Henry e Paulo Roberto querem unir o MDB

Por Magno Martins – exclusivo para a Folha de Pernambuco

Após a reeleição do secretário de Relações Institucionais da Prefeitura do Recife, Raul Henry, à presidência do MDB de Pernambuco, o discurso dentro do partido é de reconciliação e construção de unidade visando as eleições de 2026. Em entrevista à Folha de Pernambuco, tanto Henry quanto o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, um dos principais articuladores da vitória, destacaram que o momento agora é de diálogo, superação das divergências e fortalecimento do partido, deixando de lado qualquer sentimento de revanchismo.

“Temos que buscar um clima de diálogo dentro do partido”, afirmou Raul Henry, ao reforçar que, apesar das agressões que sofreu durante a campanha interna, não há feridas insanáveis. “É hora de virar a página e seguir adiante. A política exige que a gente olhe sempre para o futuro”, pontuou o presidente reeleito. Para ele, a disputa interna teve como centro a linha política da legenda, que é manter a histórica aliança com o PSB. “Não vamos colocar o MDB em um balcão de negócios. Nossa linha política é clara, temos lado. Mas há espaço para todos dentro de um ambiente de harmonia”, disse.

Em sua fala, Paulo Roberto foi na mesma linha. “A gente não pode pensar em vencidos nem vencedores. Temos que pensar no partido e abrir o diálogo”, declarou. Ele destacou que o MDB sai fortalecido da disputa e que, passado o momento eleitoral, o foco deve ser a união. “O MDB tem uma tradição democrática, e precisamos mantê-la viva”, cravou.

Apesar da disputa acirrada, ambos demonstraram confiança na possibilidade de reconstrução da unidade partidária. “Raul tem um fino trato e, do outro lado, também há figuras com espírito conciliador, como o deputado estadual Jarbas Filho e o senador Fernando Dueire. Com a colaboração de todos, podemos fazer um MDB ainda mais protagonista nas próximas eleições”, completou o prefeito.

Outro ponto de convergência entre os dois líderes é o apoio ao PSB, sobretudo à gestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Para Henry, a aliança com os socialistas foi benéfica ao MDB e não está em negociação. “Essa parceria nos elegeu, nos fortaleceu e rendeu projetos importantes, como o Compaz. Defender essa aliança é coerência com o que sempre defendemos”, afirmou o presidente.

Ambos também comentaram sobre o cenário nacional e a possibilidade de uma federação partidária. Segundo Henry, há grandes chances de o MDB federar com o Republicanos, o que, em sua visão, se alinha com o campo político que o partido ocupa em Pernambuco. “Já conversei com Baleia Rossi, presidente nacional do partido, e ele vê com 80% de chances essa união com o Republicanos. Não temos contradição com eles aqui no Estado”, concluiu.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Toritama - Tem ritmo na saúde

EXCLUSIVO

Desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas, em janeiro de 2023, o ex-governador Paulo Câmara, que foi nomeado para o Banco do Nordeste sem o apoio do seu partido, o PSB, se encontrou, neste final de semana, pela primeira vez depois do afastamento das lideranças da legenda, com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na ocasião, foi registrado que os dois tiveram uma longa conversa, o que foi considerado um momento político relevante.

A reconstrução da unidade das lideranças internas do PSB vem sendo trabalhada, há algum tempo, por alguns socialistas. Este grupo considera que a coesão interna do partido é indispensável para trilha de João Campos rumo ao Governo de Pernambuco em 2026, reeditando a estratégia de Eduardo Campos que, antes de iniciar a campanha vitoriosa de 2006, tratou de reconstruir o partido rachado após a derrota de Miguel Arraes, em 1998. O passo seguinte é a reedição da Frente Popular.

Caruaru - Super Refis

Seis vereadores de São José da Coroa Grande, incluindo o presidente da Câmara, Nabuco Lopes, declararam apoio à pré-candidatura de Juliana de Chaparral, primeira-dama de Surubim, à Câmara Federal nas eleições de 2026. Dilson Lins, Vanderson Melo, Beto do Abreu, Cristiano Lemos, Marcondes Enfermeiro e Zé Ramos, anunciara a adesão ao grupo político da pré-candidata no Litoral Sul de Pernambuco.

Além dos parlamentares, importantes lideranças políticas do município também manifestaram apoio ao projeto de Juliana, entre elas Zanza, Goni Barbosa e Dú do Abreu. O grupo conta ainda com os apoiadores Dra. Eduarda Lins, Amigo Nage e João do Cachorro-Quente, que se somam ao movimento de expansão do nome da pré-candidata na região.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Entre os advogados escolhidos e indicados à governadora Raquel Lyra, a gestora escolheu como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o advogado Carlos Gil Rodrigues. Gil disputou a indicação de Raquel com as advogadas Diana Câmara e Adriana Caribé.

Palmares - Festival do Livro

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, está, neste momento, em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas, para entregar a lista tríplice dos advogados que concorrem à vaga do Quinto Constitucional, destinada à representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). A lista é composta pelos advogados Carlos Gil Rodrigues, Diana Câmara e Adriana Caribé. A governadora deve anunciar ainda hoje o nome escolhido.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional São José do Egito realizou, hoje, uma visita institucional à sede da entidade com a presença do coordenador da Polícia Penal responsável pela Região do Pajeú, Luciano Soares de Lima, e do presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/SJE, Rodrigo Piancó.

O encontro teve como pauta principal a situação das cadeias públicas dos municípios de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, que integram a jurisdição da Subseccional. Após a reunião na sede da OAB, a comitiva – composta também pela presidente da Subseccional, Hérica Nunes Brito, – realizou inspeções presenciais nas unidades prisionais locais, a fim de diagnosticar as principais necessidades estruturais e operacionais de cada uma delas.

“Nosso propósito é institucional, ético e humanitário. Precisamos unir esforços entre as gestões municipais, a OAB, a Defensoria e o Estado, para garantir não apenas o cumprimento da lei, mas o respeito à dignidade humana e às prerrogativas da advocacia”, destacou a presidente Hérica Nunes Brito. A partir desse diagnóstico, a OAB São José do Egito elaborou o Ofício Conjunto nº 083/2025, que será apresentado ainda nesta semana aos Poderes Executivos de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, propondo uma parceria formal para reativação, adequação e melhoria das cadeias públicas municipais.

O desembargador Francisco Bandeira de Mello foi eleito por aclamação para assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no biênio 2025-2027. A decisão foi tomada hoje, oficializando a sucessão da atual gestão comandada pelo desembargador Ricardo Paes Barreto.

A nova Mesa Diretora será composta também por Alberto Virgínio, como primeiro vice-presidente; Fausto Campos, na segunda vice-presidência; e Alexandre Assunção, que ocupará a Corregedoria Geral de Justiça.