O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizou, nesta quinta-feira (20), a cerimônia de conclusão das turmas de residência em saúde de 2025. Em um evento marcado pela emoção e pelo reconhecimento ao esforço dos profissionais em formação, a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, foi homenageada ao dar nome à turma deste ano. Em seu discurso, ela destacou a importância do compromisso com a saúde e a trajetória do instituto na formação de especialistas.


A seguir, a íntegra do discurso de Tereza Campos:
Leia mais“Queridos residentes, seus familiares, coordenadores, preceptores, demais colaboradores do IMIP e convidados!
É com imensa alegria e emoção que me dirijo a vocês nesta manhã tão especial, de conclusão das turmas de residência em saúde do IMIP no ano de 2025.
No IMIP, o primeiro programa de residência foi instituído na década de 60, com o Programa de Residência Médica em Pediatria. São mais de 50 anos dedicados à formação de residentes.
Hoje é mais um dia de celebração, de conquista e, acima de tudo, de renovação do compromisso com a saúde.
Receber esta homenagem, dar nome a esta turma de profissionais tão dedicados, é um privilégio que levo para o resto da vida. Saber que, de alguma forma, minha trajetória no Sistema de Saúde inspirou essa escolha me emociona profundamente. Mais do que um reconhecimento, vejo essa homenagem como um laço que nos une para sempre, pois agora caminhamos juntos na missão de cuidar das pessoas e transformar vidas.
Sei que essa caminhada não foi fácil. Foram anos de dedicação intensa, plantões exaustivos e incontáveis desafios que foram superados com o apoio dos seus pais, familiares e amigos. Mas hoje, ao concluírem o programa de residência e celebrarem esta conquista, saibam que cada sacrifício valeu a pena. Vocês não apenas terminaram um ciclo, mas se qualificaram como agentes de mudança na saúde, levando consigo conhecimento, experiência e, sobretudo, humanidade.
Todas as profissões da saúde são muito mais do que ciência. São um chamado para servir. Aqui no IMIP, a atenção é integral, aprendemos e ensinamos pelo exemplo de que assistir vai além de tratar doenças, é promover saúde e cuidar das pessoas.
Cuidamos de histórias, de sonhos, esperanças e reverenciamos os legados do Professor Fernando Figueira e do Dr. Antônio Carlos Figueira.
Cada paciente que passou por vocês depositou confiança no seu olhar, na sua escuta, no seu toque, no seu conhecimento e no seu acolhimento. Essa responsabilidade foi imensa, mas também uma das maiores honras que a vida pôde lhes dar.
Ao longo da minha trajetória, aprendi que na saúde não há fórmulas exatas. Mas sim, ciência, técnica, gestão e pessoas. E é isso que peço que nunca esqueçam.
Jamais percam a essência do cuidado, a humildade para aprender e a coragem para inovar. Sejam inquietos, busquem sempre o melhor, mas, acima de tudo, promovam a saúde integral para todos.
Obrigada por essa honrosa homenagem e parabéns aos residentes 2025!”
Leia menos