Um dos momentos mais aguardados pelos pernambucanos e turistas ocorreu nesta quarta-feira (11). O Galo Gigante, localizado na Ponte Duarte Coelho, área central da capital pernambucana, foi erguido com um evento que simboliza a abertura do Carnaval do Recife reunindo música, dança e tradição.
A subida do Galo Gigante já está consolidada no calendário do Carnaval recifense. A cerimônia foi acompanhada pelo prefeito do Recife, João Campos, e milhares de foliões que aguardam a celebração do Galo da Madrugada no Sábado de Zé Pereira. As informações são da Folha de Pernambuco.
Leia mais
A alegoria ficará em destaque na Ponte Duarte Coelho até o domingo seguinte após a Festa de Momo, no dia 22 de fevereiro.
O espetáculo cultural da subida do Galo Gigante foi conduzido com apresentações de Getúlio Cavalcanti, Bloco das Ilusões, Canindé do Recife, Clarins de Ouro de Pernambuco, Orquestra Som Brasil/Trio Som Brasil e Cia de Dança Perna de Palco.

Homenagem
Idealizado pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, o “Galo Folião Fraterno”, tema deste ano, homenageia o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara, e a psiquiatra Nise da Silveira.
De acordo com o prefeito do Recife, João Campos, a Subida do Galo Gigante representa de forma simbólica o início do Carnaval na cidade.
“Já tivemos o Baile Municipal, as prévias e a gente tem a Subida do Galo [Gigante]. A partir de hoje ele vai saudar todo o Carnaval brasileiro, pernambucano e recifense”, afirmou.
João Campos também valorizou a nova tradição de transformar este momento num um evento especial para os recifenses.
“Antigamente o galo subia de madrugada e as pessoas não viam. No primeiro ano da nossa gestão no Carnaval, tomamos a decisão de subir o galo para que as pessoas pudessem ver o momento ao vivo. Tem sido uma coisa muito bela e crescido a cada ano. Tem milhares de pessoas hoje com apresentações da cultura popular e reforçar que é um galo que traz a mensagem de fraternidade. O Carnaval na sua essência é um ambiente de confraternização, acolhimento e amor. Que a gente traga essa mensagem porque o verdadeiro clima de um bom Carnaval é de alegria e de respeito”, completou o prefeito do Recife.
Na véspera da subida, nessa terça-feira (10), o Galo Gigante recebeu de forma inédita o coração em representação a Dom Helder. A cerimônia foi realizada com um cortejo que teve saída do Convento de Santo Antônio, na Rua do Imperador.
Leia menos






















