Irã lança mísseis contra Israel

O Irã disparou ao menos 100 projéteis contra Israel na noite desta terça-feira (tarde em Brasília), horas após as primeiras informações sobre preparativos de um ataque de Teerã surgirem entre fontes ocidentais. Sirenes de alerta foram disparadas em Tel Aviv, Jerusalém e várias regiões do país, com ao menos um relato de um impacto direto de projétil em um prédio no norte de Tel Aviv. O governo do Irã confirmou a autoria do ataque e anunciou que novos disparos serão realizados caso Israel decida retaliar a ofensiva.

“Há pouco, mísseis foram lançados do Irã em direção ao Estado de Israel”, informaram as Forças Armadas israelenses em um comunicado, recomendando medidas para que seus cidadãos busquem proteção. “Ao ouvir uma sirene, você deve entrar em um espaço protegido e permanecer lá até novo aviso. As FDI estão fazendo e farão tudo o que for necessário para proteger os civis do Estado de Israel”.

O principal porta-voz das Forças Armadas israelenses, o contra-almirante Daniel Hagari, fez um pronunciamento à nação, afirmando que todos os sistemas de defesa do país estão de prontidão para interceptar os disparos. Hagari, contudo, pediu atenção à população civil, afirmando que o sistema não garante que 100% dos projéteis serão abatidos.

Veja outras postagens

Um foco de incêndio foi registrado na noite de terça-feira (30) em uma área de vegetação localizada no terreno da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro do Salgado, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O fogo não atingiu as instalações da unidade operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e ninguém ficou ferido.

A ocorrência mobilizou bombeiros civis e equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, que atuaram de forma conjunta no controle das chamas. A área foi isolada por segurança até a completa extinção do incêndio.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo pedido para prisão domiciliar para o ex-chefe do Executivo, nesta quarta-feira (31), ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Bolsonaro está internado no DF Star, em Brasília, após passar por procedimentos cirúrgicos. Segundo os médicos, a previsão de alta do ex-presidente está mantida para esta quinta-feira (1º). As informações são da CNN.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A oposição no Congresso Nacional coletou, nessa quarta-feira (31/12), o número necessário de assinaturas no requerimento que pede a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o Banco Master.

No total, 28 senadores e 177 deputados federais declararam apoio à iniciativa encabeçada pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Para ser instalada, porém, a comissão deve ser oficializada pelo presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). As informações são do Metrópoles.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins relatou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que acessou sua conta na rede social LinkedIn, mas afirmou que não fez nenhuma publicação. Martins está proibido de utilizar plataformas digitais.

Na terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes deu um prazo de 24h para os advogados explicarem a alegação de que ele teria “utilizado a rede social LinkedIn para a busca de perfis de terceiros” e afirmou que poderia decretar a prisão preventiva de Martins. A decisão foi tomada após o ministro ser comunicado do suposto uso da plataforma.

Em manifestação enviada nesta quarta ao STF, os advogados afirmaram que são responsáveis pelas redes sociais do ex-assessor desde que ele foi preso, em fevereiro de 2024. As informações são do jornal O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que a previsão de alta hospitalar está mantida para esta quinta-feira (1º). A informação foi confirmada pelos médicos Claudio Birolini e Brasil Caiado durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (31).

Segundo os médicos, Bolsonaro apresentou melhora da crise de soluços na noite de terça-feira e, nesta quarta, estava clinicamente bem, com a pressão arterial controlada. A equipe avalia que os medicamentos estão surtindo efeito, mas destacou a necessidade de mais tempo para observação do quadro. As informações são da CNN.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) suspendeu a liminar que havia bloqueado os benefícios e direitos vitalícios que Jair Bolsonaro usufrui por ter chegado à Presidência da República. Em decisão provisória, a desembargadora federal Mônica Sifuentes afirmou que a retirada do suporte pessoal concedido ao ex-presidente o colocaria em situação de “acentuada vulnerabilidade”. No início deste mês, a 8ª Vara Federal de Belo Horizonte havia determinado a suspensão do fornecimento de servidores, veículos oficiais, motoristas e assessores a Bolsonaro, medidas previstas em lei para todos os ex-presidentes.

O TRF-6 manteve a suspensão do uso de motoristas e veículos oficiais, mas preservou o restante da estrutura, como os servidores que atuam na segurança pessoal de Bolsonaro. Segundo Sifuentes, o ex-presidente é uma “pessoa idosa e com histórico de problemas de saúde”, e “a supressão abrupta e integral de todo o aparato de apoio pessoal” representa um “risco de dano irreparável à dignidade e ao bem-estar de um ex-dignatário da República”. As informações são do jornal O GLOBO.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Como antecipado por este blog, ontem (30), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (31) a convocação para reunião na próxima sexta-feira (2), às 9h (veja aqui).

Os deputados estaduais vão avaliar a instalação da sessão extraordinária solicitada pela governadora Raquel Lyra (PSD). A discussão ocorrerá no plenário da Casa, mesmo com o recesso parlamentar iniciado no último dia 22, e será comandada pelo presidente, deputado Álvaro Porto (PSDB).

BLOG DA FOLHA

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 107 municípios em razão da estiagem prolongada que atinge o estado. O Decreto nº 60.112, assinado pela governadora Raquel Lyra (PSD), foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (31), entra em vigor na data da publicação, com efeitos a partir de 4 de janeiro, e terá validade de 180 dias. A medida tem como objetivo minimizar os efeitos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água das cidades afetadas. Em janeiro deste ano, a gestão estadual já havia adotado providência semelhante, abrangendo 117 municípios.

“Esse decreto tem como objetivo agilizar as medidas necessárias para que possamos atender a população das cidades atingidas pela estiagem. O time inteiro do Governo de Pernambuco está trabalhando para minimizar os efeitos da escassez das chuvas e preservar o bem-estar da população. Temos investimentos robustos, como os mais de R$ 6 bilhões do Águas de Pernambuco, e com a concessão da Compesa teremos mais R$ 23,2 bilhões para investir no acesso dos pernambucanos a água de qualidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

O ministro da Defesa, o pernambucano José Múcio Monteiro Filho, acredita que haverá dois palanques disponíveis para o presidente Lula (PT) buscar a reeleição no Estado, com a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Em entrevista, nesta quarta-feira (31), ao titular deste blog, Múcio falou sobre a disputa.

“Eu acho que em Pernambuco o presidente Lula vai ter dois palanques. É uma eleição dura, são dois bons nomes (Raquel e João), bem avaliados, pessoas jovens, com histórico de tradição na política, acho que vamos ter uma eleição bastante disputada”, avaliou.

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), rebateu nesta quarta-feira (31) artigo publicado pela revista britânica The Economist e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “líder cheio de vitalidade”.

Em editorial divulgado na quarta-feira (30), o periódico estrangeiro defendeu que Lula não deve disputar a reeleição em 2026. Um dos argumentos apontados pela Economist é a idade do mandatário, que completou 80 anos em outubro. As informações são da CNN.

Anualmente, o jornal inglês Financial Times faz, às vésperas do reveillon, 20 previsões do mundo político para o ano seguinte. Nesta quarta (31), a lista publicada traz a vitória de Lula nas eleições de outubro de 2026 como uma das apostas. Segundo a previsão, o atual presidente deve se beneficiar do bom momento econômico do Brasil e dos “gols contra” da direita bolsonarista.

O Financial Times citou o problema de saúde recente de Lula, que passsou, há um ano, por uma cirurgia de emergência na cabeça. Mas a previsão do jornal é de que o presidente vai ser reeleito por ter enfrentado os tarifaços de Donald Trump e por ter conquistado bons resultados econômicos. As informações são do jornal O GLOBO.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Edson Fachin, afirmou, hoje, que a independência e a transparência do Judiciário são “imprescindíveis” para garantir segurança jurídica e fortalecer a democracia.

A declaração foi feita em mensagem de fim de ano. Fachin, que assumiu a presidência do STF em setembro de 2025, tem defendido medidas para ampliar a transparência e fortalecer a confiança no Judiciário. As informações são do portal G1.