Ipsos-Ipec: 40% dos eleitores avaliam governo como ruim ou péssimo, e 40% como ótimo ou bom

Dados da pesquisa Ipsos-Ipec, divulgados nesta terça-feira, mostram que 40% dos eleitores entrevistados classificam o governo Lula como ruim ou péssimo, enquanto 30% afirmam que a gestão federal é ótima ou boa. Outros 29% disseram que a administração é regular e 2% não souberam ou não quiseram responder.

O índice dos que avaliam o governo positivamente se manteve igual ao contabilizado na última rodada da pesquisa, realizada em setembro. Já os que veem negativamente o governo oscilaram de 38% para 40%, enquanto os que o enxergam como regular decaíram de 31% para 29%. As alterações aconteceram dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são do jornal O GLOBO.

Veja outras postagens

Pré-candidato ao Senado, o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL-PB), disparou contra recente decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O magistrado estabeleceu que pedidos de impeachment contra ele e seus pares seriam prerrogativa exclusiva da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, Queiroga classificou a decisão como um “estupro à Constituição Federal”.

“O impeachment é um processo excepcional, a lei é de 1950 e foi recepcionado pela Constituição Federal. Dois ex-presidentes da República já passaram por processo de impeachment, e o mesmo pode acontecer com ministros de Estado, com ministros de tribunais superiores, com diretores de agências reguladoras. Não se discute o saber jurídico do ministro Gilmar Mendes, é uma pessoa que tem qualificação jurídica inequívoca. No entanto, no que pesa essa decisão temporária, em caráter liminar, eu espero que o ministro reveja esse estupro à Constituição Federal. Até para fazer as pazes, pois creio que os demais ministros não concordam com isso”, disparou Marcelo Queiroga.

O ex-ministro da Saúde avalia que o STF “tem saído da pauta” desde a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “O Supremo vinha muito bem. Na época do Mensalão, os ministros andavam na rua e eram aclamados. E hoje eles não conseguem andar na rua, porque a justiça que não é justa, não pacifica o coração do povo. O conhecimento jurídico que o ministro Gilmar tem não é condizente com essa decisão liminar, espero que ele faça uma reflexão e volte a julgar de acordo com a jurisprudência da corte e com a lei”, completou.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) voltou a cobrar respostas claras do Governo de Pernambuco sobre o contrato de R$ 31 milhões firmado sem licitação para a implantação de um sistema de computação no Estado.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (9), o parlamentar afirmou que o Executivo enviou uma resposta de mais de 130 páginas ao seu pedido de informações, mas sem esclarecer pontos centrais do questionamento.

Denúncia deste blog

Borges explicou que, semanas atrás, solicitou oficialmente esclarecimentos após reportagens da imprensa local apontarem que a secretária de Administração, Ana Maraíza, teria viajado à Estônia e à Finlândia para conhecer o sistema oferecido por uma empresa privada — justamente a mesma empresa que, posteriormente, recebeu o contrato milionário por inexigibilidade de licitação.

Toritama - Tem ritmo na saúde

MAIS PB

O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado pela Paraíba, Marcelo Queiroga (PL), disse, na noite desta terça-feira (9), esperar que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reveja decisão que atribuiu apenas à Procuradoria Geral da República pedir impeachment de membros da Corte.

Em entrevista ao podcast, Direto de Brasília, do  jornalista Magno Martins e da Rede Mais Rádio, Queiroga considerou que Gilmar cometeu um “estupro” à Constituição em sua decisão. Mendes alegou que a lei do impeachment, da década de 50, havia caducado.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O período de 2020 a meados de 2022 trouxe muitos traumas ao Brasil em função da pandemia da Covid-19, que resultou em mais de 700 mil mortes em função do vírus. Naquele período, ainda no governo Bolsonaro, três médicos e um militar comandaram o Ministério da Saúde, o que gerou muita instabilidade no governo de Jair Bolsonaro. Ainda assim, o último dos titulares, Marcelo Queiroga, defende com unhas e dentes a gestão da pandemia naquele período.

“Bolsonaro não deixou faltar nada para o povo brasileiro durante a pandemia. Nós trouxemos as vacinas. Agora, a gente não ia forçar as pessoas a tomar vacina, porque não dá certo. Por exemplo, sexo forçado é bom? Não. É estupro. Não funciona. O povo brasileiro queria tomar a vacina, então esses mandados de vacinação são absolutamente errados. É por isso que eu vacinei muito mais do que a gestão petista”, declarou, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.00

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito de Sobral, no Ceará, Oscar Rodrigues (União Brasil), anunciou que pretende construir uma réplica da Estátua da Liberdade como uma de suas prioridades administrativas para 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Tribuna e Plenário, da Rádio FM Paraíso, emissora que pertence ao próprio prefeito. Segundo ele, a escultura deverá ser maior que a original, localizada em Nova York, e tem como objetivo impulsionar o turismo e ampliar o desenvolvimento comercial do município.

Oscar Rodrigues afirmou que pretende iniciar a obra já no começo do próximo ano e que o projeto está em fase de orçamento. O prefeito estima que a estátua terá cerca de 94 metros de altura e deverá ser instalada entre as localidades do Jordão e do Boqueirão. Ele também mencionou que a execução pode durar de um a dois anos, “dependendo do pagamento”. Durante a entrevista, destacou ainda que planeja criar um distrito industrial para fortalecer a economia local.

O gestor informou que já realizou contato com o responsável pela construção da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, atualmente a maior estrutura religiosa do Ceará, com altura superior à do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Segundo ele, a intenção é utilizar experiências semelhantes como referência para o novo projeto. Com informações do blog do Eliomar.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Sudene recebe nesta quinta-feira (11), às 9h, representantes do Banco Mundial para o lançamento do relatório “Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão”. O estudo analisa caminhos para acelerar o crescimento econômico da região e será apresentado a gestores, especialistas e técnicos da Autarquia. O documento ressalta que o Nordeste, com 54 milhões de habitantes — 80% em idade ativa —, possui um dos maiores e mais diversos contingentes de mão de obra do país, reforçando sua importância estratégica para o desenvolvimento nacional.

O relatório aponta que a transição energética em curso no Brasil abre oportunidades para um avanço mais rápido e sustentável da economia nordestina, especialmente com a expansão das energias renováveis e a possibilidade de inserção da região em setores emergentes, como o de hidrogênio verde. Segundo o Banco Mundial, esse cenário pode impulsionar novos polos industriais e ampliar a geração de empregos qualificados.

Outro eixo do estudo detalha ações para enfrentamento das desigualdades entre o Nordeste e as regiões mais ricas do país. Entre os pontos abordados estão a necessidade de reduzir a dependência da agricultura, elevar a produtividade em áreas urbanas — como manufatura e serviços — e promover maior inclusão econômica. O relatório reúne recomendações voltadas a políticas públicas estruturantes capazes de fortalecer o crescimento regional.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga (PL) fez duras críticas à situação da pasta na gestão de Lula (PT). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro, ele disparou contra a ex-titular da pasta, Nísia Trindade, e o atual comandante, Alexandre Padilha (PT), que já ocupou o posto no governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.

“A saúde vai de mal a pior. Vimos a epidemia da dengue, essa gente nem matar mosquito sabe. Diziam que tinha colapso no sistema de saúde do Brasil, que o governo Bolsonaro acabou com o SUS, mas o povo brasileiro sabe que não é verdade. Aliás, de 2008 a 2018, eles fecharam 40 mil leitos hospitalares no Brasil. E sabe quem era o ministro nesse período? Alexandre Padilha, que voltou com Lula. Colocaram aquela senhora que me substituiu, que ficou à frente da Fiocruz na época que eu estava no ministério. E fritaram ela, literalmente. Ela não era nem uma rainha da Inglaterra; me parece mais com uma boba da corte. Teve que enfrentar a epidemia da dengue, mas isso não se enfrenta com teorias sociológicas. Se enfrenta com eficiência do sistema de saúde. Em 2024, tivemos oito mil óbitos por dengue no Brasil, mais que Covid-19”, disparou Queiroga.

Quando o Legislativo se omite e o Judiciário avança, a atuação estratégica do advogado torna-se indispensável para restaurar o equilíbrio institucional e proteger empresas e cidadãos dos efeitos da insegurança jurídica.

Por Eduardo Figueiredo*

A judicialização das políticas públicas deixou de ser exceção para se tornar uma das marcas mais preocupantes da realidade institucional brasileira. Saúde, educação, previdência, meio ambiente e assistência social são áreas onde decisões judiciais impactam diariamente não apenas o planejamento governamental, mas também a vida de empresas e cidadãos que dependem de regras claras e estáveis para conduzir seus negócios e planejar seu futuro.

Por trás desse fenômeno, há uma crise mais profunda: o desequilíbrio entre os Poderes constitucionais. A falta de coragem política da última geração de legisladores em enfrentar temas sensíveis e construir políticas públicas adequadas ao nosso tempo criou um vácuo normativo que o Judiciário tem sido chamado, ou se sentido compelido, a preencher. O Congresso Nacional, paralisado por disputas partidárias e receoso de assumir o ônus político de decisões impopulares, transfere ao magistrado o que deveria resolver no debate democrático.

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Ele foi retirado por policiais legislativos da Câmara.

Glauber ocupou a mesa diretora na tarde desta terça e se recusou a deixar o espaço. Após a declaração do deputado, os policiais legislativos da Câmara começaram a esvaziar o plenário. Além disso, a TV Câmara cortou a transmissão do plenário. As informações são do g1.

Meu podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco, recebe, nesta terça-feira, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Na pauta, a política nacional da saúde, a prisão de Bolsonaro e a decisão do ex-presidente de lançar o filho Flávio, senador pelo PL do Rio, candidato à Presidência da República nas eleições do ano que vem.

O Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa pela Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; pela Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; pela Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; ainda pela Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras; e pela LW TV, de Arcoverde.

A principal entrada de Taquaritinga do Norte passou por revitalização nesta terça-feira (9), com o recapeamento do trecho que liga a PE-130 à Avenida Sorocaba, incluindo o trevo de acesso ao município. A obra foi autorizada após reunião do prefeito Gena Lins com o deputado estadual Kaio Maniçoba e a governadora Raquel Lyra, na última quinta-feira (4). “Semana passada tratamos do assunto diretamente com a governadora e o deputado Kaio Maniçoba. Hoje já estamos pisando no asfalto novo. Isso é parceria forte, é trabalho conjunto que transforma a vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.

A intervenção contempla uma das principais portas de entrada da cidade e integra ações de melhoria da infraestrutura urbana, que incluem a recuperação dos canteiros da Avenida Sorocaba e o replantio de mudas. O deputado Kaio Maniçoba destacou o atendimento à demanda do município. “Taquaritinga do Norte merece infraestrutura de qualidade. Essa entrega é fruto de diálogo constante com o prefeito Gena Lins e da sensibilidade da governadora Raquel Lyra com as demandas do Agreste”, declarou.