Gilson participa do aniversário de Michelle Bolsonaro

O ex-ministro Gilson Machado (PL) participou da comemoração do aniversário de 41 anos da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, na noite de ontem. “Parabéns para Michelle e uma homenagem ao melhor presidente que nosso Brasil já teve. Os resultados são a maior recuperação do turismo e a redução da taxa de desemprego após uma pandemia”, comemorou Gilson, que está otimista com a volta do ex-presidente ao Brasil. Ele está em Brasília para receber Bolsonaro.

Veja outras postagens

Por Luiz Queiroz*

Em pouco mais de um mês, a jornalista Malu Gaspar deu uma aula sobre a essência do jornalismo: apurar e publicar fatos, independentemente de agradar ou desagradar quem quer que seja. Pagou um preço alto por isso. Foi alvo de ataques duros, em alguns casos, vis – inclusive por colegas de profissão que hoje atuam à sombra de “mecenas” públicos e privados.

Mesmo assim, deu a volta por cima ao revelar a existência de influenciadores pagos para atacar e desgastar a imagem do Banco Central no caso Master. O paradoxo é evidente: muitos dos que a atacaram passaram, depois, a se apoiar cinicamente nas informações que ela trouxe à tona para defender a própria autoridade monetária.

Ao expor o financiamento dessas campanhas de desinformação, Malu Gaspar contribuiu diretamente para que o Banco Central voltasse a ser defendido até pelo governo, após ter sido abandonado, isolado e lançado aos leões das redes sociais.

Jornalismo é isso. Não é ciência exata, mas é indispensável em um país onde algoritmos das plataformas de Internet passaram a determinar o que a população deve saber ou não. E frequentemente lucram com a desinformação.

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento em que nega qualquer participação em práticas de disseminação de desinformação contra o Banco Central após a liquidação da instituição financeira.

No pedido, os advogados solicitam a abertura de uma investigação para apurar a propagação do que classificam como fake news e crimes contra a honra.

Segundo a defesa, a apuração é necessária para demonstrar que Vorcaro não tem relação com ataques virtuais direcionados ao Banco Central, que se intensificaram nas redes sociais em dezembro, depois da decisão da autoridade monetária de decretar a liquidação do Master. As informações são do g1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Alyson Fonseca*

O recente episódio envolvendo a nomeação de um candidato com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Recife — cidade que se orgulha de sua vocação vanguardista — transcende a narrativa política e impõe à sociedade uma reflexão jurídica profunda sobre a efetividade da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

O debate central não deve girar em torno do parentesco do candidato, mas sim da colisão entre o formalismo estrito do edital e o direito material assegurado pela Constituição Federal. No Direito Administrativo contemporâneo, o edital é considerado a “lei do concurso”, mas não habita um vácuo jurídico. Acima dele, repousa o Bloco de Constitucionalidade e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário.

Caruaru - IPTU 2026

O Congresso Nacional só deve analisar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL da Dosimetria após o feriado de Carnaval. Os congressistas retornam ao trabalho no dia 2 de fevereiro, mas as primeiras semanas de trabalho ficarão restritas à organização das pautas e ao realinhamento das comissões.

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, deputado Sóstenes Cavalcante (PL), disse à CNN que o movimento “está alinhado desde dezembro” e que “será derrubado com toda certeza”. As informações são da CNN.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu acompanhar o tributo ao compositor e cantor João Silva, o matuto de Arcoverde, maior parceiro de Luiz Gonzaga, no quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), decidiu que vai renunciar ao cargo e, portanto, não vai assumir o Governo do Estado em abril, após a renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT). Com isso, o estado deverá ter uma eleição indireta na Assembleia Legislativa para escolha de um governador e um vice para encerrarem o mandato até 5 de janeiro de 2027.

A decisão de Walter foi comunicada na última quarta-feira (7) ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. O vice-governador disse que vai renunciar porque pretende disputar um mandato de deputado estadual nas próximas eleições. Pela lei, um político não pode ser governador e concorrer a um cargo legislativo ao mesmo tempo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, concedeu ao tenor Igor Alves o Diploma Desembargador Waldemir de Oliveira Lins, honraria instituída pelo Ato TJPE nº 91/2025, publicado no Diário de Justiça Eletrônico em fevereiro de 2025. A comenda é destinada a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana e, em especial, ao Judiciário estadual.

A concessão da homenagem considera a importância do reconhecimento público a pessoas, empresas e instituições que atuam de forma convergente com as missões institucionais da Presidência do TJPE. O ato foi publicado oficialmente e assinado pelo presidente da Corte, conforme estabelece a normativa que regulamenta a concessão da honraria.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

A Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) enviou nota de repúdio contra as afirmações da deputada Débora Almeida (PSDB), que encaminhou ofício para todos os deputados e superintendências da Casa questionando o trabalho do órgão (veja aqui). O texto é assinado por todos os procuradores da Alepe. São nove profissionais no total, contando com o procurador-geral, Hélio Lúcio Dantas.

Este blog apurou que o clima tenso entre Débora Almeida e a Procuradoria da Alepe existe há mais de um ano e vem ganhando força porque a deputada não concorda com as constantes consultas do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), ao órgão, porque, na opinião dela, é uma forma de Porto “se eximir do ônus de decisões, justificando com os pareceres”.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) encaminhou um ofício circular internamente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a todos os gabinetes e superintendências da Casa no qual faz questionamentos sobre o ritmo da Procuradoria da Alepe quanto aos pedidos enviados pelo seu gabinete. O documento, de número 18/2026, foi criado no último dia 5, às 8h13 (veja anexo).

No texto, a deputada, uma das mais fiéis à governadora Raquel Lyra (PSD), relata que seu gabinete protocolou diversas solicitações de pareceres consultivos-opinativos à Procuradoria, mas não obteve resposta em tempo hábil e, segundo ela, “compatível com o bom exercício da atividade parlamentar”. Ela exemplifica com ofícios de 2024 e de 2025 que nunca teriam sido respondidos. O mais antigo é de 2024 e estaria sem resposta há 611 dias.

O Sextou de hoje faz um tributo ao compositor e cantor João Silva, o matuto de Arcoverde, maior parceiro de Luiz Gonzaga, mas não tão celebrado como Zé Dantas, Humberto Teixeira, Onildo Almeida e Zé Marcolino.

Autor de grandes sucessos, como “Danado de bom”, que deu a Gonzagão seu primeiro disco de ouro, e “Pagode Russo”, esta gravada até por Ney Matogrosso, João Silva foi retratado em livro biográfico de José Marques e ganhou um filme em estilo documentário. No tributo, quem fala da sua trajetória e sucessos é a filha primogênita Lúcia Silva, residente no Rio de Janeiro.

O Sextou vai ao ar das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque no alto do blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

A Prefeitura de Surubim divulgou a programação cultural da 100ª edição da Tradicional Festa de São Sebastião, co-padroeiro do município, que será realizada de 11 a 20 de janeiro. As atividades ocorrem em dois polos — Palco da Igreja e Palco da Usina — e incluem apresentações religiosas, culturais e musicais, com participação de artistas locais e nacionais.

A programação começa no domingo (11), no Palco da Igreja, com o Projeto Agreste em Dois Tons, seguido por Banda São José na segunda (12). Na terça-feira (13), o espaço recebe a Companhia de Dança Surubinense, o Balé Sonho de Criança e o Grupo de Dança Pararelo. Na quarta (14), se apresentam a Orquestra Filarmônica de Surubim e Valda Sedícias; na quinta (15), o cirandeiro Anderson Miguel; e na sexta (16), o DJ Roony Moura. No sábado (17), ocorre a tradicional Arrematação, e no domingo (18) a programação é voltada ao público infantil, com o Palhaço Xililique.

A etapa final acontece no Palco da Usina, com shows a partir das 20h da segunda-feira (19), reunindo Léo Santana, Nadson O Ferinha e Magníficos; no mesmo dia, o Palco da Igreja terá seresta com Sandro Rogério. O encerramento será na terça-feira (20), às 20h, com apresentação da banda católica Colo de Deus. “Serão dias de oração, celebrações, encontros e muita devoção, fortalecendo a identidade e a religiosidade do povo de Surubim”, afirmou o prefeito Cleber Chaparral.

Um homem foi detido após tentar roubar o relógio do empresário e ex-vereador do Recife Homero Lacerda em um restaurante localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital. A ocorrência foi registrada no Spettus Boa Viagem, onde o suspeito foi contido por seguranças que acompanhavam Lacerda e impedido de deixar o local.