Governo de PE realiza Festival Pernambuco Meu País em SP para atrair turistas

Neste domingo (16), São Paulo foi agraciada pelo Festival Pernambuco Meu País, que trouxe a alegria do Carnaval pernambucano à Avenida Paulista e ao Parque Burle Marx. O evento teve como objetivo divulgar a festa estadual e atrair turistas para Pernambuco. Com uma programação repleta de música e manifestações culturais, o festival destacou as tradições carnavalescas do estado. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve presente para prestigiar a ação.

A programação contou com apresentações de manifestações culturais como o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, os Caiporas de Pesqueira e o bloco Galo da Madrugada, representado por um boneco inflável de 15 metros. Entre os shows musicais, destaque para Alceu Valença, Duda Beat, Gerlane Lops, Romero Ferro e Nego Thor, além do projeto Som na Rural, de Roger de Renor.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou que São Paulo é o maior emissor de turistas para Pernambuco e que a iniciativa busca incentivar ainda mais esse fluxo. “O setor de turismo engloba cerca de 50 atividades econômicas, áreas pujantes na geração de emprego”, destaca. A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, reforçou a importância do intercâmbio cultural: “É uma oportunidade de trazer  a nossa cultura popular e as nossas raízes aqui para São Paulo, que tem uma comunidade nordestina pernambucana enorme”.

Além das apresentações, o evento trouxe uma oficina de cabeças de La Ursa com o Mestre Julião das Máscaras, de Olinda. Para pernambucanos que vivem em São Paulo, a iniciativa foi uma chance de relembrar as raízes, enquanto para os paulistas, uma oportunidade de conhecer de perto uma das festas mais emblemáticas do Brasil.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, deixou o partido Novo para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O evento de filiação será no dia 27 de outubro, em um hotel de Belo Horizonte.

Simões concorrerá ao governo mineiro em 2026 com o apoio do atual titular do cargo, Romeu Zema (Novo). Zema deixará o comando do Estado em abril, para disputar as eleições — ele se apresenta como pré-candidato ao Planalto, mas pode seguir outro rumo. O vice, portanto, vai às urnas sentado na cadeira de governador. As informações são do Poder360.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Benjamin Netanyahu (Likud, direita) confirmou ontem (18) que disputará as próximas eleições parlamentares israelenses. O primeiro-ministro afirmou que pretende “vencer” o pleito marcado para outubro de 2026.

O anúncio se deu diante de um impasse no acordo de cessar-fogo com o Hamas, intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Neste domingo (19), Israel lançou um ataque aéreo a Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Netanyahu acusa o Hamas de violar o acordo. As informações são do Poder360.

Caruaru - Super Refis

Em declaração em suas redes sociais neste domingo (19), o deputado estadual Waldemar Borges não poupou críticas à governadora Raquel Lyra, afirmando que ela foi “desmascarada” ao tentar manipular a opinião pública em um movimento estratégico para colocar a população contra a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo Borges, a governadora insinuou que “Pernambuco tinha pressa” para aprovar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão, mas a verdade é que os cidadãos estão atentos e não se deixam enganar por discursos vazios e enganosos.

Borges destacou que, enquanto Raquel Lyra buscava justificar a urgência do empréstimo, o que realmente estava em jogo era a falta de transparência do governo. “Pernambuco e os pernambucanos sabem que sempre quisemos informações claras e precisas”, afirmou. Para o deputado, o esforço da governadora para criar um clima de desconfiança contra a Alepe teria ficado claro.

A situação se complica ainda mais ao se considerar que o governo já havia avançado com obras de infraestrutura, como o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232, utilizando recursos que deveriam ser destinados ao novo empréstimo. O deputado ressalta que essa manobra representa um verdadeiro “drible” na população, que merece esclarecimentos sobre a real destinação dos recursos. “A gente avisou! O povo não pode ser enganado”, conclui Waldemar.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

Aqui, na divisa do Ceará com Pernambuco, no município do Jati, há uma parada obrigatória para apreciar: um cenário belíssimo da Transposição do Rio São Francisco. A queda d’água é fantástica.

Há exatamente um ano, na manhã de 20 de outubro de 2024, o trio elétrico Zeus capotou em um trecho da rodovia PE-089, deixando três mortos e seis feridos. O veículo havia participado, na noite anterior, da festa de reeleição do prefeito Juarez da Banana (PSB) e seguia de volta quando o motorista perdeu o controle na temida Curva da Pedra, conhecida pelo alto risco de acidentes. As informações são do blog Machados.com.

Naquele domingo, o cenário foi de verdadeira operação de guerra. Ambulâncias de municípios vizinhos se uniram às equipes do SAMU e dos Corpos de Bombeiros de Macaparana e Carpina para socorrer as vítimas. O blog Machados.com esteve presente desde as primeiras horas, registrando o desespero das famílias, o esforço dos socorristas e o impacto de mais uma tragédia que mobilizou toda a região.

A tragédia reviveu lembranças dolorosas de 2004, quando a mesma Curva da Pedra foi palco do capotamento do ônibus da banda Metade, que vitimou a vocalista Dani e o motorista Birutinha. Nove pessoas estavam no trio Zeus no momento do acidente, sendo sete da equipe e duas acompanhantes. Renato William Rodrigues Lopes, motorista, e Wandemberg Sena da Silva, integrante da equipe, morreram no local. Entre as passageiras, Angélica da Silva Araújo também não resistiu. Um ano depois, a dor permanece, e a Curva da Pedra segue exigindo atenção e medidas de segurança para evitar novas tragédias.