Uma fonte denunciou ao blog a contratação da empresa Via Mundo Intercâmbio e Turismo Ltda pelo Governo de Pernambuco para operar na nova etapa do Programa Ganhe o Mundo Professores, mesmo após a empresa enfrentar diversos questionamentos em outros estados e estar em processo de recuperação judicial.

A Via Mundo teve o pedido de recuperação deferido pela Justiça do Maranhão em dezembro de 2024, conforme processo nº 0801121-89.2024.8.10.0113, tramitando na 2ª Vara Cível de São Luís. No mesmo período, a Secretaria de Educação do Recife relatou, em ofício oficial, que a empresa apresentou comprovantes de pagamento considerados fraudulentos pela instituição English Path, parceira do programa no Reino Unido. A denúncia motivou diligência formal para apurar as irregularidades.
Leia maisAlém disso, o Governo de São Paulo rescindiu unilateralmente um contrato com a Via Mundo em dezembro de 2024, citando descumprimento de cláusulas e fundamentos da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).
Já na Paraíba, decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) responsabilizou gestores públicos por prejuízos causados por contratos com a empresa em programas de intercâmbio, incluindo valores pagos por viagens não realizadas.
A fonte declarou: “Seguimos na luta do Programa Ganhe o Mundo. Estamos revoltados com a publicação da governadora. Ela vai embarcar os professores com a mesma empresa dos problemas no Chile, agora envolvida em fraudes e que decretou falência”.
Leia menos
















