Galo Gigante do Recife ganha visual sustentável e inclusivo no Carnaval 2025

A tradicional escultura do Galo Gigante, símbolo do Carnaval do Recife, será erguida na Ponte Duarte Coelho, com 32 metros de altura, 5 a mais que no ano de 2024. A alegoria, que tem como tema “Galo Cidadão Ecológico”, vai ser composta com materiais recicláveis em sua estrutura, e ainda trará, entre os adereços, um cordão de identificação de autista, óculos no estilo mangueboy, um anel cigano, além de referências ao Frevo, aos maracatus de Baque Solto e ainda aos brinquedos de La Ursa para representar o legado dos povos ciganos em Pernambuco.

Além de celebrar a inclusão, homenageando a população neurodivergente, a cauda do Galo Gigante vai lembrar os catadores de recicláveis, com cabos de aço revestidos por 20 mil garrafas PET, que estão sendo doadas pela própria população. Enquanto os pés terão um jardim de seis metros de altura com mais de 100 espécies de flores, fazendo referência aos Jardins Históricos de Burle Marx.

O Galo Gigante também terá consciência social. Ele virá de sandálias com amarrações nos tornozelos, inspiradas no estilo Muxarabi. Os mesmos modelos serão produzidos com pneus reciclados, que serão vendidos aos foliões A renda será doada para entidades que atuam no combate à fome. Ainda segundo o criador do Galo Gigante, todas as etapas de construção da escultura estão sendo rastreadas para realizar a compensação do crédito de carbono na edição do próximo ano. Entre os materiais utilizados, além das garrafas, estão lonas, pneus e CDs e DVDs.

Da CBN Recife.

Veja outras postagens

O município de Goiana participou ativamente do ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação, realizado no último sábado (18), com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Ao todo, foram aplicadas 1.112 doses de vacinas em diferentes pontos do município, em um esforço conjunto das equipes da Secretaria Municipal de Saúde. A Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro, e toda a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima com o cartão de vacinação, CPF e Cartão Nacional de Saúde.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O número de beneficiários do Bolsa Família segue em queda e chegou a 18,9 milhões em outubro. O programa social renovou sua mínima no 3º governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Está no menor patamar desde julho de 2022, quando tinha 18,1 milhões de famílias.

Os dados divulgados agora mostram um saldo negativo de 2,7 milhões de inscritos na comparação com o fim de 2022 – quando Jair Bolsonaro (PL) deixou o poder. As saídas começaram a ser registradas com maior intensidade em julho deste ano. As informações são do portal Poder360.

O benefício médio do Bolsa Família em outubro é de R$ 683,42. Em dezembro de 2019, ante da pandemia, o auxílio médio era de R$ 191,77. A alta nesse período foi de 256,4%, bem acima da inflação acumulada (39,9%).

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, assinou nesta segunda-feira (20) o Decreto nº 114/2025, que estabelece critérios mais rigorosos para a liberação de novos loteamentos no município. A norma determina que os empreendimentos habitacionais só serão autorizados mediante o cumprimento de requisitos básicos de infraestrutura.

Entre as exigências estão a implantação de 100% do sistema de saneamento básico e a pavimentação de, no mínimo, 50% das vias do loteamento. O decreto também prevê que cada nova construção residencial deverá incluir o plantio de uma árvore nativa, medida que busca estimular a preservação ambiental e promover um desenvolvimento urbano mais sustentável.

Segundo o prefeito, a iniciativa “une desenvolvimento, responsabilidade e cuidado com as pessoas, além de trazer benefícios aos construtores, estimulando a economia local”. A medida também atende a uma demanda de lideranças municipais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Parente, que vinha defendendo a adoção de regras mais firmes para garantir infraestrutura adequada nos novos empreendimentos de Salgueiro.