Em cerimônia realizada na tarde de ontem, a Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, comandante militar do Nordeste. A homenagem, promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), ocorreu no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a reunião solene prestigiada por autoridades militares e por representantes de poderes constitucionais.
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Maurílio Miranda Netto Ribeiro integra o Exército Brasileiro desde 1983, quando se incorporou à Academia Militar das Agulhas Negras. Ao longo de sua carreira de quatro décadas na força armada, acumulou especializações técnicas militares e de gestão, além de uma sucessão de postos e cargos em diversas regiões do Brasil, conforme subia a hierarquia da corporação. Ascendeu ao posto de general em novembro de 2023, vindo a se tornar comandante militar do Nordeste em janeiro de 2024.
Leia maisApós a execução do Hino nacional pela Banda de Música do Exército, o vereador Tadeu Calheiros ocupou a tribuna para enaltecer a trajetória do novo cidadão do Recife. Ele salientou, em especial, algumas das ações que Ribeiro desempenhou em sua carreira recente, como a modernização do Museu Militar do Forte do Brum e a condução do processo de implantação da Escola de Sargentos do Exército na Região Metropolitana do Recife.
“Desde que chegou a Recife, o general Ribeiro tem demonstrado carisma, empatia e espírito de liderança. Construiu pontes institucionais, fortaleceu parcerias e deu exemplo de como o comando militar pode dialogar de forma estratégica e construtiva com a sociedade”, disse o parlamentar.
Após a entrega o Título de Cidadão e da respectiva Medalha, a cerimônia contou com apresentações culturais do cordelista Júlio Vieira e dos músicos Beto Ortiz e Maestro Spok. A exibição de vídeos institucionais do Exército brasileiro e do Comando Militar do Nordeste também foram momentos de destaque da solenidade.
Maurílio Miranda Netto Ribeiro disse estar “honrado, grato e sensibilizado” com a entrega do Título. De acordo com ele, a homenagem da Câmara do Recife é um “gesto de apreço, de respeito, de consideração e de confiança para com o Exército brasileiro”. O comandante frisou, ainda, o acolhimento dado pela sociedade pernambucana desde a sua chegada ao Comando.
“Se o Comando Militar do Nordeste hoje tem cumprido bem a sua missão, deve-se e muito ao apoio dos mais diversos setores do Estado de Pernambuco e da cidade do Recife, que têm entendido o valor da instituição Exército brasileiro como um patrimônio da nação brasileira”, afirmou o general. “Estou muito grato por tamanha homenagem, por tamanha distinção, por tamanha deferência. E espero, enquanto eu estiver aqui à frente do Comando Militar do Nordeste, retribuir à altura essa enorme distinção da Câmara do Recife, a Casa de José Mariano, a este carioca de nascença – mas, hoje, recifense de coração”.
Além dos vereadores e do homenageado, compuseram a mesa de honra do evento o desembargador Fausto de Castro Campos, 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco; o desembargador Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; o deputado estadual licenciado e secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho (PSB); o major brigadeiro Marcello Lobão Schiavo, comandante do Segundo Comando Aéreo Regional; o capitão de mar e guerra Carlos Frederico Tojal do Vale, capitão dos portos de Pernambuco.
Leia menos