a produção de quaisquer efeitos”. O magistrado também destacou que a escolha do líder da bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) não cabe a órgão partidário, mas sim ao próprio Parlamento.
Voltar à minha terra natal, Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, para uma noite extremamente concorrida de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, pela editora Eu Escrevo, ontem, com o Cine São José lotado, foi muito gratificante. Uma emoção inesquecível, vivida ao lado da minha Nayla, irmãos, parentes e amigos de infância.
Mais emocionante ainda foi o reencontro com minha professora Socorro Dias, brilhante e irretocável em Português, que acompanhou atentamente a minha palestra, vestida com uma blusa branca, na primeira fileira da plateia lotada, ao lado de alunos da Faculdade de Afogados da Ingazeira, que agora dirige com muita competência.
Os pupilos de minha professora Socorro Dias saíram tão felizes com minha palestra no cinema que, em fotos, exibiram o livro tendo como cenário o histórico Cine São José, como nesta foto acima. Foi neste ambiente da sétima arte que assisti, garoto, os clássicos filmes de faroeste, o ‘Gordo e o Magro’, e o inesquecível ‘Teixeirinha’, com o drama da perda da mãe incendiada.
Emocionante também foi a homenagem que recebi do Rotary pelo empenho na liberação, em Brasília, do selo dos Correios comemorativo ao centenário de Dom Francisco Mesquita, o mais longevo bispo da Diocese do Pajeú, que morreu em 2006, deixando como maior legado a defesa dos pobres, humildes e humilhados sertanejos.
Emocionante ainda foi ouvir o sax do meu amigo Chagas, um dos maiores talentos da música pernambucana, um artista completo, múltiplo, que toca vários instrumentos. Fez duo com o flautista Edinho, filho do violinista clássico Edierck, contemporâneo meu em Afogados da Ingazeira.
Por fim, emocionante o discurso do prefeito Sandrinho Palmeira, poeta e escritor, devorador contumaz de livros, intelectual refinado. Sandrinho deu todo apoio ao evento, que quase lota o cinema, com 240 poltronas. Hoje, em São José do Egito, reino encantado da poesia, lançarei ‘Os Leões do Norte’ no auditório da Faculdade do Vale do Pajeú a partir das 19 horas.
O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, esteve em Brasília, nesta semana, acompanhado do deputado federal Felipe Carreras e do ex-deputado federal e ex-prefeito José Augusto Maia. Juntos, cumpriram uma série de reuniões em ministérios e órgãos federais com o objetivo de ampliar os investimentos destinados ao município e acelerar projetos estratégicos para diferentes áreas.
No Ministério da Saúde, foram recebidos pelo ministro Alexandre Padilha para tratar de ações em andamento na cidade e de novos projetos voltados à ampliação da rede pública de atendimento. No Ministério do Turismo, a reunião com o ministro Celso Sabino teve como pauta iniciativas que valorizem o potencial turístico e cultural de Santa Cruz e novos recursos para fortalecer o setor no município.
A agenda também incluiu um encontro com diretores e gerentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), onde foi apresentado um projeto inovador de reciclagem, iniciativas de sustentabilidade e possibilidades de geração de empregos para a cidade. Além de avaliar os avanços já conquistados, o prefeito e o deputado discutiram ações que estão por vir em Santa Cruz do Capibaribe, como a instalação do novo campus do IFPE, a construção do pórtico na entrada da cidade e a implementação do Projeto de Parque Urbano Ambiental e de Lazer no entorno do Açude da Manhosa.
Após a primeira sessão extraordinária da CPI da Publicidade, marcada para amanhã, os parlamentares devem começar a convocação das testemunhas e investigados pela Comissão. O primeiro nome a ser convocado, provavelmente, será o do jornalista Manoel Medeiros Neto, secretário-executivo de Informações Estratégicas do governo Raquel Lyra (PSD). Manoel é acusado de ser um dos responsáveis pelo gabinete do ódio do Governo do Estado.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu, na última quarta-feira, o prefeito de Goiana, Marcílio Régio, e representantes do Grupo Sada, transportadora vinculada à Stellantis, para debater o projeto de construção de um aeroporto em Goiana.
O encontro, que marca mais um passo significativo para o avanço da construção do terminal aeroportuário no município, ocorreu no Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília. Também participaram do encontro o prefeito de Itambé, Armando Pimentel; e os deputados Sileno Guedes e Júnior Uchoa.
A iniciativa integra o plano do Governo Federal junto a iniciativa privada de fortalecimento da infraestrutura logística do município, com o objetivo de melhorar a conectividade, atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o turismo de negócios.
Após encontro com o Marcílio e os executivos da Sada, Costa Filho ressaltou o papel estratégico de Goiana no cenário econômico pernambucano, especialmente em função do Polo Automotivo que movimenta a região. O ministro destacou que a criação de um aeroporto, em conjunto com outras obras, é fundamental para aumentar a competitividade local e gerar desenvolvimento sustentado:
“Goiana tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico de Pernambuco e melhorar a infraestrutura logística – com a criação de um aeroporto – é fundamental para dar mais competitividade à região e atrair novos investimentos, gerando emprego e renda”, ressaltou o ministro de Lula.
A noite de autógrafos do meu livro ‘Os Leões do Norte’, hoje, às 19 horas, em São José do Egito, foi transferida do plenário da Câmara de Vereadores para o auditório da Faculdade Vale do Pajeú, a pedido do meu amigo Cleonildo Lopes da Silva, o Painha, diretor-presidente da instituição.
Ele recebeu a sugestão de diversas turmas da FVP, interessadas em participar do evento. A Faculdade Vale do Pajeú oferece diversos cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, incluindo Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia e Odontologia.
Também Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Medicina Veterinária. “Faço questão de promover este evento em nosso auditório por se tratar de uma obra que resgata o legado de 22 governadores de Pernambuco”, disse Painha.
“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
O jornalista afogadense Magno Martins lançou, na noite desta quarta-feira (20), o seu novo livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo, no Cine São José, em Afogados da Ingazeira. O evento contou com o apoio do prefeito Sandrinho Palmeira (PSB). O lançamento foi bastante prestigiado, vereadores, secretários municipais, professores, universitários, estudantes e a população afogadense marcaram presença.
Hoje, Magno fará o lançamento do livro em São José do Egito, no auditório da Faculdade Vale do Pajeú, com apoio do diretor-presidente da instituição, Cleonildo Lopes da Silva, o Painha. Além do incentivo do prefeito Fredson Brito (Republicanos) e do presidente da Câmara dos Vereadores, Romero Dantas (PSB). Na sexta-feira, em Triunfo, na Biblioteca Municipal, ao lado do prefeito Luciano Bonfim (PSD).
Com uma carreira marcada por várias publicações e uma profunda compreensão da história política de Pernambuco, Magno se destacou na noite de autógrafos, que contou com a presença de diversas autoridades. O livro apresenta minibiografias de 22 governadores de Pernambuco, abrangendo desde Barbosa Lima Sobrinho até Paulo Câmara.
Aos que perderam o lançamento de ‘Os Leões do Norte’, ontem, em Afogados da Ingazeira, minha terra natal: o livro está à venda na Gráfica Zap, de Dário Martins, meu sobrinho. Fica na praça Padre Carlos Cottart, no centro.
A pesquisa Quaest, divulgada hoje, mostra que a rejeição ao presidente Lula (PT) caiu de 57%, em maio deste ano, para 51% em agosto. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), saiu de 33% e chegou a 39% de rejeição.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve oscilação de dois pontos para cima, saiu de 55% e passou a ser o nome com maior índice de rejeição entre os principais pré-candidatos, com 57%.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto – antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e do seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ao todo, foram ouvidas 12.150 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O vice-presidente da Alepe, deputado Rodrigo Farias (PSB), classificou, ontem, como um ato de covardia a postura do auxiliar da governadora Raquel Lyra, Manoel Medeiros, de desferir um ataque público contra a deputada Dani Portela.
“Nem é preciso desenhar para saber a verdade: a deputada é responsável por abrir uma CPI para investigar um contrato bilionário com indícios de direcionamento, junto com o pedido para apurar a existência de um suposto gabinete do ódio. Cinco dias depois de aberta a comissão, o assessor especial de Raquel decide lançar uma denúncia contra a parlamentar”, mencionou.
Farias disse que a denúncia, além de conter informações falsas e caluniosas, foi misteriosamente espalhada por plataformas digitais para a imprensa e até para outros deputados. “Por que querer constranger quem quer investigar? Por que tanto medo em ver os fatos da CPI do Bilhão serem apurados? Práticas assim só mostram quem, de fato, prefere se utilizar de práticas antigas, como dossiês e notícias falsas. Essa fábrica de ataques, potencializada por uma milícia digital, precisa ser investigada a fundo”, disse.
De acordo com o deputado, situações assim só reforçam a importância da fiscalização proposta pela CPI. “Até mesmo os deputados da base aliada da governadora se manifestaram contra a violência praticada pelo auxiliar direto de Raquel Lyra. Será que ele agiu por iniciativa própria? Por que querer compartilhar dossiês e notícias falsas contra a requerente de uma CPI que investiga o primo da governadora? O que pode ocorrer se este mesmo tipo de expediente e suposto abuso de poder chegar às forças policiais do estado? Não podemos permitir que o medo contra qualquer investigação se transforme em instrumento de coação”, apontou.
O deputado Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, jamais faria, da tribuna da Casa, a denúncia que abalou o mundo político de Pernambuco se não detivesse provas da existência do chamado Gabinete do Ódio no governo de Raquel Lyra. Não bastasse a relevância do cargo, o deputado é muito experiente no exercício de seus mandatos parlamentares e, portanto, não correria o risco de ser desmoralizado pelos fatos.
O fato é inédito na história política do nosso Estado. O povo pernambucano já conviveu com acusações de maior ou menor gravidade no decorrer de campanhas eleitorais, quando a guerra pelo voto arquiva valores morais e éticos e leva candidatos à vala comum da baixaria. O tiroteio quase nunca prova nada e, quando passa a eleição, ninguém fala mais no assunto.
A situação agora é muito diferente de uma campanha eleitoral. A denúncia de Porto surge no contexto de uma CPI que, nas palavras do deputado Waldemar Borges (PMDB), está começando por onde poderia terminar. As informações e acusações contra Manoel Pires Medeiros Neto, secretário executivo de Informações Estratégicas do Governo de Pernambuco, são gravíssimas.
Manoel, o homem bomba, chegou ao cargo pelas mãos da vice-governadora Priscila Krause, mas já mostrou serviço faz tempo. É figurinha carimbada nas sombras do poder. Não por acaso, passou da área de Comunicação, que quase sempre exige exposição pública, para a de Informações Estratégicas que, ao contrário, tem como mandamento número 1 a discrição. Pelo que apurou a Superintendência de Inteligência Legislativa da Assembleia, o homem bomba desprezou o mandamento e cumpriu tarefa no Gabinete do Ódio em uma lan house. Que vexame, Manoel!
O discurso do deputado Álvaro Porto revela que o país de Raquel não é feito apenas da fantasia da propaganda, que ela quer manter empurrando goela abaixo dos pernambucanos um contrato de publicidade no valor de R$ 1,2 bilhão. O país de Raquel também promove o ódio contra quem pensa diferente dela.
Se tiver compostura, o homem bomba pede exoneração do cargo de secretário executivo até o fim das investigações da CPI e de outras instâncias do poder público. Se ele não fizer isso, a governadora tem obrigação de exonerá-lo. O orçamento de Manoel Medeiros não vai sofrer nenhum abalo com a perda do cargo porque, como informou o presidente da Assembleia, ele tem duas boquinhas: uma no conselho da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco) e outra no conselho da Adepe (Agência de Desenvolvimento de Pernambuco). Ele já disse que não se intimidará. Traduzindo: não vai pedir exoneração.
Pernambuco exige resposta rápida e cirúrgica. O que vai fazer a governadora? Valores morais e éticos da administração pública fazem parte do país de Raquel? Pelo que assegura Álvaro Porto, não.