Insegurança em Pernambuco faz mais uma vítima fatal

A insegurança que se instaurou em Pernambuco fez mais uma vítima fatal. Desta vez, um homem, que ainda não foi identificado, foi assassinado a tiros na tarde deste domingo (28), na comunidade do Alto do Pascoal, na Zona Norte do Recife. 

Segundo informações preliminares, a vítima estava assistindo a uma partida de futebol amador na comunidade, quando foi surpreendido por quatro suspeitos encapuzados, que desferiram diversos tiros contra ele, que não resistiu e morreu no local.

Veja outras postagens

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta sexta-feira, 12, das 11h às 18h, em sessão virtual extraordinária, se referenda a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Na quinta, Moraes derrubou a decisão da Câmara dos Deputados, que se recusou a cassar a parlamentar, condenada pelo STF e presa na Itália, mantendo-a no cargo. O magistrado também determinou que o presidente da Casa, Hugo Motta, efetive a posse do suplente no prazo máximo de 48 horas, conforme prevê o regimento. As informações são da Revista Veja.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Ricardo Noblat – Metrópoles

O Congresso Nacional viveu 48 horas de tensão absoluta, marcando o que o jornalista veterano Ricardo Noblat classificou como o ponto mais baixo do legislativo brasileiro desde a redemocratização de 1985. Em uma edição do programa Noblat Blá Blá, os jornalistas detalharam uma sequência de eventos que incluiu a expulsão física de um deputado, a censura à imprensa e manobras para salvar mandatos de parlamentares condenados.

O “espetáculo” de violência e censura

A normalidade foi rompida quando o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), em ato de protesto, ocupou a cadeira da presidência da Câmara. A resposta da presidência da Casa, comandada por Hugo Motta, foi descrita como desproporcional e autoritária – muito diferente do caso de agosto, quando a extrema-direita sequestrou a mesa e paralisou a pauta Legislativa.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi avisado por senadores do PSD e do MDB que o PL da Anistia deve ser aprovado pelo Senado Federal. As informações são da CNN.

O petista conversou com parlamentares das duas siglas, que traçaram um cenário favorável à aprovação da proposta, apesar da previsão de placar apertado.

Segundo relatos feitos à CNN, o presidente indicou que atuará até a próxima semana pelo adiamento ou derrubada da votação da iniciativa.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

EXCLUSIVO

A governadora Raquel Lyra (PSD) segue cooptando ex-prefeitos com cargos em comissão no Governo do Estado. Já tem praticamente um batalhão de ex-prefeitos e ex-candidatos em cargos comissionados, visando a eleição de 2026. Desta vez, o nomeado foi Romero Leal Ferreira, ex-prefeito de Vertentes.

No ano de 2004, Romero ingressou na política e se elegeu prefeito. Foi reeleito em 2008, 2016 e 2020. Há três meses, recebeu a governadora com festa, em sua casa em Vertentes. “Hoje foi um dia histórico para Vertentes e todo o Agreste. Tivemos a honra de receber em nossa terra a governadora Raquel Lyra”, disse na ocasião.

Romero declarou no Instagram que recebeu de Raquel a “missão” de ser candidato a deputado estadual.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O STF (Supremo Tribunal Federal) avalia transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de Papudinha.

A mudança passou a ser defendida, inclusive, por aliados e familiares do dirigente da direita devido ao cenário improvável de prisão domiciliar ainda neste ano. As informações são da CNN.

Bolsonaro tem reclamado da permanência na Superintendência da PF (Polícia Federal) do Distrito Federal, onde está preso desde 22 de novembro.

Palmares - Natal Encantado 2025

*Por Ademar Rafael

No Brasil, é extensa a lista de jornalistas que não se limitaram a transformar fatos em notícias, extrapolaram a linha invisível e eternizaram fatos, transformando-os em histórias. Também é longa a lista de jornalistas biógrafos. Ruy Castro e Fernando Morais são grandes ícones neste grupo.

Magno Martins, jornalista egresso do Pajeú, meu conterrâneo de Afogados da Ingazeira, desde cedo integra as duas listagens. Usando armas utilizadas na Administração Estratégica, mergulha em cenários distintos e complexos e deles retira dados e fatos, transformando-os em ricas, úteis e confiáveis informações.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), avalia que Pernambuco vive um momento de virada política e econômica, impulsionado pela perspectiva de uma vitória do prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Governo do Estado, e pela continuidade do presidente Lula (PT) no comando do País.

Em entrevista à Folha, o ministro destacou que o sentimento predominante entre os pernambucanos é de expectativa pela retomada do desenvolvimento, um cenário que, segundo ele, se fortalece à medida que pesquisas mostram o socialista ampliando vantagem sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB).

Raquel empacou. Não sai do lugar!  

Saiu ontem mais uma pesquisa, desta vez Big Data-CNN, apontando o prefeito do Recife e pré-candidato do PSB a governador, João Campos, mantendo uma dianteira de 30 pontos ante a governadora Raquel Lyra (PSD), candidata à reeleição. Os números ratificam outros levantamentos e confirmam um cenário sem novidades em termos de reação por parte da governadora.

E olha que Raquel tem investido maciçamente em propaganda na TV, no rádio e nos veículos on-lines! E, incrivelmente, não sai do mesmo estágio nas pesquisas desde que completou o primeiro ano de gestão. E não reage apenas eleitoralmente, nas sondagens de intenção de voto. Igualmente, permanece com baixos índices de avaliação positiva do seu governo.

Carlos Bolsonaro, que renunciou ao cargo de vereador do Rio de Janeiro na quinta-feira (11), atuará como conselheiro do senador Flávio Bolsonaro durante sua campanha à Presidência da República. Apesar de não participar integralmente da campanha, Carlos manterá contato próximo com o irmão, com quem conversa diariamente por telefone.

Segundo Bergamasco, “Carlos Bolsonaro terá o papel de conselheiro, porque está absolutamente focado em sua própria campanha, que disputará como senador pelo estado de Santa Catarina. Não irá participar inteiramente da campanha [de Flávio], mas, fica como consultor, já que conversam todos os dias por telefone, são dois irmãos que se dão muito bem”. As informações são da CNN.

O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou nesta quinta-feira (11) a programação de aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2026. O montante chega a R$ 52,6 bilhões, o maior já destinado, e representa aumento de 11,1% em relação ao ano anterior.

A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, que destacou a importância da articulação entre governo federal, Sudene e conselheiros para fortalecer iniciativas alinhadas ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

O deputado estadual Nino de Enoque (PL) concedeu o Título de Cidadão Pernambucano ao empresário paulista Felipe Guimarães durante solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10). O parlamentar destacou a atuação de Guimarães à frente da empresa FG Service, instalada em Pernambuco há 14 anos, com geração de empregos e expansão de atividades no estado. “Felipe é merecedor dessa homenagem pela sua história de superação, pela coragem e, sobretudo, por acreditar e investir em nosso estado”, afirmou Nino.

Ao receber a honraria, Felipe Guimarães agradeceu ao Legislativo estadual e ressaltou a importância do reconhecimento em sua trajetória profissional. Segundo ele, o título representa um marco pessoal e simboliza sua relação com Pernambuco. A cerimônia reuniu autoridades, colaboradores e convidados.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anulou, nesta quinta-feira (11/12), a decisão da Câmara dos Deputados e decretou a perda imediata do mandado da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

Moraes considerou que, segundo previsto pela Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, “cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO, ou seja, editar ato administrativo vinculado”, ressaltou na decisão. As informações são do Metrópoles.