A eleição de Gustavo Monteiro para a direção da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a maior raça de cavalo da América Latina, para o próximo quadriênio, representa um marco inédito na história da entidade. Pela primeira vez, um criador de Mangalarga Marchador de marcha picada do Nordeste passa a compor o primeiro escalão da Associação, ampliando a representatividade regional dentro da principal instituição da raça no país.
Reconhecido nacionalmente por sua trajetória de excelência, Gustavo Monteiro reúne em seu currículo um feito raro: é sete vezes consecutivas o melhor criador do Brasil, destaque que reforça sua contribuição técnica e genética ao Mangalarga Marchador. Sua presença na nova gestão é vista como um avanço na integração das diferentes regiões produtoras, especialmente no fortalecimento da marcha picada e do desenvolvimento de criatórios nordestinos.
Leia maisA chegada de Monteiro à direção da ABCCMM também sinaliza uma expectativa positiva de diversificação de perspectivas e maior equilíbrio entre os segmentos da raça. Criadores e profissionais do setor avaliam que a representatividade ampliada pode impulsionar o crescimento do mercado, modernizar processos e reforçar a visibilidade da produção nordestina, hoje reconhecida por sua qualidade e expansão constante.
Com mandato válido pelos próximos quatro anos, Gustavo Monteiro assume o novo desafio com a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento institucional da ABCCMM, ao mesmo tempo em que carrega consigo a voz de uma região que vem ganhando protagonismo no cenário nacional da equideocultura.
Leia menos















