A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi marcada, nesta quarta-feira (17), por críticas do deputado Gilmar Júnior (PV) ao governo estadual. Na presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o parlamentar afirmou que o Executivo precisa dar mais atenção à área e citou problemas recentes em hospitais da rede.
Gilmar, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), lembrou o acidente ocorrido no último dia 6, quando um elevador do Hospital da Restauração despencou, deixando uma funcionária ferida. Ele também divulgou em suas redes sociais imagens de um elevador do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, que, segundo ele, estaria em condições precárias.
Na reunião, o deputado disse que a situação da saúde em Pernambuco exige medidas urgentes. “A saúde no Estado de Pernambuco está ruim. Se os senhores acham que está boa, aí o problema está grave”, afirmou, durante sua fala aos integrantes da comissão.
Gilmar Júnior é autor do Projeto de Lei nº 3279/2025, que determina a revisão dos elevadores de hospitais a cada 30 dias e a realização de fiscalização anual obrigatória. A proposta, que tramita na Comissão de Justiça da Alepe, tem como objetivo reforçar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.