Governo publica nova MP e recua na reoneração da folha de pagamentos

O governo federal publicou, hoje, em edição extra do “Diário Oficial da União”, a medida provisória que, na prática, revoga a reoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia intensivos em mão de obra.

Essa tributação tinha sido restabelecida em uma outra medida provisória, anunciada no fim de dezembro pelo ministro Fernando Haddad. A regra entraria em vigor no fim de março, mas sofreu forte oposição de entidades e parlamentares nos últimos meses.

Veja outras postagens

O governo dos Estados Unidos recuou da acusação de que Nicolás Maduro chefiava um cartel de drogas chamado Cartel de los Soles. A mudança ocorre após a captura do ditador venezuelano por militares dos Estados Unidos, em Caracas, no último fim de semana.

A informação foi publicada pelo jornal The New York Times e confirmada pela CNN Brasil.

Após a prisão de Maduro, o Departamento de Justiça americano atualizou as acusações. O ditador ainda é acusado pelo governo Trump de conspiração para tráfico de drogas, mas a alegação de que o Cartel de los Soles é uma organização de fato foi abandonada. As informações são da CNN.

De volta à presidência nacional do Cidadania, após ter sido afastado do comando por dois anos, o ex-senador e ex-deputado federal Roberto Freire rejeita a tese de que a eleição de 2026 está quase definida. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ele ressaltou que o presidente Lula (PT), candidato à reeleição e liderando as pesquisas, não é imbatível e que a vitória apertada que o petista teve sobre Jair Bolsonaro (PL) há quatro anos já deu sinais disso.

“Ele não é imbatível, e já teve riscos em 2022, que foi uma eleição da rejeição. Lembro bem o impacto que a candidatura de Simone Tebet (MDB) tinha. Percebia-se que era um quadro político, que tinha um programa, que tinha um projeto, que Lula hoje relega, de integração com a América Latina. Esse é um grande projeto para o Brasil”, exalta Roberto Freire.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o ex-senador e atual presidente do Cidadania, Roberto Freire, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

De volta à presidência do Cidadania, o ex-senador Roberto Freire é o entrevistado do podcast ‘Direto de Brasília’ de hoje. Na pauta, o cenário nacional, os escândalos do INSS e do banco Master e a eleição presidencial. Freire é defensor da pré-candidatura ao Planalto do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).

Ao longo de sua vida pública, Freire destacou-se na luta pelo fim da ditadura e pela retomada da democracia, sempre defendendo amplas alianças políticas e criticando os segmentos da esquerda menos favoráveis a acordos e composições com setores da direita política.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou nesta terça-feira (6) detalhes dos exames que o ex-mandatário deve fazer no hospital DF Star e pediu urgência para a realização dos procedimentos.

Os detalhes sobre os exames foram apresentados logo após despacho do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que pediu mais informações à defesa e laudo médico da PF (Polícia Federal). As informações são da CNN.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Federação União Progressista realizou, nesta terça-feira (6), na sua sede no Recife, um encontro com lideranças políticas do Litoral Sul de Pernambuco, marcando o primeiro sees political meeting of the year. Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte receberam o deputado France Hacker, o prefeito de Rio Formoso, Berg de Hacker, a ex-prefeita de Sirinhaém Camila Machado, o conselheiro federal da OAB Maurício Albuquerque, além de representantes de Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré.

Durante a reunião, foram discutidos cenários para as eleições de 2026 e 2028. A Federação União Progressista, formada pelos partidos Progressistas e União Brasil, trabalha para ampliar sua presença nas próximas disputas eleitorais, com a meta de eleger deputados estaduais e federais e disputar uma vaga no Senado. Segundo Eduardo da Fonte, o nome defendido para a candidatura ao Senado é o dele próprio, com apoio da bancada estadual do PP, atualmente a segunda maior da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado France Hacker destacou que a relação política com a federação é construída ao longo do tempo. “Eduardo tem sido um grande parceiro do nosso time, trazendo resultados para as nossas cidades e sempre buscando transformar a atuação parlamentar em benefícios para a população”, afirmou. Já Eduardo da Fonte ressaltou a importância do compromisso político. “Política é feita com palavra. O político que não tem palavra, o povo aposenta na hora do voto. Este é o momento de mostrar trabalho e dar retorno à confiança depositada em cada voto”, declarou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira que “não há nenhuma necessidade de remoção imediata” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal (PF) após ele bater a cabeça em uma queda.

Moraes solicitou a apresentação do laudo médico do atendimento realizado pela PF e a indicação, pela defesa, de quais exames pretende fazer, para avaliar se os procedimentos podem ser feitos na própria superintendência. As informações são do jornal O GLOBO.

A Prefeitura de Goiana celebra, nesta quarta-feira (7), os 315 anos do Estabelecimento da Câmara e da antiga Vila de Goyanna, marco da formação política, administrativa e institucional do município. A data remete a 7 de janeiro de 1711, quando foram oficialmente instaladas as estruturas de poder local, conforme registros históricos.

À época, o edifício que hoje abriga o Paço Municipal das Heroínas de Tejucupapo desempenhava papel central na organização da vila. No pavimento térreo funcionava a cadeia pública, enquanto no andar superior estavam instaladas a Câmara Municipal e a Casa do Júri, espaços onde eram tomadas decisões administrativas, jurídicas e políticas que orientavam a vida da comunidade.

A solenidade comemorativa está marcada para as 8h, no Paço Municipal das Heroínas de Tejucupapo, sede do Poder Executivo Municipal.

Por Terezinha Nunes – BLOG DELLAS – JC

O prefeito João Campos que, no início do ano ,afirmou em entrevista que, no seu entendimento, os prefeitos têm “zero” de influência na eleição de governador – na época, a governadora Raquel Lyra tinha contabilizado a filiação a seu partido, o PSD, de 70 prefeitos – decidiu sair, com gosto de gás, à procura de prefeitos para reforçar sua candidatura. Nos últimos dois meses já tirou quatro dos prefeitos que vinham apoiando Raquel. O último, o de Pedra, Junior Vaz, declarou sua decisão esta segunda-feira na presença de lideranças políticas e correligionários.

Antes dele, já tinham saído do time de Raquel os prefeitos de Xexéu, Thiago de Miel, a prefeita de Santa Cruz, Eliane Soares e a prefeita de Jupi, Rivandra Freire. “Vem muito mais gente por aí, alguns já tiraram até foto com João” disse esta segunda o presidente estadual do partido Republicanos ao qual está filiado o ministro Sílvio Costa Filho, Samuel Andrade. No PSB e no entorno do prefeito ninguém quer adiantar nomes e nem números de atuais e futuros apoiadores. As adesões são anunciadas em cima da hora, mesmo que aconteçam nas sedes municipais do interior, como ocorreu em Pedra.

A 159ª edição da Festa de Reis de São José do Egito registrou grande público na noite desta segunda-feira (5), com programação distribuída entre o Pátio Cultural e o Pátio Principal. No espaço cultural, se apresentaram Aloisio Lopes, Seu Marquinhos e banda, Marquinhos da Serrinha, além do grupo Vozes e Versos, com foco na valorização de artistas locais e regionais.

No Pátio Principal, a programação teve show da dupla Iguinho e Lulinha, além das apresentações de Thalyson Mendes e da banda Farra das Amigas. A Festa de Reis é promovida pela Prefeitura de São José do Egito, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, e segue com atividades ao longo do período festivo no município.

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) divulgou um vídeo nas redes sociais no qual critica a atuação do judiciário ao comentar a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que sofreu uma queda que resultou em traumatismo craniano leve, de acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, responsável pela saúde de Bolsonaro.

Na gravação, Feitosa questiona o tratamento dado a Bolsonaro e faz comparações com decisões judiciais envolvendo outros investigados e condenados, citando o que considera disparidade de critérios, além de afirmar que há perseguição e rigor excessivo contra o ex-presidente por parte das autoridades judiciais.

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser levado nesta terça-feira ao hospital DF Star, em Brasília, para a realização de exames após sofrer uma queda dentro da Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena. Segundo a equipe médica, Bolsonaro foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico leve.

A PF, por sua vez, afirmou que ele foi examinado por um médico da corporação que não identificou a necessidade de encaminhamento hospitalar. Em nota, a corporação afirmou que sua ida ao hospital depende de autorização judicial e explicou que Bolsonaro foi atendido na manhã desta terça-feira após relatar à equipe de plantão que havia sofrido uma queda durante a madrugada. As informações são do jornal O GLOBO.