Historiadora conta em livro a origem do Careta de Triunfo

A historiadora Diana Rodrigues realizará, na próxima sexta-feira, a partir das 19h30, no Cine Theatro Guarany, uma sessão de autógrafos da sua obra “Triumpho atrás das máscaras – O Careta Senhor das Ladeiras”.

O ‘Careta de Triunfo’ nasceu de um antigo reisado triunfense, nas apresentações natalinas e ingerindo bebida alcoólica, foi expulso do grupo, saindo pelas ladeiras da cidade. Voltou de cara pintada a desfilar na cidade, dando origem ao Careta, que já conta com 107 anos. Batizado de “O Senhor das Ladeiras”, tem a segunda-feira de Carnaval como seu dia, oficializado em todo o Estado de Pernambuco pela Assembleia Legislativa.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

Carina Lins comemora duas décadas de trajetória com um grande show no próximo domingo (30), no Clube Bela Vista. A cantora, que vive uma fase de renovação artística, promete uma apresentação marcante para o público.

Recentemente, Carina lançou o clipe da música “Eu Só Penso em Ti” e prepara ainda mais novidades, como o EP visual gravado na comunidade, reunindo sucessos do brega em releituras modernas e cheias de identidade. O novo projeto reforça o momento de expansão criativa da artista, que aposta em elementos inovadores para movimentar o brega em 2026.

Há um ano integrando o casting da RME Produções, mesma produtora de Priscila Senna, Carina Lins tem mostrado força, versatilidade e evolução constante. No show comemorativo, além da própria Carina, o público poderá curtir apresentações de Conde, Tayara e outras atrações especiais que prometem completar a festa que começa a partir das 12h. Os ingresso estão a venda na bilheteria digital.

Governadores de direita aliados de Jair Bolsonaro (PL) não se manifestaram após a publicação do vídeo em que o ex-presidente admite violar a tornozeleira eletrônica, que começou a circular por volta das 16h de ontem (22). Cláudio Castro (PL), Jorginho Mello (PL), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) fizeram publicações durante a manhã de apoio a Bolsonaro, mas se eximiram de fazer novos comentários a respeito do caso nas redes sociais até às 16h deste domingo (23), 24 horas depois da veiculação do vídeo.

A publicação com tom mais veemente entre os governadores foi a do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Ele afirmou que a “Justiça hoje no Brasil é utilizada apenas como arma de perseguição ideológica”. O post também foi o mais recente feito pelos governadores até o momento de publicação dessa reportagem: Zema fez o post no X às 15h26 do sábado. As informações são do jornal O Globo.

Entre os governadores, a publicação de apoio ao ex-presidente, feita antes da veiculação do vídeo, foi também a última feita nas redes até o momento, com a exceção de Jorginho Mello, que, às 10h45, anunciou a construção de um hospital em Palhoça (SC). Anteriormente, às 8h do sábado, ele afirmou que “Jair Bolsonaro não teve um julgamento justo e vem sendo privado de liberdade antes mesmo da sua condenação”.

Outra exceção foi Ronaldo Caiado, que foi internado após sofrer uma arritmia cardíaca, e ficará no hospital para a realização de procedimento cirúrgico. Os posts mais recentes das páginas do governador de Goiás foram boletins com atualizações sobre a internação. Às 13h24 do sábado, Caiado publicou um vídeo de apoio ao ex-presidente, e afirmou que a prisão de Bolsonaro se trata de “mais um triste capítulo da vida política nacional”.