Intoxicação por metanol: sobe para 12 o número de casos investigados em Pernambuco

Da Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, na manhã deste sábado (4), que aumentou para 12 o número de suspeitas de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol no estado.

Três casos estão sendo investigados em Lajedo, no Agreste, sendo dois óbitos e um paciente com sequelas oculares. Em João Alfredo, também no Agreste, um paciente do sexo masculino, de 30 anos, faleceu no dia 30 de setembro.

Outras suspeitas foram registradas nas cidades de Cedro, Recife, Ipojuca, Lagoa do Ouro, Caruaru e Garanhuns. Em Olinda, a SES-PE confirma apenas um caso em investigação. No entanto, a Secretaria de Saúde do município informou, na manhã deste sábado, mais uma possível paciente intoxicada.

O órgão estadual já descartou um caso. O paciente é um homem, de 30 anos e nome não divulgado, morador de Gravatá. Os laudos dos exames realizados não forneceram alterações compatíveis com “intoxicação exógena”, nome técnico para a ingestão de substâncias por meio de alimentos, bebidas, absorção pela pele ou inalação.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) foi convidado pelo Movimento de Advogados da Direita do Brasil a participar da entrega da moção de louvor ao ministro Carlos Augusto de Oliveira, do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, ontem.

A homenagem foi aprovada pelo Colegiado Nacional do Movimento, que representa 8,6 mil advogados em todo país. A presidente do Movimento, Géssica Almeida, fez a entrega da Moção.

Feitosa reiterou a importância da homenagem. “O ministro Carlos Augusto de Oliveira é um representante do legítimo Estado Democrático de Direito e merece esse reconhecimento. Para mim, é uma honra fazer parte desse momento e agradeço ao Movimento de Advogados da Direita do Brasil pelo convite”, disse Feitosa.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

A Escola de Sargentos, anunciada para Pernambuco ainda em 2021, sairá de fato do papel. Quem garante é o deputado federal Coronel Meira (PL), que tem acompanhado o tema diuturnamente, junto com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Segundo o parlamentar, uma reunião foi realizada nos últimos dias, com grupos de ambientalistas, e os impasses teriam sido finalmente acordados.

“Em primeira mão, sim, a Escola de Sargentos em Pernambuco vai acontecer. Tivemos uma reunião com o ministro José Mucio Monteiro e com todos os generais. A proposta está fechada. No dia 9 de dezembro vai ser oficializada em Pernambuco”, revelou Meira, em entrevista ao podcast ‘Direto de Brasília’.

“Quero agradecer também ao Fórum Ambiental de Aldeia. No início, quando foi colocada a escola para Pernambuco, eram 400 hectares de desmatamento. Caiu para 220, depois caiu para 180, e nós fechamos essa proposta com 94 hectares, dos quais só 47 vão ser usados em construção. Em compensação, o meio ambiente de Pernambuco vai ganhar 1.598 hectares, para 94 de supressão”, celebrou o parlamentar.

Representantes da Secretaria de Educação do Brejo da Madre de Deus, receberam, ontem (17), o prêmio do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), que avalia e monitora a qualidade da educação no estado.

A cerimônia de premiação aconteceu no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, reunindo gestores, educadores e autoridades de todo Pernambuco. O prêmio reconhece escolas, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) que obtiveram destaque nos indicadores educacionais do ano anterior, reforçando o compromisso com a melhoria da aprendizagem e da qualidade do ensino.

Brejo da Madre de Deus esteve representado pelo secretário de Educação, Antonio Carlos, e por servidores da rede municipal, e retornou ao município trazendo um importante reconhecimento: Brejo foi premiado pelo avanço nos indicadores educacionais, resultado direto do trabalho integrado entre escolas, equipes pedagógicas e gestão municipal. A conquista reforça o compromisso da educação brejense com a formação de qualidade e valoriza o empenho de todos que fazem parte da rede de ensino.

De olho no fortalecimento da segurança cidadã do Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Lula Cabral, entregou, nesta manhã, um conjunto de novos equipamentos para as equipes que atuam no salvamento aquático nas praias da cidade. A ação faz parte de um amplo cronograma de preparação da cidade para o aumento do fluxo de banhistas, entre moradores e visitantes, por causa da proximidade das festas de final de ano e da chegada do verão.

No pacote de entregas estão: 1 novo bote para salvamento aquático; 1 caminhonete L 200; 2 quadriciclos totalmente reformados; 1 buggy; novos kits de primeiros socorros para todos os postos de atendimento, uniformes novos para as equipes e itens de proteção solar para os profissionais que atuam sob sol forte (bermudas, camisas regatas, camisas de manga longa, bonés com aba e australiano, protetor solar para o corpo, rosto e lábios).

“O trabalho desenvolvido pelas equipes de salvamento aquático é de extrema importância e faz toda a diferença para garantir a segurança dos banhistas. Garantir boas condições de trabalho e equipamentos de qualidade é uma prioridade. Temos praias lindíssimas e queremos que os moradores e os visitantes tenham certeza de que serão bem cuidados”, afirmou o prefeito.