João Campos se torna um pop star da esquerda

Por Pedro Figueiredo
Da GloboNews

Reeleito com 78% dos votos no primeiro turno, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), se tornou um pop star da esquerda neste segundo turno de disputas eleitorais. Ele esteve esta semana em Fortaleza sendo cabo eleitoral de Evandro Leitão (PT), que disputa o segundo turno contra André Fernandes (PL). E tenta organizar a agenda para visitar Natal e Belém na semana que vem, onde outros dois candidatos apoiados pelo governo enfrentam aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A capacidade de falar com os mais jovens, o engajamento nas redes sociais e a vitória esmagadora nas urnas são vistos como os trunfos do prefeito, que se firmou – depois dessas eleições – como uma das principais lideranças progressistas do país. E uma das mais jovens também. João Campos tem 30 anos.

O assunto foi pautado na GloboNews na noite passada. Confira:

Veja outras postagens

Pesquisa Real Time/Big Data divulgada hoje indica uma vitória de João Campos (PSB) em primeiro turno nas eleições deste ano para o Governo de Pernambuco. Com 54,8% dos votos válidos, o prefeito do Recife aparece 20 pontos à frente da governadora Raquel Lyra (PSD), que tem 33,3%. O vereador Eduardo Moura (Novo), com 8,6%, e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL), com 3,2%, foram os outros dois nomes sondados no levantamento.

Na pesquisa estimulada, quando são consideradas outras possibilidades de voto, João Campos mantém a vantagem de 20 pontos sobre a atual governadora e obteve 51% da preferência do eleitorado. Já Raquel Lyra aparece com 31%, Eduardo Moura, com 8%, e Ivan Moraes, com 3%. Brancos e nulos são 4%, e não sabem ou não responderam, 3%.

A pesquisa foi realizada com dois mil entrevistados nos dias 9 e 10 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Como determina a legislação, o levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-09944/2026.

O vice-presidente Geraldo Alckmin pode não disputar a eleição neste ano caso seja preterido para compor a chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela reeleição. A informação é de amigos de Alckmin, incomodados com as articulações de dentro do próprio PT e de assessores de Lula para “rifar” o atual vice-presidente da República da chapa presidencial.

Alckmin tem evitado comentar publicamente qual deve ser seu destino neste ano eleitoral, mas, reservadamente, ele prefere ser novamente candidato a vice de Lula e não quer disputar a eleição em São Paulo. Os amigos de Alckmin dizem foi deselegante a atitude de Lula de falar em um evento que contava com o seu vice para as eleições em São Paulo. As informações são do Blog do Valdo Cruz.

Ipojuca - No Zap

A presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou, ontem, as recomendações que devem orientar a conduta e a ética de juízes eleitorais durante as eleições de 2026.

Na semana passada, durante a sessão de abertura dos trabalhos da Corte Eleitoral, a ministra adiantou que apresentaria as regras aos juízes, e chamou as recomendações de “parâmetros de comportamento adequado aos valores constitucionais”.

Caruaru - IPTU 2026

A Justiça da Itália deve decidir sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli em poucos dias, disse hoje, à TV Globo, o advogado de Zambelli. A ex-deputada federal participará, hoje, de uma nova audiência do processo, que julga um pedido do STF para que Zambelli, presa na Itália, seja extraditada ao Brasil.

O advogado da ex-deputada, Angelo Sammarco, afirmou também que a ex-deputada poderá recorrer ao Supremo em caso de uma decisão favorável à extradição. Outra alternativa também seria pedir intervenção do Ministro da Justiça italiano, Carlo Nordio.

Ainda segundo Sammarco, uma terceira alternativa poderia ser protocolar um recurso para tentar a troca de juízes no caso, pedido da defesa da ex-deputada que foi negado na terça-feira (10) pela Justiça italiana.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O Sertão do Araripe alcançou um marco histórico na saúde pública com a realização do primeiro procedimento cardíaco de alta complexidade no Hospital Santa Maria, em Araripina. Ontem, a unidade realizou dois cateterismos e uma angioplastia, sendo o primeiro em um paciente do próprio município.

Os procedimentos foram realizados após o credenciamento do serviço de hemodinâmica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), resultado de uma articulação do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e da deputada estadual Roberta Arraes. A unidade, equipada e com equipe especializada desde dezembro de 2023, aguardava a liberação do Ministério da Saúde para iniciar os atendimentos pelo SUS.

Com o funcionamento do serviço, pacientes da Macrorregião Interestadual de Saúde PEBA, que reúne municípios de Pernambuco e da Bahia, passam a ter acesso ao atendimento cardiológico especializado sem a necessidade de longos deslocamentos para outros centros. A descentralização reduz o tempo de resposta em casos graves e amplia as chances de sobrevivência.

Para o deputado federal Eduardo da Fonte, a liberação do serviço representa a concretização de uma luta antiga. “Que felicidade poder comemorar esse momento tão esperado. A chegada da hemodinâmica ao sertão é a prova de que o interior também merece uma saúde de alta complexidade, com agilidade e cuidado. Estamos falando de vidas sendo salvas mais perto de casa”, afirmou.

“Mais um passo histórico para o Sertão. A Hemodinâmica chega para salvar vidas e reafirmar uma luta nossa desde sempre: levar saúde de qualidade para o todos os Pernambucanos”, frisou Roberta Arraes.

Os primeiros procedimentos marcam o início de uma nova fase para a saúde cardiológica no Sertão do Araripe, ampliando o acesso a serviços de alta complexidade e fortalecendo a rede pública de atendimento na região.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Governança como solução para o Brasil

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e conhecido nacionalmente como relator das pedaladas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o que resultou no impeachment da aliada de Lula (PT), em 2016, Augusto Nardes, defende a governança como solução para os problemas do Brasil. Ele foi o entrevistado de ontem (10) no podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco.

Governança, segundo explicou Nardes, é um conceito acima de gestão. “São três palavras-chave: direcionar, avaliar e monitorar. O que significa direcionar? O líder, o governador, o prefeito, o presidente da República direciona, mas se ele não avalia e não monitora, não entrega resultado para a sociedade”, destacou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Justiça de Pernambuco determinou que o blogueiro político Manoel Medeiros, ligado à vice-governadora Priscila Krause (PSD), remova de suas redes sociais informações falsas que atribuem a prática de crimes a quatro auxiliares do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na decisão, a juíza Iasmina Rocha, da 7ª Vara Cível da Capital, avaliou que o jornalista extrapolou os limites da liberdade de expressão e enveredou por uma postura de ofensa à honra sem fundamento em fatos.

A ação foi movida pelos secretários municipais Gustavo Monteiro (Articulação Política e Social), Antonio Limeira (Assessoria Especial do Prefeito), Luciano Temporal (executivo de Ordem Pública e Segurança) e pelo presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Daniel Saboya. O empresário Bruno Delgado, outro alvo das postagens ofensivas, também é autor do pedido. Nas postagens, o grupo é acusado, sem provas, de cometer crimes de corrupção.

O ministro Carlos Vuyk de Aquino, do Superior Tribunal Militar (STM), concedeu nesta terça-feira (10) prazo de dez dias para que os advogados de Jair Bolsonaro apresentem defesa no processo que pede a expulsão do ex-presidente do Exército, em função da condenação na ação penal da trama golpista.

A apresentação da defesa é o primeiro passo no andamento processual da ação na qual o Ministério Público Militar (MPM) pediu, no dia 3 de fevereiro deste ano, a perda da patente de Bolsonaro, que é capitão da reserva. As informações são da Agência Brasil.

Autor do livro “Da Governança à Esperança”, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal Augusto Nardes ressalta a importância das palavras que batizam a citada obra. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ele afirmou que a governança é a única forma para o Brasil se manter com credibilidade e garantir seu futuro com “esperança”.

“A governança é a única forma que eu vejo de o Brasil ter esperança, de que o dinheiro que o cidadão paga de impostos seja bem aplicado. Cada um de nós paga 150 dias de trabalho de impostos por ano, e agora, com a concentração na União após a reforma tributária, vai passar para 170 dias. Você trabalha 170 dias para pagar impostos e sente que não tem uma retribuição adequada, porque não tem segurança. Nos lugares em que não tem governança, porque o Estado não manda, quem manda é o PCC (Primeiro Comando da Capital). Hoje, 23 milhões de brasileiros são dominados pelo crime organizado”, disparou Nardes.

Durante o encontro que Lula teve, há pouco, no Palácio do Planalto, com o prefeito João Campos (PSB), fez questão de reconfirmar sua presença no Galo da Madrugada, no próximo sábado. Vazou que a governadora Raquel Lyra (PSD) chegou a interferir, junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, para que Lula evitasse a agenda de carnaval no Recife.

Lula cancelando, a pedido de Raquel, segundo uma fonte, a deixaria numa posição confortável para justificar um duplo palanque no Estado em apoio a reeleição do petista. Mas Lula mostrou, ao longo do encontro, que estará com João no Galo e na eleição.

O Progressistas (PP), partido que nos últimos meses se posicionou publicamente como oposição ao presidente Lula, começa a ensaiar um movimento de aproximação com o PT em alguns estados estratégicos do país.

Apesar do discurso nacional mais crítico ao governo, o PP integra a Esplanada dos Ministérios e carrega, historicamente, uma forte divisão interna — fator que ajuda a explicar as conversas em andamento. As informações são do g1.

A polêmica envolvendo o Banco Master tem gerado muitos rumores em Brasília quanto à atuação dos órgãos de controle. O ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apontou que a atribuição de fiscalizar é do Banco Central, que por sua vez é fiscalizado pela corte de contas. Mas a liquidação do Banco Master, segundo ele, não cabe ao TCU.

“Vou direto ao ponto. Quem cabe fiscalizar o Banco Master é o Banco Central. E cabe ao Banco Central ser fiscalizado pelo TCU. Se o Banco Central cometeu algum equívoco, o TCU pode penalizá-lo. Cheguei a falar com o ministro Jonatas de Jesus, que é o relator desse caso, para deixar amadurecer um pouco mais. E aí aconteceu toda essa polêmica, o TCU teve a postura de avaliar bem a situação para depois tomar uma decisão. Porque no caso do Banco Master, tem interessados que são muito fortes, envolve inclusive dois ministros do Supremo Tribunal Federal, então é uma situação muito delicada, tem que ir com muito cuidado. O limite do TCU é fiscalizar a parte do Banco Central, se ele deixou de fiscalizar ou não fiscalizou corretamente, para depois definir uma punição para os gestores do Banco Central, respeitando a autonomia do Banco Central”, explicou Nardes, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.