Gilmar Júnior cobra atenção do governo à saúde e critica situação de elevadores em hospitais

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi marcada, nesta quarta-feira (17), por críticas do deputado Gilmar Júnior (PV) ao governo estadual. Na presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o parlamentar afirmou que o Executivo precisa dar mais atenção à área e citou problemas recentes em hospitais da rede.

Gilmar, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), lembrou o acidente ocorrido no último dia 6, quando um elevador do Hospital da Restauração despencou, deixando uma funcionária ferida. Ele também divulgou em suas redes sociais imagens de um elevador do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, que, segundo ele, estaria em condições precárias.

Na reunião, o deputado disse que a situação da saúde em Pernambuco exige medidas urgentes. “A saúde no Estado de Pernambuco está ruim. Se os senhores acham que está boa, aí o problema está grave”, afirmou, durante sua fala aos integrantes da comissão.

Gilmar Júnior é autor do Projeto de Lei nº 3279/2025, que determina a revisão dos elevadores de hospitais a cada 30 dias e a realização de fiscalização anual obrigatória. A proposta, que tramita na Comissão de Justiça da Alepe, tem como objetivo reforçar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino

A Faculdade de Petrolina (Facape) será palco do lançamento do livro “Pilão Arcado – Confronto e Morte na Operação que Desafiou a Polícia Federal”, de autoria do delegado da Polícia Federal Emerson Rodrigues. A obra revela os bastidores de uma das operações mais marcantes e desafiadoras da história recente do Sertão, ocorrida há 22 anos.

O evento acontecerá no dia 25 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Facape, e contará com a presença de dois protagonistas reais dessa operação: Edson Pacheco, professor da Facape e policial federal aposentado, e Orlando Tolentino, também policial federal aposentado.

Durante o lançamento, o público poderá adquirir exemplares do livro com valor especial, além de ter a oportunidade de conhecer de perto os relatos e experiências de quem esteve diretamente envolvido na ação que marcou época.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O prefeito Lula Cabral (Solidariedade) registrou em suas redes sociais a manhã de autógrafos de Os Leões do Norte no Centro Administrativo da Prefeitura. Lula ressaltou que a obra, ao reunir 22 ex-governadores (1930–2022), será referência de consulta escolar, aproximando os jovens da história política de Pernambuco e fortalecendo a formação cidadã nas escolas do Cabo.

Ele anunciou a aquisição de 100 exemplares para a rede municipal e a doação de 30 livros aos estudantes do NEAC (Núcleo de Estudos Avançados e Científicos), que participaram ativamente da palestra, mobilizados pela gestão e pela professora Andresa.

Palmares - No ritmo do desenvolvimento
Olinda - Refis Quitou Zerou

O município de Palmares foi contemplado com R$ 11,2 milhões do Novo PAC Seleções, destinados a obras de drenagem e proteção de encostas. O anúncio representa um avanço importante para a infraestrutura da cidade, especialmente para áreas consideradas de risco.

O prefeito Júnior de Beto ressaltou que o resultado é fruto de articulação política e da parceria com o Governo Federal. “Cada visita, cada reunião, cada projeto apresentado tem um objetivo: melhorar a vida da nossa gente. Esse recurso vai nos permitir oferecer mais segurança a quem mora próximo às encostas. Sou muito grato ao presidente Lula e à sua equipe por acreditarem em Palmares”, declarou.

Caruaru - Mais segura

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve em Brasília ontem (18) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do deputado federal Fernando Monteiro e da secretária de Obras e Infraestrutura do município, Gabriela Pereira, para participar do lançamento do Novo PAC Seleções. O município foi contemplado com a construção de 1 km de drenagem no bairro do Ipsep, em uma obra orçada em R$ 28 milhões.

Durante a cerimônia, Márcia Conrado destacou que o investimento é resultado de articulação e união política. “Seguimos firmes, com fé e gratidão, trabalhando para que cada serra-talhadense sinta o cuidado e a esperança chegando à sua porta. Essa conquista mostra que, com diálogo e união, conseguimos levar melhorias concretas para a vida da nossa gente”, afirmou.

A secretária Gabriela Pereira enfatizou os benefícios diretos da obra, como a melhoria do escoamento das águas pluviais, prevenção de alagamentos, valorização dos imóveis e mais qualidade de vida para a comunidade. “É um passo importante para resolver problemas históricos da comunidade e preparar o bairro para um crescimento mais ordenado”, disse a secretária.