A Caravana de Direitos 60+, promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), chegou à cidade, ontem, para levar serviços de cidadania, saúde e orientação jurídica aos idosos.
Mais de 800 pessoas participaram da ação, que contou com a presença do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Braga; do gerente-executivo do INSS no Recife, Bruno de Araújo; e do prefeito João Campos.
Leia maisDurante o mutirão, os participantes puderam solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), atualizar o Cadastro Único, emitir RGs e certidões de nascimento, casamento e óbito, além de receber orientação jurídica e usufruir de terapias integrativas, como ventosaterapia e auriculoterapia. O ministro Wolney Queiroz destacou a inovação da ação: “A Caravana busca ativamente as pessoas que têm direito ao BPC, ajudando a cidade e garantindo acesso a uma renda da Previdência Social para quem mais precisa.”
Josineide Lopes, moradora do bairro de Casa Amarela, chegou cedo ao Parque 13 de Maio, na Boa Vista. Além de dar entrada no BPC, ela precisava atualizar seus dados no registro social e conseguiu resolver tudo em um único local. “Foi rápido, ótimo, nota 10 para essa ação”, disse, emocionada com a facilidade de acesso aos seus direitos.
Beneficiária do BPC, Solange Maria da Silva aproveitou o evento para montar sua barraca e vender sabões caseiros que fabrica. Ela utiliza o benefício para custear o tratamento de um câncer e transformar sua arte em fonte de renda e superação pessoal. “Dou graças a Deus por meu benefício. Achei maravilhosa essa ação, que ajuda a resolver qualquer pendência”, contou.
O BPC garante o pagamento de um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo. Para solicitar o benefício, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e a documentação dos demais integrantes da família. “Foram atendidas pessoas com 65 anos ou mais, então nada mais justo do que unir forças para garantir direitos à população do Recife e Região Metropolitana. Foi um grande dia de prestação de serviços”, disse Marcus Braga, superintendente regional do INSS no Nordeste.
Caravana de Direitos 60+
Além dos serviços previdenciários, a Caravana ofereceu orientações do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região e da OAB-PE. Uma equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves também esteve presente para ouvir denúncias e tirar dúvidas sobre os direitos da população idosa. “Hoje é um dia muito importante. Mapeamos mais de 800 pessoas que tinham direito ao BPC, mas ainda não recebiam, e fizemos questão de informá-las. Garantir o acesso ao benefício é assegurar direitos fundamentais de idosos e pessoas com deficiência”, afirmou o prefeito João Campos.
Para o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o cuidado: “A Caravana de Direitos 60+ está alinhada às diretrizes da ONU para uma década de envelhecimento saudável, garantindo uma vida digna, ativa e saudável aos idosos da cidade.”
A ação contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Combate à Fome, de Saúde, e de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, além de entidades como a OAB-PE, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR) e o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região.
Leia menos
















