Israel anuncia morte de comandante do Hezbollah no Líbano

Israel realizou ontem um bombardeio em Beirute no qual afirma que matou o comandante do movimento libanês Hezbollah Fuad Shukr, que responsabilizou por um ataque letal recente nas Colinas de Golã.

Segundo o Ministério da Saúde libanês, o ataque matou três civis, dois deles crianças, e deixou 74 feridos.

“Os aviões de combate da força aérea de Israel eliminaram o comandante militar de mais alta patente da organização terrorista Hezbollah e chefe da sua unidade estratégica, Fuad Shukr, na zona de Beirute”, anunciou o corpo armado.

Veja outras postagens

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Gena Lins (PP), cumpre agenda institucional em Brasília nesta semana com foco na captação de recursos e fortalecimento de parcerias para o município. Durante visita à Câmara dos Deputados, ele se reuniu com os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, que confirmaram a destinação de R$ 4 milhões em emendas parlamentares para a área da saúde, com liberação prevista para o início de 2026. Segundo os parlamentares, também estão em andamento articulações para novos aportes voltados a investimentos em infraestrutura.

Na capital federal, o prefeito também participou de audiência no Ministério do Esporte para acompanhar o andamento do projeto Arena Brasil, complexo esportivo comunitário viabilizado por emenda de Eduardo da Fonte em parceria com o governo federal. A proposta já foi aprovada e está em fase avançada de tramitação, com previsão de início das obras até meados de 2026, beneficiando o bairro Silva de Cima e outras áreas do município. “Esses avanços são resultados de um trabalho conjunto entre o Executivo municipal e nossos representantes no Congresso. A Arena Brasil e os recursos para saúde vão impactar diretamente a qualidade de vida dos taquaritinguenses”, afirmou Gena Lins.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, hoje, o deputado Edson Vieira (União) voltou a defender a implantação de uma escola de Ensino Médio no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, e cobrou maior sensibilidade do Governo do Estado diante da demanda.

O parlamentar relembrou que o pedido foi apresentado em novembro, por meio da Indicação nº 14551/25, e que recebeu resposta da Secretaria de Educação em janeiro, através do Ofício nº 148/26, informando que, no momento, não há previsão para a construção da unidade. “Sigo empenhado na luta pela educação e continuarei trabalhando para que o Governo compreenda a importância dessa unidade para o futuro dos estudantes de São Domingos”, afirmou.

Ipojuca - No Zap

A contagem regressiva para a folia começou. A MV, multinacional líder na América Latina no desenvolvimento de softwares para a saúde, realizará, no dia 11 de fevereiro, a 12ª edição do tradicional bloco “Quem Me Viu, Quem MV”. A prévia, maior corporativa do estado e que já faz parte do calendário da cidade, reunirá colaboradores, clientes, parceiros e foliões no coração do Recife Antigo.

Com a expectativa de manter o sucesso de público e receber cerca de três mil foliões, a concentração terá início às 19h, na Venda do Bom Jesus, em frente à Praça do Arsenal. O evento é gratuito e aberto ao público. O cortejo deve seguir o trajeto tradicional, percorrendo a Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco e Rua da Guia, com retorno à Praça do Arsenal. A programação musical completa será liderada pela Orquestra do Maestro Oséas e Patusco.

Para 2026, o bloco promete celebrar a cultura pernambucana com o tema “Manguebeat” (na edição anterior, o ritmo homenageado foi o Maracatu). Para quem deseja curtir a festa a caráter, os abadás e kits folia estarão disponíveis através do site oficial: https://quemmeviuquemmv.mv.com.br/. “O bloco é um momento de integração e alegria. Este ano escolhemos o tema do Manguebeat e queremos continuar a exaltar a nossa cultura, a conexão com Pernambuco e energizar a todos para o ano que começa”, destaca Paulo Magnus, CEO da MV.

Caruaru - IPTU 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

“Quem levou Daniel Vorcaro a Lula não foi o Marcola”. A frase é do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL). E, calma, ele não está falando do famoso líder do PCC, Marcos Camacho. O Marcola a quem Renan se refere é o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Ribeiro, que tem o mesmo apelido.

Na manhã desta quarta-feira (4), Renan apresentou o plano para o Grupo de Trabalho da CAE que irá investigar as operações do Banco Master, de Vorcaro. E um dos pontos centrais do que deseja apurar Renan é a teia de relações de Vorcaro, que o fizeram mesmo chegar até o gabinete de Lula, num encontro fora da sua agenda.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que conversou com seu filho Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como “Lulinha”, após o nome dele ter sido citado na CPMI do INSS – que investiga fraudes e descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

Lula contou que chamou Lulinha no Palácio do Planalto para uma conversa e que alertou o filho de que se ele tivesse algum envolvimento com os descontos indevidos, ele deveria “pagar o preço”.

“Quando saiu o nome do meu filho, chamei ele e disse: só você sabe a verdade. Se você tiver alguma coisa, vai pagar o preço, mas se não tiver, se defenda”, contou. Em seguida, o presidente fez um paralelo com a sua prisão e afirmou ter “decidido ficar no Brasil para se defender”.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A líder do Governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa (Alepe), deputada Socorro Pimentel (União Brasil), recebeu salários como médica efetiva da rede pública de saúde de Pernambuco mesmo estando afastada do cargo para cumprir o mandato de deputada estadual. O acúmulo de funções ocorreu entre julho de 2024 e março de 2025 e levou a pagamentos irregulares que se aproximaram de R$ 100 mil. O recebimento das duas remunerações por profissionais de saúde é vetado pela Constituição em casos como o da parlamentar, além de esbarrar em portaria publicada pelo governo estadual em 2023.

Em 1º de dezembro daquele ano, a Secretaria de Administração de Pernambuco formalizou no Diário Oficial do Estado o afastamento da deputada das funções de médica efetiva do estado durante o mandato parlamentar. A medida foi retroativa a 1º de janeiro de 2023 e vai até 31 de janeiro de 2027, abrangendo toda a atual legislatura e também o período de um mês em que Socorro Pimentel cumpriu um mandato-tampão por ser suplente da então deputada Priscila Krause (PSD), que renunciou ao cargo para assumir como vice-governadora. A portaria é específica ao indicar que Pimentel fez “opção remuneratória pelo cargo de deputada estadual”, o que deveria vetar ganhos salariais por sua função como servidora efetiva do estado.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Câmara Municipal de Olinda rejeitou, hoje, cinco pedidos de impeachment contra a prefeita Mirella Almeida (PSD). Todos eles foram rejeitados de forma unânime. O ex-candidato Antônio Campos fez quatro das cinco solicitações. O advogado teve várias derrotas judiciais contra Mirella, além de haver sofrido revés nas urnas em 2024.

“Sempre respeito a legalidade, as instituições e o devido processo legal, mantenho minha atuação pautada pela transparência, pelo diálogo e pelo compromisso com a cidade e com a população de Olinda. Lamento profundamente que um instrumento constitucional tão relevante esteja sendo utilizado de forma politiqueira, com o objetivo de criar instabilidade e tentar transformar gestores públicos e o próprio processo democrático em reféns de disputas políticas e interesses menores”, comentou Mirella. 

A gestora reforçou a determinação em garantir mais conquistas para Olinda. “Vamos seguir no trabalho, na entrega de resultados e no cuidado com Olinda, sem se deixar desviar por tentativas de politização excessiva que não contribuem para o desenvolvimento da cidade nem para o fortalecimento da democracia”, afirmou.

Por Antonio Magalhães*

“Este ano não vai ser igual aquele que passou…” canta a marchinha carnavalesca “Até quarta-feira” dos anos 1960. Ela poderia ser uma metáfora da diferença das eleições presidenciais de 2022 e 2026. Diferente do que ocorreu no pleito passado, quando foi estrondosa a interferência do Judiciário em favor do candidato do PT, este ano o eleitor está mais atento aos desvios de procedimentos, o olhar de fora do país é outro e o comandante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ser um dos “mudinhos” indicado por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques. Os conservadores garfados anteriormente podem ficar tranquilos sobre a lisura da eleição? É uma pergunta sem resposta até agora.   

Enquanto Nunes Marques não assume a presidência do TSE, no segundo semestre deste ano, a atual presidente Carmem Lúcia, vai aprontando pela velha ótica alexandrina, censurando sob um argumento burocrático a divulgação de pesquisa de opinião que dá vantagem no segundo turno a Flávio Bolsonaro diante de Lula. O seu pedido de suspensão, ao contrário do pretendido, alavancou a divulgação pelas redes sociais da pesquisa desconfortável ao petismo.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) diz estar havendo omissão da Polícia Civil em fornecer acesso a documentos sobre as diligências feitas contra auxiliares do prefeito do Recife, João Campos (PSB), entre agosto e outubro do ano passado. A entidade alega que, apesar de ter solicitado que a defesa dos alvos obtivesse o material desde 29 de janeiro, não houve qualquer resposta da corporação, o que viola a Constituição e o exercício da atividade dos advogados.

A reclamação foi apresentada em ofício remetido, ontem, pelo diretor de Prerrogativas da OAB-PE, Yuri Herculano, e pela presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE, Tássia Perruci. A cobrança é feita ao chefe da Polícia Civil, Felipe Monteiro. A OAB afirmou que, no ofício da semana passada, já havia pedido acesso a “procedimento investigativo, formulado por advogados regularmente constituídos, no legítimo exercício do múnus público da advocacia”.

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras, participa, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das atividades pelos 46 anos do PT, em Salvador (BA).

Com o slogan “Quando o povo acredita, o Brasil acontece”, a programação marca o início da agenda anual partidária na defesa de seu legado à frente do governo federal, dos desafios do projeto democrático-popular e das estratégias políticas para o próximo período, em um momento considerado estratégico para o país.

A empresa de transporte rodoviário Progresso prepara o lançamento de um novo serviço voltado ao aumento do conforto dos passageiros. Denominado ‘Suíte Cama’, o modelo representa um investimento da empresa na modernização da frota e na elevação do padrão das viagens, reforçando uma estratégia baseada em visão de futuro e respeito ao usuário.

Segundo informações divulgadas nas redes sociais, o lançamento ocorre em meio a um período de ajustes operacionais próprios de um processo de transição, mas mantém como diretriz a evolução contínua do transporte no Nordeste. A iniciativa sinaliza o compromisso da Progresso com melhorias constantes, aliando responsabilidade, inovação e qualificação dos serviços prestados ao público.

Uma tempestade atingiu o município de Serra Talhada, no Sertão, na tarde de ontem, surpreendendo moradores e trabalhadores que estavam pelas ruas da cidade. De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão indicava 74% de probabilidade de chuva, com volume mínimo de 4,4 mm, apesar da sensação de calor intenso já comum na cidade.

Foram registrados diversos pontos de alagamento, queda de e bueiros estourados pelo centro comercial. A água invadiu as lojas e obrigou os comerciantes a fecharem as portas. As informações e imagens são do portal Farol de Notícias. A chuva também provocou trovoadas e até mesmo granizo. A forte ventania derrubou uma árvore no meio da BR-232, nas proximidades do viaduto, provocando engarrafamento naquela região.