Insatisfeito com falta de espaço no governo, Paulo Câmara pede para deixar o PSB

O ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara entregou, ontem, carta de desfiliação do PSB após ter sido vetado pelo partido em indicações a ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Sua saída deve acentuar a divisão no diretório estadual da legenda, que passa por enfraquecimento nos últimos anos. As informações são do Estadão.

O grupo de Câmara acusa o prefeito de Recife, João Campos, e o agora ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, de se unirem para minar suas possibilidades de indicação a uma pasta no governo. Afirmam que Campos quer tomar para si todo o protagonismo da legenda no Estado e que França temia a concorrência na disputa por ministérios. Confira a carta na íntegra abaixo:

Ao presidente do Partido Socialista Brasileiro, Sr. Carlos Siqueira.

Ingressei no PSB, a convite do governador Eduardo Campos, em 2014, para ser candidato ao Governo de Pernambuco. Naquele ano, em 13 de agosto, sofremos todos a perda de nossa maior liderança num trágico acidente aéreo. Eduardo foi um político e gestor público que fez história no Brasil transformando nosso estado para melhor.

Nos oito anos seguintes, tive a difícil tarefa de suceder o melhor governador da história. O que já não seria fácil se tornou ainda mais desafiador, com as sucessivas crises enfrentadas pelo país e pelo mundo, a mais grave de todas a pandemia da Covid-19.

Minha dedicação a Pernambuco foi integral em meus dois mandatos. Avançamos em todas as áreas da gestão, sobretudo na educação, ao atingir a marca de melhor ensino médio do país.

Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB. Quero agradecer a todos os companheiros e companheiras de partido que sempre estiveram ao meu lado nesse período, nas pessoas do nosso presidente nacional, Carlos Siqueira e estadual, Sileno Guedes.

Não estaremos mais ombro a ombro, mas permaneceremos no mesmo front, defendendo políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis e lutando por um Brasil mais justo.

Muito obrigado e que Deus nos abençoe!

Paulo Câmara – ex-governador de Pernambuco

Veja outras postagens

Faltando dez meses para as eleições do ano que vem, o cenário para governador em Pernambuco segue inalterado, com o pré-candidato do PSB, João Campos, na dianteira. No último levantamento do ano do instituto Opinião, em parceria com este blog, em três cenários testados, João abre uma frente de 25 pontos percentuais ante a governadora Raquel Lyra (PSD).

No primeiro cenário, com o ex-ministro Gilson Machado (PL) na condição de candidato do eleitorado conservador, representando o bolsonarismo, João aparece com 53,6% e Raquel, com 26,8%, enquanto Gilson pontua apenas 3,4% e Ivan Moraes (PSOL) tem 0,7%. Brancos e nulos somam 7,6%, e indecisos, 7,9%.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A pior governadora do Nordeste 

Como “presente” de Natal, a governadora Raquel Lyra (PSD) não poderia ter recebido pior notícia: pelo levantamento do Atlas Intel, é a pior governadora do Nordeste e, entre os 27 chefes de Estado, a terceira mais reprovada do país, acima apenas de Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, e de Wilson Lima (UB), do Amazonas.

Raquel tem apenas 33% de aprovação e 55% de desaprovação, enquanto 12% disseram não saber. Quanto à avaliação do governo, 17% consideram ótimo ou bom, 47% regular e 36% ruim ou péssimo. O ranking dos governadores foi produzido a menos de um ano das eleições de 2026, quando Raquel buscará a recondução ao cargo.

A governadora de Pernambuco tem aprovação abaixo da média nacional e distante da do gestor estadual mais bem avaliado do Nordeste, Rafael Fonteles (PT), do Piauí, que tem 69% e é o segundo melhor do País. Ainda na região, João Azevêdo (PSB), da Paraíba, tem avaliação de 59% (ótimo/bom) a 32% (ruim/péssimo). 

Toritama - Tem ritmo na saúde

Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, mantendo a tradição do horário bacurau do blog, trago a última pesquisa de intenção de voto para governador de Pernambuco feita pelo instituto Opinião, de Campina Grande (PB).

Mostra que há uma polarização entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), sem chances de terceira via. Vale a pena dormir hoje um pouquinho mais tarde.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) a proposta que reduz as penas de Jair Bolsonaro (PL) e de outros condenados por atos golpistas, conhecido como PL da Dosimetria. Foram 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção.

Pela manhã, o texto recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 8 de dezembro, o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pelas regras atuais, Jair Bolsonaro terá direito a pedir a progressão após cumprir cerca de sete anos no regime fechado. A previsão da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal é de que o ex-presidente possa progredir ao semiaberto em 23 de abril de 2033.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Pré-candidato a Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse nesta quarta-feira (17/12), após um encontro com empresários em São Paulo, que sua candidatura é “viável” e deve atrair partidos do Centrão.

“Foi mais uma conversa para mostrar que a cada dia que passa é uma candidatura mais forte, mais viável e que será vitoriosa e acalmar todos aqui com relação a essa torcida, que parte de alguns, de querer causar animosidade entre Bolsonaro, Tarcísio e outros partidos como União Brasil, Progressistas, PSD, Republicanos. Eu sou da política, sei como funciona o jogo do poder em Brasília”, disse o senador a jornalistas. As informações são do Metrópoles.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou, nesta quarta-feira (17), uma operação de combate ao furto de água no trecho da inversão da Adutora de Jucazinho, sistema em fase de testes que tem como objetivo levar água do Rio São Francisco ao município de Riacho das Almas. A medida ocorre em meio ao colapso da Barragem de Jucazinho, que opera com menos de 1% da capacidade. No primeiro dia da ação, foram identificadas e removidas ligações clandestinas em propriedades rurais e em um parque de vaquejada, resultando em aumento imediato da vazão de 6 litros por segundo, volume suficiente para abastecer cerca de 3.500 pessoas por dia.

A operação conta com atuação integrada da Compesa, da Secretaria de Defesa Social, das Polícias Militar e Civil e do Instituto de Criminalística, e será realizada em etapas para eliminar ligações irregulares ao longo da adutora. Segundo a companhia, o objetivo é alcançar a vazão prevista de 50 litros por segundo, associada a outros ajustes operacionais, durante a conclusão dos testes do sistema. Atualmente, cerca de 100 litros por segundo são i

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns, terá curso técnico de enfermagem a partir do ano letivo de 2026. A inclusão da formação na grade da unidade foi oficializada após indicação apresentada pelo deputado estadual Izaías Régis, em março deste ano, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A medida amplia a oferta de educação profissional na região do Agreste Meridional e atende à demanda por formação técnica na área da saúde.

Segundo o parlamentar, a solicitação levou em conta a necessidade regional por profissionais de enfermagem. “O pedido nasceu da escuta da população e da compreensão de que Garanhuns e toda a região têm uma grande demanda por profissionais de enfermagem”, afirmou Izaías Régis. As inscrições para o processo seletivo do curso estão abertas de 17 a 29 de dezembro de 2025, com provas previstas para ocorrer entre os dias 6 e 15 de janeiro de 2026.

O Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (CONDOMAR) realiza nesta quinta-feira (18), em Pesqueira, a última Assembleia Geral Ordinária de 2025, com a participação de representantes dos municípios consorciados. O encontro ocorre a partir das 9h, no Hotel Estação Cruzeiro, e encerra o calendário institucional do consórcio neste ano.

A pauta inclui a apresentação da prestação de contas do exercício de 2025 e a definição do planejamento e das diretrizes para 2026, além de outros temas de interesse comum. Após a assembleia, está previsto um almoço de confraternização, às 12h.

A Polícia Federal (PF) tem em mãos a documentação que comprova uma das viagens de Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, com o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula (PT). Os dois viajaram de 1ª classe de Guarulhos (GRU) para Lisboa (LIS), no dia 8 de novembro do ano passado.

Os documentos da PF incluem até mesmo as poltronas usadas pelos dois. O Careca do INSS estava no assento 3A, enquanto Lulinha se encontrava mais atrás, no de número 6J. Ambos os assentos são na primeira classe, e ambos na janela. As informações são do Metrópoles.

As fortes chuvas que atingem Petropólis, na região serrana do Rio de Janeiro, desde a tarde desta terça-feira (16), provocam alagamentos de vias e deixam a cidade em estado de atenção. Carros chegaram a ser arrastados pela enxurrada e a prefeitura suspendeu as aulas da rede municipal.

Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas nesta quarta-feira (17) pelo ocupante de um carro que foi retirado do rio Palatino, na altura do túnel Extravasor, no Centro.

Além de atender a uma ala do União Brasil, o presidente Lula usou a troca no comando do Ministério do Turismo para fazer um aceno ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). As informações são do Metrópoles.

Durante a reunião ministerial desta quarta-feira (17/12), Lula anunciou que Celso Sabino deixará o cargo de ministro do Turismo no governo. Ele será substituído pelo paraibano Gustavo Feliciano.

Gustavo é filho do deputado federal Damião Feliciano (PB), que integra a ala governista do União Brasil. Pai e filho têm uma relação muito próxima com Motta, que deu aval para a escolha.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por 4 votos a 2, reformar a sentença de primeira instância e manter os mandatos do prefeito de Pesqueira, Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marquinhos Xucuru, e da vice-prefeita Cilene Martins de Lima, eleitos nas eleições municipais de 2024. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (17), no âmbito do Recurso Eleitoral nº 0600530-64.2024.6.17.0055, originado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

A ação apurava suposta prática de abuso de poder político e econômico durante a campanha, relacionada à execução de obras de asfaltamento na localidade de Baixa Grande, no período eleitoral. Por maioria, o plenário do TRE-PE entendeu que não houve comprovação dos elementos necessários para caracterizar abuso, afastando as acusações por ausência de provas de desvio de finalidade ou de uso indevido da estrutura pública com fins eleitorais.

Com a decisão, o Tribunal anulou a cassação aplicada anteriormente, manteve a validade do resultado das urnas e garantiu a permanência de Cacique Marquinhos Xucuru e Cilene Martins no exercício dos cargos, sem aplicação de sanções de inelegibilidade. O voto vencedor foi apresentado pelo desembargador Washington Luiz Macedo de Amorim, acompanhado pelos desembargadores Roberta Vianna Jardim, Breno Duarte Ribeiro de Oliveira e Paulo Augusto de Freitas Oliveira, ficando a redação do acórdão sob sua responsabilidade. Ainda cabe recurso às instâncias superiores. Com informações do Portal Panorama.