Gilmar Júnior cobra atenção do governo à saúde e critica situação de elevadores em hospitais

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi marcada, nesta quarta-feira (17), por críticas do deputado Gilmar Júnior (PV) ao governo estadual. Na presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o parlamentar afirmou que o Executivo precisa dar mais atenção à área e citou problemas recentes em hospitais da rede.

Gilmar, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), lembrou o acidente ocorrido no último dia 6, quando um elevador do Hospital da Restauração despencou, deixando uma funcionária ferida. Ele também divulgou em suas redes sociais imagens de um elevador do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, que, segundo ele, estaria em condições precárias.

Na reunião, o deputado disse que a situação da saúde em Pernambuco exige medidas urgentes. “A saúde no Estado de Pernambuco está ruim. Se os senhores acham que está boa, aí o problema está grave”, afirmou, durante sua fala aos integrantes da comissão.

Gilmar Júnior é autor do Projeto de Lei nº 3279/2025, que determina a revisão dos elevadores de hospitais a cada 30 dias e a realização de fiscalização anual obrigatória. A proposta, que tramita na Comissão de Justiça da Alepe, tem como objetivo reforçar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Veja outras postagens

Entre os advogados escolhidos e indicados à governadora Raquel Lyra, a gestora escolheu como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o advogado Carlos Gil Rodrigues. Gil disputou a indicação de Raquel com as advogadas Diana Câmara e Adriana Caribé.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, está, neste momento, em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas, para entregar a lista tríplice dos advogados que concorrem à vaga do Quinto Constitucional, destinada à representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). A lista é composta pelos advogados Carlos Gil Rodrigues, Diana Câmara e Adriana Caribé. A governadora deve anunciar ainda hoje o nome escolhido.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional São José do Egito realizou, hoje, uma visita institucional à sede da entidade com a presença do coordenador da Polícia Penal responsável pela Região do Pajeú, Luciano Soares de Lima, e do presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/SJE, Rodrigo Piancó.

O encontro teve como pauta principal a situação das cadeias públicas dos municípios de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, que integram a jurisdição da Subseccional. Após a reunião na sede da OAB, a comitiva – composta também pela presidente da Subseccional, Hérica Nunes Brito, – realizou inspeções presenciais nas unidades prisionais locais, a fim de diagnosticar as principais necessidades estruturais e operacionais de cada uma delas.

“Nosso propósito é institucional, ético e humanitário. Precisamos unir esforços entre as gestões municipais, a OAB, a Defensoria e o Estado, para garantir não apenas o cumprimento da lei, mas o respeito à dignidade humana e às prerrogativas da advocacia”, destacou a presidente Hérica Nunes Brito. A partir desse diagnóstico, a OAB São José do Egito elaborou o Ofício Conjunto nº 083/2025, que será apresentado ainda nesta semana aos Poderes Executivos de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, propondo uma parceria formal para reativação, adequação e melhoria das cadeias públicas municipais.

Palmares - Festival do Livro

O desembargador Francisco Bandeira de Mello foi eleito por aclamação para assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no biênio 2025-2027. A decisão foi tomada hoje, oficializando a sucessão da atual gestão comandada pelo desembargador Ricardo Paes Barreto.

A nova Mesa Diretora será composta também por Alberto Virgínio, como primeiro vice-presidente; Fausto Campos, na segunda vice-presidência; e Alexandre Assunção, que ocupará a Corregedoria Geral de Justiça.

Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas