“Gasto meu tempo cuidando do meu caminho, que é o caminho do Recife”, afirma João Campos

Por Anthony Santana, Raoni Nunes e Betânia Santana
Do Blog da Folha

Em entrevista exclusiva concedida à Folha de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) falou sobre os principais assuntos que envolveram sua gestão no Recife no ano de 2025, sua visão sobre a polarização que continua dividindo o país e sobre o futuro próximo da política de Pernambuco. Confira abaixo os principais pontos abordados pelo gestor:

Discordância
“Vejo que a forma e o conteúdo são equivocados. Tivemos a votação de um projeto que beneficia diretamente Fernandinho Beira-Mar, Marcola, chefes do Comando Vermelho, do PCC. Como é que se aprova isso na Câmara para beneficiar líder de facção? Não tenho como concordar com isso. Outro ponto, um ex-presidente é preso, o filho dele é lançado candidato a presidente e, de três horas da manhã na mesma semana, o projeto (de dosimetria das penas dos réus do 8 de Janeiro) é aprovado na Câmara de Deputados. Então, discordo do conteúdo e da forma. É um ambiente em que está se perdendo a liturgia, o respeito às pessoas, à divergência, ao contraditório. Uma boa divergência política é algo bom. Ruim é ter um ambiente de desrespeito generalizado, e a sensação que eu tenho é que isso está acontecendo de maneira muito intensa no parlamento, onde as questões não são mais debatidas, tudo vira briga. Isso é a antítese do que eu acredito por política.”

Veja outras postagens

Manifestantes fizeram um ato no Recife, neste domingo (14), para protestar contra o projeto de lei que reduz o tempo de prisão de condenados por tentativa de golpe de Estado, o chamado “PL da Dosimetria”.

A manifestação começou às 14h e ocorreu em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, área central da capital pernambucana. O ato faz parte de uma mobilização nacional convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais como as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. As informações são do g1 Pernambuco.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A defesa de Carla Zambelli (PL-SP) diz que a renúncia dela ao cargo de deputado federal “contribui para reduzir a tensão institucional”. Zambelli entregou a carta de renúncia à Câmara dos Deputados neste domingo (14), dois dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a perda de mandato da deputada (leia mais abaixo).

“A renúncia da deputada Carla Zambelli foi uma decisão técnica e juridicamente orientada, não um ato emocional. O Plenário da Câmara dos Deputados optou por não cassar o mandato, o que caracteriza vitória institucional no âmbito do Poder Legislativo”, diz o advogado Fábio Pagnozzi. “A opção pela renúncia, adotada por boa-fé, preserva direitos, fortalece sua posição no processo de extradição em curso no exterior e, ao mesmo tempo, contribui para reduzir a tensão institucional entre os Poderes, evitando o agravamento de um conflito de natureza constitucional.” As informações são do portal g1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O suplente Adilson Barroso (PL-SP) deve assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados após a renúncia da deputada Carla Zambelli (PL-SP), anunciada neste domingo (14) pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A convocação ocorre depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter anulado a decisão do plenário que havia mantido o mandato da parlamentar e determinado a cassação.

Nas redes sociais, ele se descreve como “bolsonarista de direita, conservador, patriota, amigo do Pres. Jair Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Nikolas Ferreira”. Até recentemente, Barroso ocupava a vaga do ex-secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, na Câmara dos Deputados. Como Derrite deixou o cargo no governo de São Paulo no final de novembro e retomou o mandato, Barroso voltou à condição de suplente, agora revertida com a renúncia de Zambelli. As informações são do jornal O Globo.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comunicou à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, hoje, a sua renúncia ao mandato parlamentar. A informação foi divulgada por meio de nota oficial da Presidência da Casa.

Em decorrência da decisão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a convocação do suplente Adilson Barroso (PL-SP), que deverá tomar posse como deputado federal. A convocação do suplente segue as regras do regimento da Câmara após a renúncia da parlamentar.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por AFP

Milhares de pessoas estão saindo às ruas neste domingo (14) em todo o país para protestar contra o PL da Dosimetria, que reduziria drasticamente a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Os protestos foram convocados em dezenas de capitais, incluindo Recife, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

O cantor Caetano Veloso lidera um novo “ato musical” na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, repetindo a fórmula de uma manifestação de setembro contra a PEC da Blindagem, que buscava ampliar a imunidade dos deputados e senadores, e contra a anistia para os condenados pela trama golpista.

Palmares - Natal Encantado 2025

Um das melhores trattorias do Sertão reabriu suas portas em alto estilo em Arcoverde, a 250 km do Recife. Trata-se do Dom Preto, no coração da Praça da Bandeira, centro Gastronômico e da boemia, local do primeiro festival de seresta, na próxima sexta-feira.

A casa, que passei a frequentar tão logo passei a ter uma vida mais presente em Arcoverde, por causa da minha Nayla, voltou com uma roupagem para agradar o paladar de quem gosta da cozinha italiana. Além do excelente cardápio, ambiente refinado, romântico e aconchegante.

Os pratos são preparados na hora, com massa artesanal, pela chef e proprietária Ana Valéria Chaves, verdadeira mão de fada, que esbanja simpatia com a clientela.

O Dom Preto está localizado no primeiro andar de um empresarial, com janelas abertas. O ambiente tem uma ventilação tão natural que os ar-condicionados só são ligados quando os ventos somem, o que é muito raro.

SERVIÇO

Trattoria Don Preto
Endereço: Praça da Bandeira 54, Centro – 1° andar Arcoverde-PE
Aberto das 19h às 22h
Telefone: (87) 99154-0876
Instagram: https://www.instagram.com/donpretotrattoria/

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu acatar o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele realizasse um exame de ultrassom, na noite de ontem (13).

Moraes ainda aceitou a sugestão da própria defesa de realizar o exame nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde Bolsonaro está preso desde o dia 25 de novembro cumprindo pena pela tentativa de golpe de Estado. As informações são do portal G1.

O Natal Encantado de Palmares reuniu centenas de famílias ontem (13), com desfile pelas avenidas do centro e apresentações que encantaram o público. Realizado pelo quinto ano consecutivo durante a gestão do prefeito Junior de Beto (PP), o evento se tornou símbolo de tradição, fé e união no município.

O desfile percorreu as avenidas do centro da cidade, levando o espírito natalino até o anfiteatro da Praça Dr. Paulo Paranhos, onde ocorreram as apresentações. Além do espetáculo, brinquedos foram distribuídos entre crianças para reforçar o clima da festa.

A organização ficou sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, comandada pela primeira-dama Raquel Melo, com foco em ações voltadas às famílias.

Por Claudemir Gomes*

Em épocas passadas, na véspera de acirrada eleição para se escolher o novo presidente executivo do Sport Club do Recife, os jornais impressos circulariam com a afirmativa de que, os candidatos — Severino Otávio (Branquinho), Matheus Souto Mario e Paulo Bivar — estavam velando suas armas para a batalha do corpo a corpo, no dia da votação.

Em plena era digital, não existe trégua na batalha on-line. Eis o diferencial desta campanha onde as candidaturas foram apresentadas há pouco tempo, mas a corrida pelo voto se tornou intensa por conta da liberdade dos homens de transitarem numa terra de ninguém, sem lei e sem limites conhecida como redes sociais.

O empresário do garimpo Rodrigo Martins Mello, mais conhecido como Rodrigo Cataratas, disse que seu filho, Celso Martins Mello, foi preso pela Polícia Federal neste sábado no âmbito da investigação que apura a fuga do deputado federal Alexandre Ramagem. Na semana passada, Cataratas, que trabalha na Guiana e no estado de Roraima, já havia publicado um vídeo no qual se defendia de uma acusação sobre ter supostamente ajudado o ex-diretor da Abin a deixar o país.

“A assessoria de Rodrigo Cataratas esclarece que, neste sábado, a Polícia Federal cumpriu em Manaus (AM), mandado de prisão contra Celso Rodrigo de Mello, filho de Rodrigo Cataratas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de investigação relacionada à apuração sobre a suposta fuga do deputado federal Alexandre Ramagem”, diz a nota. As informações são do jornal O Globo.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), presidente estadual do MDB na Paraíba, participou neste domingo (14), em João Pessoa, de um ato público contra o projeto que prevê a redução de penas dos condenados pela tentativa de Golpe de Estado no Brasil, o chamado PL da Dosimetria. O ato foi organizado por sindicatos, associações e outras instituições representativas da sociedade e ocorreu no Busto de Tamandaré, na orla da capital.

Também participaram do ato a deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos; o deputado federal Luís Couto; o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; além de presidentes e representantes de diversas entidades sindicais e associativas que organizaram a manifestação.

Durante sua fala, Veneziano reafirmou sua posição contrária ao PL da Dosimetria. “Não tem cabimento que uma proposta, que vem sendo defendida como se fosse um ato de justiça a alguns que vandalizaram, que quebraram, que se insurgiram contra a nossa democracia, tenha, por trás, um interesse explícito de beneficiar uns poucos. Até que ponto nós chegamos: legislar e discutir um tema tão sensível, de natureza tão grave, para atender a outros interesses?”, questionou Veneziano, ao saudar todas as organizações que encabeçaram o ato.

A tradicional corrida Arcoverde City, em Arcoverde, a 250 km do Recife, que estava programada para ocorrer hoje, com kits esgotados há mais de dois meses, acabou não sendo realizada. Logo cedo, os inscritos, que aguardavam com grande ansiedade, foram comunicados, por meio da nota acima, que não haveria a competição.

Motivo? A empresa contratada para montar a estrutura farrapou. Armou apenas três tendas sem a menor infraestrutura. A empresa, cujo nome não foi revelado, merece uma punição, mas os organizadores também são culpados. Por que acompanharam a montagem da estrutura só na véspera? Também não fizeram nenhum tipo de fiscalização.

Que horror!