João Pessoa: Cícero lidera com 33,3%; Ruy, Nilvan e Luciano têm empate técnico

Portal MaisPB

Pesquisa estimulada do Instituto Opinião, contratada pela Rede Mais, mostra que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), lidera com 33,3% as intenções de voto. Na sequência, o deputado federal Ruy Carneiro (Pode) tem 14,5%, o radialista Nilvan Ferreira (PL) aparece com 13,6% e o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) soma 12,3%. Os três estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados foram divulgados na noite desta sexta-feira (29) no Programa de Rádio “Hora H”, na Rádio POP FM 89,3 e pelo Portal MaisPB.

O médico Marcelo Queiroga (PL) aparece na última colocação, com 3,1% da preferência do eleitorado da capital paraibana. Brancos, nulos e nenhum somam 11,9%, enquanto indecisos ou não sabem são 11,3% dos entrevistados.

Veja outras postagens

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou que deixará o comando da pasta para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A candidatura será pelo PT do Rio de Janeiro e tem o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Estou certa. Vou alinhar os detalhes com o presidente Lula para definir os próximos passos”, afirmou. As informações são da CNN.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou, há pouco, sua presença no meu podcast Direto de Brasília, em parceira com a Folha de Pernambuco, da próxima terça-feira. Em entrevista ao podcast desta semana, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, lançou Leite como candidato à Presidência da República, alternativa ao fim da polarização entre Lula e a direita bolsonarista.

Na pauta, as eleições presidenciais, os escândalos do INSS e Banco Master, a prisão de Bolsonaro e o anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ainda a gestão de Leite no Rio do Sul, sua saída do PSDB e a sucessão gaúcha num cenário no qual ele venha a disputar o Senado e não o Palácio do Planalto.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL) divulgou nota pública manifestando preocupação com a possibilidade de nulidade de prisões e inquéritos de homicídios no estado, em razão do descumprimento da legislação sobre a cadeia de custódia e do transporte irregular de corpos de vítimas fatais, especialmente no interior.

Confira a nota na íntegra:

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), iniciou 2026 anunciando novos investimentos nas áreas de saúde e segurança pública do município. Os recursos são fruto de articulação com o deputado estadual Adalto Santos (PP) e com o secretário de Gestão Estratégica por Resultados e pré-candidato a deputado federal Edilson Tavares (PP). Para a saúde, foram garantidos R$ 500 mil já creditados em conta, que serão destinados ao custeio dos serviços e à ampliação do número de cirurgias na rede pública municipal.

Na área da segurança pública, foi anunciada a destinação de R$ 1 milhão para reforço da frota de veículos e ampliação da capacidade operacional no município. “Quando existe parceria e compromisso com Toritama, os resultados aparecem. Essa articulação tem permitido garantir recursos importantes para áreas que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou Sérgio Colin, ao destacar que o município inicia o ano mantendo o ritmo de investimentos adotado no fim de 2025.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, fez nesta quinta-feira, em solenidade dos três anos dos ataques de 8 de janeiro, uma defesa pública da atuação do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos e ações penais sobre os atos golpistas. Fachin afirmou que manifestações políticas legítimas não podem servir de justificativa para ações que coloquem em risco os pilares da democracia.

— Permitam-me enaltecer o trabalho do ministro Alexandre de Moraes na condução dos inquéritos e das ações penais que surgiram desse dia infame e frisar, precisamente, o caráter exato de sua atuação — afirmou Fachin. As informações são do jornal O GLOBO.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O Partido Liberal em Pernambuco iniciou o ano com um ciclo de encontros voltado à organização partidária e à definição de estratégias para 2026. A montagem das chapas para deputados estaduais e federais começou a ser discutida em reunião do Diretório Estadual realizada na noite da última segunda-feira (5), sob comando do presidente Anderson Ferreira, com a participação de parlamentares, pré-candidatos e lideranças. O partido ainda não definiu se lançará candidatura própria ao Governo do Estado ou se fará aliança; Anderson Ferreira mantém o projeto de disputar o Senado, com respaldo do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto.

Durante o encontro, foram debatidos temas do cenário político estadual e nacional, incluindo a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República e estratégias para fortalecer o nome em Pernambuco. “Sempre disse que, na hora certa e sem precipitação, o PL iria começar a traçar seu caminho. É hora de se organizar para a luta que teremos logo à frente para colocar o Brasil de volta ao rumo certo e a serviço do povo brasileiro. Em Pernambuco, não será diferente”, afirmou Anderson Ferreira.

Estiveram presentes os deputados federais Coronel Meira e André Ferreira, a presidente do PL Mulher Izabel Urquiza, os deputados estaduais Coronel Feitosa e Nino de Enoque, além de outras lideranças municipais; não participaram, entre detentores de mandato, os estaduais Abimael, Joel e Renato Antunes, os federais Pastor Eurico e Fernando Rodolfo, e os vereadores Gilson Filho, Thiago Medina e Paulo Muniz.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O vereador Johny Albino esteve no escritório central da Compesa, em Garanhuns, para entregar uma cópia da Lei nº 5.434/2025, de sua autoria, que trata da instalação de bloqueador de ar em hidrômetros na tubulação dos sistemas de água residencial e comercial no município. A norma foi sancionada pelo prefeito Sivaldo Albino e já está em vigor. “A lei agora entra em vigor e dispõe sobre a instalação de bloqueador de ar para hidrômetro na tubulação do sistema de água residencial e comercial no nosso município”, afirmou o parlamentar.

Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o pedido de exoneração do cargo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, diz que exerceu o cargo com “zelo e dignidade”. E alega que a decisão de deixar a pasta é de “caráter pessoal e familiar”.

“Tenho a convicção de que exerci as atribuições do cargo com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados, consideradas as limitações políticas, conjunturais e orçamentárias das circunstâncias pelas quais passamos”, escreveu. As informações são da CNN.

Por Angelo Castello Branco

Movimentos democráticos liberais comemoram que hoje é um grande dia para a Venezuela e para a humanidade.

Nesta 8 de janeiro de 2026, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciou oficialmente a libertação de um “número significativo” de presos políticos venezuelanos e estrangeiros, uma ação que já está em curso e que representa um marco no esforço de pacificação nacional.

Este gesto, descrito pelas autoridades venezuelanas como uma iniciativa para promover a convivência pacífica e reduzir as tensões sociais e políticas no país, ocorre em um momento crucial de transição institucional, após anos de conflitos e críticas constantes sobre detenções por motivos políticos e graves violações de direitos humanos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta e entregou sua carta de demissão. Segundo dois auxiliares do petista, ele deve deixar o cargo até esta sexta-feira, 9. A integrantes do ministério, Lewandowski já havia dito que sua intenção era ficar apenas até essa data.

Os dois falaram antes da cerimônia no Palácio do Planalto que marcou os três anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro. O ministro discursou no evento e desceu a rampa do Palácio ao lado de Lula. As informações são do jornal O GLOBO.

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para abater parte da pena por meio da leitura de livros, no âmbito da execução penal em curso na Corte. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

No pedido apresentado ao STF, a defesa do ex-presidente solicita que ele seja incluído no programa de remição de pena pela leitura, previsto na Lei de Execução Penal e regulamentado por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações são do jornal O GLOBO.

A oposição apresentou um requerimento para pedir a realização ainda em janeiro de uma sessão do Congresso Nacional para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A iniciativa é da deputada Carol De Toni (PL-SC) e tem apoio de outros membros da bancada bolsonarista na Câmara e no Senado. As informações são da CNN.