Homem escapa de atentado a tiros no Sertão do Moxotó e cobra prisão de criminosos

No último dia 10, Wilian Pereira da Silva, de 35 anos, sofreu um atentado a tiros na BR-110, entre Floresta e Ibimirim, no Sertão do Moxotó. O florestano estava dirigindo seu veículo modelo Virtus quando, próximo ao povoado Campos, um Renault branco começou a segui-lo. Durante uma tentativa de ultrapassagem, um homem no banco traseiro do Renault efetuou vários disparos de espingarda calibre 12 contra a vítima.

A reportagem do Farol de Notícias apurou que Wilian foi atingido de raspão na perna e no braço esquerdo. Ele registrou o ocorrido na Delegacia de Polícia de Ibimirim, onde também identificou o possível mandante e o autor dos disparos.

Veja outras postagens

Por Maurício Rands*

Todo pensamento autoritário é binário. Durante a ditadura, no colégio São Luís, eu não entendia a música que tocava no recreio: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Perguntava-me por que deveríamos sair do país se não o amássemos. Parecia-me que amar era algo que devíamos consagrar aos nossos pais e à menina que mal olhava para nós. Depois, ao ver um “abaixo a ditadura” num muro, perguntei a papai: “ditadura não havia apenas na Uganda de Idi Amin Dada?”

Hoje, uns amam, outros odeiam o STF. Detestam-no todos os que não gostam dos indígenas, dos gays, da igualdade racial e do empoderamento feminino. Também os que adoram arminhas ou acham que a ultradireita nunca tramou uma intervenção militar. Amam o Supremo os que perderam as esperanças de avanço social nos costumes diante de um Congresso Nacional retrógrado, assim como os que reconhecem o papel do STF na preservação de uma democracia que esteve ameaçada por gente que chegou ao poder graças a ela.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O desembargador federal Macário Ramos Júdice Neto, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), foi preso, hoje, pela Polícia Federal (PF), na 2ª fase da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações da Operação Zargun. Policiais prenderam Macário em casa, na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro.

O portal G1 apurou que Macário foi o magistrado que, em setembro, expediu o mandado de prisão do então deputado TH Joias na Operação Zargun. Agentes saíram para cumprir, no total, 1 mandado de prisão e 10 de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Preso na 1ª etapa e solto pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual licenciado Rodrigo Bacellar (União Brasil) é alvo de buscas nesta terça. Há buscas ainda no Espírito Santo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Governo Federal vai anunciar um investimento significativo para o metrô do Recife, logo mais, em Brasília. O presidente Lula (PT) convidou a governadora Raquel Lyra (PSD), o prefeito do Recife, João Campos (PSB) e outros gestores de cidades que possuem linhas do metrô na Região Metropolitana.

Até onde conseguimos apurar, todos os investimentos são exclusivos do Governo Federal, cabendo ao Governo do Estado tocar uma futura concessão. O Governo Lula assegura os empregos dos metroviários até que a concessão seja realizada. Depois da concessão, quem estiver na cadeira do Palácio do Campo das Princesas, a partir de janeiro de 2027, terá que ter muito jogo de cintura para garantir que a concessionária mantenha os atuais postos de trabalho.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Alckmin não será rifado da vice

Se algum partido da coligação de esquerda montada para eleger Lula (PT) em 2022 alimenta expectativas para indicar o vice na sua chapa, que se prepare para tirar o cavalinho da chuva. Geraldo Alckmin (PSB), atual vice, tem amplas chances de ser mantido. E Lula deu, ontem, mais uma sinalização ao elogiá-lo em público sem a menor cerimônia.

Durante a inauguração da nova sede da ApexBrasil, em Brasília, Lula disse que escolheu Alckmin para o Ministério da Indústria pela competência e experiência prática. Ressaltou que nenhum empresário brasileiro tem mais expertise do que Alckmin. Adiantou que antes de escolher o ex-governador de São Paulo para o Ministério ouviu conselhos de pessoas que se diziam altamente qualificadas, mas que nunca haviam colocado ideias em prática.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Estadão

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, hoje, que ter o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associado à sua pré-candidatura à Presidência da República não seria positivo para ela. A declaração foi feita durante uma entrevista ao canal LeoDias TV, no YouTube. E ocorre na esteira de um desgaste de Trump com a militância bolsonarista.

Na sexta-feira passada, Trump tirou o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A decisão também incluiu a remoção da advogada Viviane Barci, mulher do magistrado, e do Instituto Lex, empresa administrada por Viviane com participação dos filhos do casal. As informações são do portal Estadão.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Depois de um ano de conflitos e desgaste na relação entre Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os dois poderes entraram em consenso, hoje, e a pauta de votação foi destravada. Nesta segunda, foram votados projetos de interesse da Casa e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Amanhã (16), os deputados se comprometeram a votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, a autorização para mais um empréstimo para o Estado, no valor de R$ 1,7 bilhão, e todos os outros projetos do Poder Executivo enviados no pacotão e que estão pendentes.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o envio aos peritos da Polícia Federal (PF) dos últimos exames realizados pelos médicos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A perícia está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (17).

Hoje, a defesa do ex-presidente voltou a pedir que o ex-presidente seja submetido a uma cirurgia de urgência e, depois, fique em prisão domiciliar. A defesa de Bolsonaro acionou o Supremo em 9 de dezembro pedindo que o ex-presidente passasse por cirurgia diante da piora do diagnóstico de hérnia inguinal, além de tratamento para o quadro de soluços.

Moraes negou a medida porque os exames apresentados pelos advogados não eram recentes. O ministro ainda determinou que a PF realizasse uma perícia para avaliar o quadro de saúde de Bolsonaro em 15 dias – o que ainda não ocorreu. Com a negativa, a defesa pediu que um médico da equipe pudesse realizar, na própria PF, um exame de ultrassom. No sábado (13), o ministro autorizou o procedimento.

Os líderes da Câmara dos Deputados decidiram, hoje, deixar para 2026 a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública diante de impasses a respeito do texto. O adiamento representa uma derrota do governo, que enviou o texto ao Congresso Nacional e buscava a aprovação da proposta ainda neste ano.

“PEC da Segurança e o PL antifacção fica para o próximo ano”, afirmou o líder do governo na Câmara José Guimarães (PT-CE). O texto da PEC ganhou fôlego após a megaoperação das forças policiais do Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. As informações são do portal G1.

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou, hoje, ao blog da Julia Duailibi, que trabalha em um texto pela rejeição total do Projeto da Dosimetria das penas dos condenados do 8 de janeiro de 2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

“A gente defende a rejeição porque a mera correção dos erros através de emenda já gera a necessidade de retorno à Câmara dos Deputados, onde pode ser resgatado o texto original”, explicou Vieira.

Moradores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, denunciam o abandono na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Estado no município, lotada e sem médicos.

De acordo com relatos de diversos pacientes e acompanhantes, há pessoas aguardando atendimento desde o início da manhã, sem qualquer previsão de consulta, em razão da ausência de profissionais de saúde na unidade.

A situação expõe fragilidades na gestão da saúde pública estadual e reforça as denúncias feitas mais cedo por funcionários do Hospital da Restauração (clique aqui e confira a matéria). Até o momento, não houve esclarecimentos oficiais sobre os motivos da falta de médicos nem sobre medidas adotadas para normalizar o funcionamento da UPA. O espaço segue aberto para o esclarecimento da Secretaria de Saúde do Governo do Estado.

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) solicitou informações ao Governo do Estado para esclarecer quais medidas foram adotadas após a desativação de cadeias públicas em 13 municípios do interior, no que diz respeito à proteção de animais que eventualmente viviam nesses locais. A iniciativa do parlamentar dá continuidade ao trabalho que ele tem realizado de cobranças ao poder público quanto à situação de animais abandonados em unidades de segurança desativadas.

No pedido, enviado hoje, o parlamentar quis saber se, antes do fechamento das unidades prisionais, foi realizado levantamento sobre a presença de animais domésticos ou silvestres e quais providências foram tomadas para evitar situações de abandono, maus-tratos ou riscos à saúde pública. “O Estado precisa ter responsabilidade também sobre os impactos indiretos das suas decisões administrativas. Não podemos permitir que animais sejam simplesmente abandonados. Não é a primeira vez que cobramos respostas sobre esse tipo de situação”, afirma o deputado.

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Fundação Taquaritinguense de Artes e Turismo (FUNTART) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURDE), realizou, neste fim de semana, a primeira edição do TAQUARA IN JAZZ, evento que integrou oficialmente a programação do Natal Serrano 2025.

A abertura do evento ocorreu na sexta-feira (12), com um encontro inédito entre o público e o maestro e trompetista Chico Oliveira, artista reconhecido nacionalmente por sua trajetória de mais de 30 anos ao lado de Jô Soares no SBT e na TV Globo, além de ser o autor do tema musical do programa do apresentador.

Realizada em formato de ensaio aberto, a atividade funcionou como um workshop interativo. Moradores, visitantes e músicos locais acompanharam o processo criativo do maestro, fizeram perguntas e participaram da preparação para o grande show da noite seguinte. O TAQUARA IN JAZZ foi um dos destaques da programação do Natal Serrano 2025, que segue até o dia 31 de dezembro com atrações culturais, musicais e temáticas.