A saúde pública do Estado volta a ser alvo de denúncias de descaso. O paciente Adalberto Henriques Filho, de 70 anos, está internado há quatro meses no Hospital Getúlio Vargas, no Recife, após sofrer uma fratura na perna. Apesar da gravidade do caso e da idade avançada, o idoso ainda não foi submetido à cirurgia necessária, acumulando sofrimento e risco à sua integridade física. A família afirma que o hospital apresenta justificativas recorrentes para a não realização do procedimento, como problemas estruturais e questões clínicas não comprovadas.
De acordo com denúncia apresentada à Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde e também ao Ministério Público de Pernambuco, a situação expõe falhas graves na assistência ao paciente, que permanece internado sem perspectiva de alta ou tratamento adequado. Relatos dão conta de que, além da espera pela cirurgia, há descaso no acompanhamento clínico, inclusive com omissões em procedimentos básicos. O caso já foi formalizado junto à Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital, que deve apurar as irregularidades.
O sobrinho do paciente, Antonio Ricardo Magalhães Veras e Nascimento, responsável pela denúncia, afirmou que a negligência agrava ainda mais o quadro de saúde do idoso, que precisa de cuidados urgentes. Ele cobra providências imediatas para garantir o direito à saúde de Adalberto Henriques Filho, ressaltando que o hospital não pode continuar ignorando a gravidade da situação. O Ministério Público foi acionado para que medidas sejam tomadas com urgência, a fim de assegurar o atendimento digno ao paciente.
A unidade da Aché Laboratórios Farmacêuticos no Complexo Industrial Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, vai passar por uma ampliação de R$ 267 milhões, com previsão de 3 mil empregos diretos e indiretos.
A nova etapa – anunciada oficialmente hoje e já em construção – terá 13.565 m² e permitirá a produção de medicamentos estéreis (injetáveis de uso hospitalar e colírios, entre outros), com capacidade anual de 40 milhões de unidades. A conclusão está prevista para 2026. O prefeito Lula Cabral comemorou a confirmação do investimento e destacou os efeitos positivos para o município.
“A construção e operação da nova unidade terá um impacto significativo na economia local. As obras civis, montagem e operação do empreendimento gerarão empregos e renda imediatos, dinamizando a economia local, impulsionando setores como o de fornecedores, transporte, alimentação e comércio”, destacou o prefeito.
Ainda segundo o gestor, a demanda por profissionais qualificados na indústria farmacêutica também irá fomentar a capacitação profissional na região, com a criação de novos cursos técnicos. Além disso, o fortalecimento da base fiscal do município, por meio da arrecadação de impostos, possibilitará melhorias em infraestrutura e serviços públicos.
“Esse ciclo de crescimento é resultado de uma gestão administrativa e política proativa, Temos focado na criação de um ambiente favorável a investimentos, simplificando processos administrativos, priorizando o licenciamento de empresas e mantendo um diálogo constante com o setor privado. A articulação do município com as cadeias produtivas do Complexo de Suape é outro ponto de destaque. Ações de qualificação e empregabilidade para a mão de obra local são realizadas para que haja uma integração entre as demandas industriais e os trabalhadores da região”, explicou Cabral.
Recife já ficou para trás de Salvador e Fortaleza tem um bom tempo no quesito hotelaria. Mas com a chegada do Novotel Recife Marina, localizado no coração do Recife, colado com o Marco Zero, isso parece ser uma página que começa a ser virada. Vim conhecer este maravilhoso hotel neste fim de semana e confesso que estou encantado.
Primeiro, pelo alto padrão das suas instalações, serviços e atendimento. Depois, pela localização. Além de privilegiada, onde o hóspede abre a janela e se depara com o mar e do outro lado é possível contemplar o sítio histórico da cidade, o hotel oferece uma experiência completa com apartamentos confortáveis, rooftop, piscina de borda infinita, spa e academia.
Projetado por Jerônimo Cunha Lima, virou, em apenas um ano, tempo do seu funcionamento pleno, num perfeito local para negócios ou lazer, com fácil acesso ao Marco Zero e ao complexo Porto Novo Recife. Suas modernas salas de eventos, equipadas com tecnologia de ponta, são ideais para qualquer ocasião.
A equipe do hotel garante um atendimento de excelência para tornar sua estadia ainda mais especial. Os apartamentos no piso superior com camas de alto conforto, tem varanda com vista para o mar. Possui Smart Tv Digital Ar-condicionado, Frigobar, Cofre eletrônico e Internet Wi-Fi grátis.
O café da manhã é um manjar dos deuses, uma verdadeira imersão na cultura local, com opções que celebram os sabores típicos da região. Entre as delícias, o tradicional bolo de rolo, tapioca, cuscuz, pamonha, canjica e mungunzá. Tem também uma variedade de pães, frutas frescas e pratos quentes.
O buffet proporciona ainda uma refeição saborosa e cheia de história, ideal para começar o dia com o melhor da gastronomia local em um ambiente acolhedor e moderno. Local perfeito para relaxar e aproveitar o clima tropical de Recife.
O hotel tem um excelente restaurante e parceiros vizinhos por excelência, como o Bargaço e o japonês Quisu, que por muito tempo funcionou no Riomar. Aos sábados, os hóspedes podem desfrutar de uma Feijoada sem igual, com música ao vivo, um chorinho, e uma vista privilegiada para a marina. Cultura e descontração em um só lugar.
Com borda infinita e uma vista deslumbrante, a piscina, por sua vez, oferece um ambiente tranquilo e sofisticado para os hóspedes. Ideal para momentos de lazer, seja para um mergulho refrescante ou para relaxar à beira da água, a piscina é um verdadeiro refúgio, complementado pelo bar da piscina, que serve bebidas geladas e coquetéis exclusivos, criando uma experiência completa e única.
Já o centro fitness é moderno e bem equipado, ideal para quem busca manter sua rotina de exercícios durante a estadia. Com equipamentos de última geração, o espaço é perfeito para treinos de força e condicionamento cardiovascular, proporcionando uma experiência prática e confortável para os hóspedes que desejam cuidar do corpo e bem-estar enquanto aproveitam a viagem.
O Novotel Recife Marina dispõe de quatro salas de eventos, sendo duas menores, perfeitas para reuniões íntimas, e duas grandes, no estilo salão, ideais para conferências ou eventos corporativos de grande porte. Todos os espaços são equipados com tecnologia de ponta e iluminação natural, proporcionando um ambiente confortável e funcional.
Com flexibilidade para atender às suas necessidades, a equipe do hotel fica disponível para garantir o sucesso de qualquer evento, com um atendimento personalizado e de excelência.
Se o leitor não conseguiu acompanhar a homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!
O ministro Celso Sabino, do Turismo, avisou o presidente Lula, há pouco, que vai pedir demissão do Governo. A saída do cargo foi anunciada após Sabino conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada.
Sabino é filiado ao União Brasil e foi eleito deputado federal pelo Pará. Ele retornará à Câmara dos Deputados após dois anos à frente do Ministério do Turismo. Ele manteve conversas nas últimas semanas com dirigentes e aliados para tentar uma solução e evitar a saída da pasta.
O ministro gostaria de seguir no cargo ao menos até a realização da COP30, que será realizada em novembro em Belém.
O Santa Cruz tem conversas avançadas para fechar com a Reebok, fornecedora de materiais esportivos do Botafogo, para produzir suas camisas a partir do ano que vem. Clube e empresa estão em detalhes finais do negócio, discutindo cláusulas. O tempo de contrato proposto será de 3 anos.
Em paralelo ao andamento avançado da negociação, o Tricolor está em fase final de distrato com a Volt, sua atual fornecedora. O vínculo com a empresa encerra no fim deste ano e não será renovado.
O Globo Esporte apurou que a marca inglesa não foi a melhor proposta financeira entre as recebidas pelo Santa Cruz, mas o valor agregado da marca impactou o Tricolor a avançar nas conversas e aceitar o projeto. Diadora, Kelme, Topper e Macron apresentaram propostas formais ao clube.
A Kappa, há meses, figurou como principal interessada e proponente a ser a nova marca a estampar os uniformes da Cobra, mas não houve acerto porque o Sport entrou no circuito, estabelecendo prioridade na negociação.
Fora do Brasil, a Reebok patrocina o chileno Unión Española. Ela também vestiu São Paulo, Cruzeiro, Internacional e Vasco, além de ter patrocinado a Seleção Argentina.
Para celebrar a marca de 20 anos de jornalismo digital, o jornalista Jamildo Melo promove um jantar para reunir amigos e leitores no dia 6 de outubro, a partir das 18h, no Mirante do Paço, localizado no Paço Alfândega, no Recife Antigo.
O jantar será no formato de adesão com parte da renda revertida para instituições de caridade e contará com a presença de autoridades, políticos, gestores, empresários e profissionais liberais de diversos setores econômicos, além de jornalistas e amigos de jornada. A importante data será celebrada com show especial da cantora Clara Sobral e abertura do DJ Pepe Jordão, além de participações especiais.
Em 2024, o site Jamildo.com ganhou vida, porém, o Blog do Jamildo já existe desde 2006. O blog nasceu no portal NE10 e, agora com vida própria, é referência em Economia, política e cobertura em tempo real.
“Quero dividir essa conquista com todos que acompanham e acreditam no nosso trabalho. Está será uma noite para celebrar não apenas uma trajetória, mas o compromisso coletivo com a informação e com a democracia”, disse Jamildo Melo.
Serviço
Celebração dos 20 anos de Jornalismo Digital de Jamildo Melo
Data: Segunda-feira, dia 6 de outubro de 2025, a partir das 18h
Local do evento: Mirante do Paço (Paço Alfândega – Recife Antigo)
O Sextou de hoje será uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat. O entrevistado será Paulo André Pires, produtor de Chico, que conviveu com ele boa parte da sua vida.
Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, o cantor, que faleceu em fevereiro de 1997, vítima de um acidente de automóvel, deixou dois discos gravados: ‘Da Lama ao Caos’ e ‘Afrociberdelia’. Seus dois álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone, elaborada a partir de uma votação com 60 jornalistas, produtores e estudiosos de música brasileira.
O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.
Nove deputados federais do PSol protocolaram, na última quarta-feira, uma representação no Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o empresário Tallis Gomes. A acusação questiona a campanha identificada pela hashtag “DemitaExtremistas”, que incentiva empregadores a demitirem funcionários que celebraram a morte do norte-americano Charlie Kirk.
A campanha de Nikolas busca pressionar as empresas pela demissão de trabalhadores que se manifestaram sobre Kirk, assassinado em 10 de setembro nos Estados Unidos. Os congressistas sustentam que essa prática viola direitos constitucionais fundamentais. As informações são do portal Poder360.
“Sob a desculpa de que estariam ‘perseguindo extremistas que apoiam a morte’, em referência as pessoas que se manifestaram nas redes sociais de forma crítica às opiniões do norte-americano Charlie Kirk, militante de extrema direita assassinado em 10/09 nos Estados Unidos, os denunciados têm levado a cabo uma verdadeira campanha de incentivo à perseguição de trabalhadores por suas convicções políticas, violando a liberdade de manifestação do pensamento (artigo 5º, IV, CF), liberdade de consciência (artigo 5º, VI, CF) e de convicção filosófica ou política (art. 5º, VIII)”, dizem os congressistas.
Os deputados classificam a iniciativa como uma campanha organizada contra trabalhadores por suas opiniões políticas. Na representação, afirmam que as ações configuram “ilícitos trabalhistas de abuso de direito e assédio laboral por motivos de convicção filosófica ou política”.
A representação foi assinada pelos deputados Guilherme Boulos (Psol-SP), Erika Hilton (Psol-SP), Célia Xakriabá (Psol-MG), Henrique dos Santos Vieira Lima (Psol-RJ), Ivan Valente (Psol-SP), Luciene Cavalcante da Silva, Talíria Petrone Soares (Psol-RJ), Tarcísio Motta de Carvalho (Psol-RJ) e Paulo Lemos (Psol-AP).
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da área central do Recife seguem em ritmo acelerado e contam atualmente com 17 frentes de serviço em andamento nos bairros do Pina, Boa Viagem, Afogados, Bongi e Ilha Joana Bezerra. A previsão é que os trabalhos nessas localidades sejam concluídos até dezembro de 2025.
O projeto de expansão da rede, que representa um investimento de R$ 52 milhões, vai beneficiar cerca de 38 mil pessoas. As intervenções estão sendo realizadas por meio da Parceria Público-Privada entre a Compesa e a BRK, e foram planejadas nessa fase para reduzir ao máximo o impacto no cotidiano da população, especialmente nas áreas de grande fluxo.
Para isso, estratégias como a execução de parte das obras no período noturno vêm sendo adotadas. Durante o dia, os equipamentos permanecem nos locais das intervenções de forma organizada e devidamente sinalizada, garantindo mais agilidade e segurança ao andamento das obras.
“Planejamos cada etapa com muito cuidado para equilibrar dois pontos fundamentais: a agilidade na execução das obras e o menor impacto possível para quem circula pela cidade. Por isso, optamos por concentrar parte das atividades à noite e organizar toda a sinalização necessária durante o dia. Essa logística tem sido essencial para manter o trânsito fluindo e, ao mesmo tempo, avançar no ritmo esperado”, explica o diretor da Compesa, Ricardo Torres.
Até o momento, já foram assentados mais de 30 mil metros de redes de esgoto na obra. A iniciativa também contempla os bairros do Coque, Cabanga e Prado, que estão no planejamento de obras ou já receberam intervenções. O projeto é considerado estratégico para a melhoria da saúde pública e a preservação do meio ambiente, ampliando a cobertura de coleta e tratamento de esgoto na capital pernambucana.
“O compromisso com a saúde e o bem-estar dos pernambucanos segue pautando a Compesa que, junto à BRK, tem conseguido dar celeridade às obras de expansão. São intervenções prioritárias, conforme orienta a governadora Raquel Lyra, pela importância para a saúde pública e o meio ambiente”, reforça Torres.
Para absorver a nova demanda de esgoto coletado na cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cabanga já está operando em plena capacidade. Localizada na Zona Sul do Recife, a unidade – considerada a maior estação de tratamento de esgoto do Estado – recebe as redes que estão sendo implantadas na obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Desde março deste ano, a ETE passou a funcionar com um novo sistema, que ampliou significativamente sua capacidade de tratamento e já assegura a remoção de 792 toneladas de carga orgânica. O resultado é uma melhora direta na qualidade de vida da população e impactos positivos na preservação ambiental, especialmente no estuário da Bacia do Pina.
No dia seguinte ao ultimato do União Brasil para que seus filiados deixem os cargos no governo federal, o ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir seu futuro na pasta. O encontro ocorreu hoje, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
O União Brasil decidiu acelerar o desembarque do governo. O partido aprovou, ontem, uma resolução que exige que filiados ao partido deixem, em até 24 horas, cargos ocupados no governo Lula. As informações são do portal G1.
Segundo o texto da norma, chancelada pela cúpula nacional da sigla, os membros que não abandonarem os cargos poderão ser punidos disciplinarmente. Entre as punições previstas no estatuto do partido, está a expulsão.
A exigência para que os filiados deixem a gestão Lula foi aprovada após a veiculação de reportagens que apontam uma suposta conexão entre o presidente nacional do partido, Antonio de Rueda, e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Rueda nega.
Em nota à imprensa, o partido indica enxergar influência do governo federal na divulgação das informações. A sigla afirma que há uma “percepção de uso político da estrutura estatal” para desgastar Rueda.
Sabino, que é deputado federal pelo União Brasil (PA), está há mais de dois anos no cargo de ministro do Turismo. Ele foi anunciado por Lula em julho de 2023 como substituto de Daniela Carneiro. Há semanas, ele mantém conversas com dirigentes e aliados para tentar uma solução e evitar a saída da pasta.
O ministro gostaria de seguir no cargo ao menos até a realização da COP30, que será sediada em novembro em Belém (PA) — o político foi eleito no Pará. Além do Turismo, o União Brasil tem no governo o Ministério do Desenvolvimento Regional, comandado por Waldez Góes, e da Comunicações, chefiado por Frederico Siqueira. Eles não serão afetados pela decisão.
Embora as pastas sejam atribuídas ao partido, os ministros não são filiados ao partido e estão na cota pessoal do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, esteve cumprindo agenda em Brasília, ontem. A gestora conseguiu a confirmação de que o município receberá um reforço de R$ 42 milhões para investimentos nas áreas de drenagem e contenção de encostas.
Durante o encontro, o Governo Federal divulgou a nova seleção do PAC Encostas e Drenagem. O evento teve a presença do presidente Lula; além do ministro das Cidades, Jader Filho; ministro da Casa Civil, Rui Costa; Fazenda, Fernanda Haddad; e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, dentre outros.
Os recursos que serão destinados para Olinda vão beneficiar as regiões de encostas do município, a exemplo de localidades como Caixa D’Água, Monte, Sapucaia, dentre outros. Todas as áreas contempladas são classificadas como risco IV. Após a assinatura do convênio, os projetos serão apresentados à Caixa, para então ser iniciado o processo de licitação das Obras.
Mirella tem se esforçado no ambiente político na articulação para atrair recursos federais e estaduais para a cidade. O panorama é de que se 2025 está sendo um ano de ajustes, 2026 promete muitas obras e investimentos na Marim dos Caetés. “Estamos levando recursos para garantir mais conquistas para a população e construir uma Olinda cada vez mais forte e preparada para o futuro”, destacou Mirella.
A Faculdade de Petrolina (Facape) será palco do lançamento do livro “Pilão Arcado – Confronto e Morte na Operação que Desafiou a Polícia Federal”, de autoria do delegado da Polícia Federal Emerson Rodrigues. A obra revela os bastidores de uma das operações mais marcantes e desafiadoras da história recente do Sertão, ocorrida há 22 anos.
O evento acontecerá no dia 25 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Facape, e contará com a presença de dois protagonistas reais dessa operação: Edson Pacheco, professor da Facape e policial federal aposentado, e Orlando Tolentino, também policial federal aposentado.
Durante o lançamento, o público poderá adquirir exemplares do livro com valor especial, além de ter a oportunidade de conhecer de perto os relatos e experiências de quem esteve diretamente envolvido na ação que marcou época.