O Pontão de Cultura Cabras de Lampião vem promovendo uma ampla circulação de ações formativas pelo Sertão pernambucano, por meio de seminários e fóruns voltados ao diálogo de saberes entre grupos culturais, mestres da cultura popular, gestores públicos e produtores independentes. As atividades têm como foco o fortalecimento das culturas populares e tradicionais, valorizando o sertão como território de resistência, adaptação ao clima árido e preservação de costumes ancestrais, longe de visões estereotipadas. Uma dessas ações já acontece na próxima segunda-feira (23), em Floresta, no Sertão de Itaparica.
As pautas abordadas aprofundam temas como o processo criativo e as tradições, a presença das culturas populares no contexto das mídias digitais e as políticas públicas voltadas aos mestres da cultura. Segundo Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, esta etapa do projeto prioriza a escuta ativa dos mestres sertanejos. “Nesta fase de atividades, voltamos nossa atenção para ouvir os mestres da cultura do sertão, por meio dos fóruns e seminários”, destaca.
Leia maisCada Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão receberá uma edição das ações, mobilizando municípios do Sertão de Itaparica, Pajeú, Sertão Central, Moxotó, Araripe e São Francisco, com atividades programadas entre fevereiro e março de 2026, incluindo o Fórum Sertão Cultura Viva, em Serra Talhada. As iniciativas contam com incentivo da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo de Pernambuco e do Ministério da Cultura, reforçando o compromisso com o fortalecimento da cultura viva no Sertão pernambucano.
Leia menos














