Fundaj promove Domingo dos Pequenos especial de Carnaval com dois dias de programação

Frevo, maracatu, coco e caboclinho. Um dos maiores orgulhos do pernambucano é ter um Carnaval multicultural e para todas as pessoas. Pensando em celebrar a maior festividade do estado levando alegria além dos dias oficiais da folia de Momo, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai promover um evento para os pequenos foliões. A primeira edição do ano de 2024 do Domingo dos Pequenos será em ritmo de Carnaval e vai acontecer nos dias 17 e 18 de fevereiro, com ações educativas desenvolvidas no Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e no Edifício Dolores Salgado.

Intitulado Carnaval dos Pequenos, o evento vai celebrar e levar ao público aspectos culturais da festividade em Pernambuco por meio de atividades lúdicas. Os festejos carnavalescos vão preencher os espaços da Fundaj com brincadeiras, pintura e oficinas de máscaras de personagens do Carnaval de Pernambuco.

Considerando o Carnaval uma oportunidade de aproximar espaços museais, público infantil e cultura, proporcionar uma experiência educativa, dinâmica e divertida pode fazer toda a diferença. “Nosso carnaval é democrático, inclusivo e busca chegar no máximo de pessoas possível. É uma festa da alegria, da abertura da Fundaj para as pessoas do seu entorno, da celebração do nosso acervo e de atividades que englobam o maior número de crianças, jovens e adultos que queiram festejar conosco”, contou a coordenadora de Ações Educativas e de Ações Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste, Edna Silva.

O Domingo dos Pequenos é uma ação que tem o objetivo de promover uma maior aproximação entre a Fundaj e seus servidores, prestadores de serviço, e crianças e seus familiares das localidades circunvizinhas à instituição. São desenvolvidas atividades educativas e culturais com mediações temáticas para dialogar com os assuntos que permeiam a Fundaj e o Muhne, de forma a contribuir para a democratização da cultura e permitir o acesso aos bens culturais por crianças que podem ter esse acesso restrito e limitado.

Serviço:

Carnaval dos Pequenos

Datas: 17 e 18 de fevereiro

Horários: a partir das 14h

Locais: Museu do Homem do Nordeste e Edifício Dolores Salgado

Evento gratuito

Veja outras postagens

Relator da proposta de regulamentação da reforma tributária, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) afirmou, hoje, em entrevista à GloboNews que o texto aprovado pelo Congresso Nacional garante a alíquota-padrão abaixo dos 26,5% nos impostos sobre o consumo. Além disso, Lopes defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancione o texto na íntegra, sem vetos.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tratou da reforma tributária foi aprovada e promulgada pelo Congresso em 2023. Ao longo de 2024, os parlamentares se debruçaram sobre a regulamentação da reforma. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, numa primeira votação, e também pelo Senado no último dia 12.

Como os senadores aprovaram a redação com mudanças, os deputados tiveram de votar o projeto novamente. Esta votação aconteceu na última terça-feira (17), e agora o projeto segue para sanção do presidente Lula. “Do ponto de vista do mérito, nós negociamos com a Fazenda, trabalhamos no domingo o dia todo. Tive parecer sobre cada alteração. Submetemos também à política, ao Senado e ao Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados. Foi votado sem nenhum destaque”, disse Reginaldo. “No geral, eu tenho certeza de que o conteúdo, quase 100% estarão preservados na sanção”, completou.

Jaboatão dos Guararapes - Natal Solidário 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília, hoje, após fazer uma tomografia na cabeça e ser liberado pelos médicos para retornar à capital. O avião pousou por volta 12h48 na Base Aérea de Brasília.

O presidente passou a última semana em São Paulo, onde foi operado às pressas na madrugada do dia 10 para drenar um sangramento da cabeça, reflexo da queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada há dois meses.

Lula teve alta no domingo (15) do Hospital Sírio-Libanês, seguiu para sua casa na capital paulista e retornou ao hospital nesta quinta para realizar uma tomografia.

Segundo o cardiologista Roberto Kalil, o resultado do exame foi “satisfatório”. Lula está bem e pode retomar as atividades de trabalho em Brasília. O presidente, por enquanto, deve evitar exercícios físicos e repetirá a tomografia em 10 dias. “O hematoma não existe mais “, informou Kalil.

De volta a Brasília, Lula pretende realizar, amanhã, uma reunião de fim de ano com sua equipe ministerial – o governo tem 38 ministérios.

Conheça Petrolina

O empresário e deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE), fundador do Partido Social Liberal (PSL) e ex-presidente do União Brasil, lançou, neste mês, o livro “Democracia acima de tudo”, onde relata sua aliança e seu rompimento com o ex-presidente Jair Bolsonaro e faz denúncias severas sobre traições internas e um grande esquema de corrupção que envolve figuras de destaque no partido.

As alegações de Bivar ganham ainda mais relevância à luz da recente ação da Polícia Federal (PF) contra o empresário José Marcos Moura, conhecido como o “Rei do Lixo”, apontando para um mega esquema de corrupção que pode implodir o próprio União Brasil. As informações são do portal Brasil247.

No último capítulo, intitulado “A traição aos ideais partidários ainda é um dos males de nossa cultura”, Bivar deixa claro que foi traído por Antônio Rueda, atual presidente do União Brasil, e expõe a desilusão com a liderança do partido após a fusão do PSL com o Democratas, que resultou na criação do União Brasil.

“Presidi eu o maior partido independente do Congresso Nacional, com nossas linhas próprias nos campos econômico, social e moral. Mal sabia eu que a metástase tirânica estaria incrustada em nosso próprio partido, através do fisiologismo obscuro e deplorável – o pior de todos os males, porque corrompe e distorce a verdade. Isso atinge, permeia pessoas: indivíduos que coordenam e dirigem instituições, inclusive as político-partidárias, confundem as ideias, enganam os incautos e professam o caos”, escreveu.

Bivar detalha como Antônio Rueda, seu ex-braço-direito, assumiu o comando do União Brasil após um golpe interno que teria sido orquestrado por figuras como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o senador Davi Alcolumbre, cotado para presidir o Senado, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, – todos possíveis alvos de uma delação premiada do “rei do lixo”.

Segundo Bivar, esses líderes formaram uma aliança para destituí-lo do cargo. Um dos objetivos seria extorquir o orçamento público por meio do esquema das emendas parlamentares que agora está vindo a público. “A Câmara dos Deputados, através do seu presidente, defende a Casa como instituição, enquanto o grupelho se junta por mero oportunismo, objetivando extorquir o orçamento público”, aponta Bivar.

No livro, ele também lamenta não ter sido capaz de frear a traição de Rueda, cujo nome não é citado por Bivar na obra. “Diante de tudo isso, penitencio-me pela miopia de ter rechaçado as denúncias de pessoas amigas e os fatos que, durante tantos anos, acusavam-no de ser um alpinista social, despido de qualquer valor moral. O que é pior: eu insistia em não acreditar”, escreve. “Com a traição dentro de um partido que nós todos criamos, que a ressonância desta reflexão chegue a tempo àqueles que detêm o discernimento e a coragem de enfrentar a hiena interesseira e fisiológica”.

Ontem, no Brasil 247, o jornalista Joaquim de Carvalho destacou algumas declarações de Bivar, que falou diretamente de Miami, na Flórida, onde passa férias com a família. “Essa milícia do Rio de Janeiro é trombadinha perto do que políticos da cúpula do partido fazem”, afirmou. “Acho que não houve um esquema de corrupção tão grande quanto este do União Brasil”.

A Operação Overclean da Polícia Federal investiga contratos de recolhimento de lixo em estados como Amapá, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro e Goiás, que estão envolvidos em superfaturamentos e práticas criminosas. No relatório da PF, o Estado de Amapá, de Davi Alcolumbre, é mencionado dez vezes no contexto de contratos suspeitos, assim como Bahia e Goiás, estados de ACM Neto e Ronaldo Caiado. A publicação de “Democracia acima de tudo” ocorre em um momento crítico para o cenário político brasileiro, onde as denúncias de Bivar e as ações da PF podem ter consequências significativas para o futuro do União Brasil e suas próximas etapas eleitorais. Uma das possibilidades é uma delação premiada do “rei do lixo”, que poderia praticamente implodir o partido.

Camaragibe Avança 2024

Uma mulher que levou uma coroa de flores para a casa do presidente Lula (PT), em São Paulo, foi detida, ontem, por xingar de ‘macaco’ um agente da Polícia Federal. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que Maria Rocha chegou ao local, na tarde de ontem, e tentou deixar a coroa de flores em frente à casa do presidente, que estava no imóvel.

Segundo a Rádio CBN, a ação foi inibida pelos agentes de segurança da Presidência, que retiraram o material da calçada, e a impediram de sair do local até que prestasse informações. Maria, então, a volta para o carro e grita para um agente da PF: “eu não vou fugir seu macaco”.

A mulher foi detida por injúria racial, que é o ato de ofender alguém em razão de sua cor, raça, etnia ou nacionalidade. A pena é de 2 a 5 anos e multa. O carro dela, que tinha cartazes com ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi apreendido para passar por perícia.

Nota oficial

A Prefeitura Municipal de Toritama esclarece que a operação, deflagrada na manhã de hoje, pela Polícia Civil, no Centro Administrativo, foi proveniente de denúncia do vereador Severino Antônio (Birino), referente ao ano de 2018, relativa à compra e entrega de medicamentos executadas pela ex-secretária de Saúde Andrea Melo, quando estava à frente da Pasta.

Andreia já foi alvo de outras investigações por fraudes em licitações e foi responsabilizada pelos crimes, após confessar as práticas ilícitas. O vereador em questão foi cassado recentemente, por prática de compra de votos nas eleições deste ano. Além disso, foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de corrupção e tenta, a todo custo, macular uma gestão séria e transparente, premiada inúmeras vezes por diversas instituições, inclusive, recebendo o selo diamante da ATRICON (Associação dos Tribunais de Contas do Brasil).

A Prefeitura esclarece que vem colaborando com as investigações referente a este processo e segue a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Prefeitura de Toritama

Do G1/PE

A governadora Raquel Lyra (PSDB) criticou o sistema de transporte público no Grande Recife durante entrevista ao vivo, hoje, no Bom Dia Pernambuco, da TV Globo. Ao fazer um balanço de dois anos da sua gestão, ela prometeu a construção de uma creche em cada cidade do estado e falou sobre investimentos na segurança pública e na requalificação de estradas.

“O sistema não é bom, não. Muito pelo contrário, ele é muito ruim. Quem usa todo dia sabe disso, acaba que também a gente tem um momento em que o metrô está praticamente colapsado”, disse a governadora.

Além de reconhecer os problemas do sistema operado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, Raquel Lyra disse que o governo do estado está atento para melhorar o deslocamento dos passageiros na Região Metropolitana, ressaltando, como exemplo, a implantação do bilhete único, que extinguiu o Anel B e manteve a passagem de ônibus por R$ 4,10.

“A gente tem apertado mais as empresas de ônibus, sim, a gente dá um subsídio da ordem de R$ 500 milhões por ano para o sistema, então a gente vai trabalhar todo dia para que ele possa funcionar muito melhor”, afirmou.

Na entrevista, Raquel foi questionada sobre a promessa de reforma dos 26 terminais da Região Metropolitana, pois, somente em setembro deste ano, foi anunciada a elaboração de projeto para três deles: Camaragibe, PE-15, em Olinda, e Pelópidas Silveira, em Paulista.

“A gente conseguiu agora junto ao governo federal R$ 260 milhões e é com eles que a gente também vai reformar os terminais. O Terminal Integrado de Igarassu, por exemplo, a gente caminhou na frente. São mais de R$ 40 milhões investidos. A gente vai poder atender mais de 40 mil pessoas por dia e a gente vai entregar no começo do ano que vem. E os demais, tenham a confiança e a certeza de que do mesmo jeito que a gente está trabalhando nas outras frentes, eles serão entregues também ao final do nosso governo”, declarou.

Outro tópico abordado foi a privatização do Metrô do Recife, de responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), do governo federal. O sistema metroviário em Pernambuco tem um histórico de problemas, sendo o mais recente o funcionamento parcial, há uma semana, da Linha Centro, que transporta diariamente cerca de 120 mil passageiros, sem previsão de normalização do serviço.

“Transporte público é previsibilidade e segurança, e a gente não consegue garantir nem uma coisa nem outra no Metrô do Recife. […] Pernambuco é um dos únicos estados do Brasil onde os municípios não estão participando da gestão, nem do financiamento do sistema de transporte de ônibus, nem de metrô. Então, a gente vai chamar os municípios à mesa, vamos reinstalar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, para que todos sejamos parte da solução”, disse.

Na manhã de hoje, na Câmara Municipal de Paulista, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, recebeu o título de Cidadão Paulistense. A homenagem foi proposta do vereador Edson de Araújo Pinto, o Edinho. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Em solenidade realizada ontem, no Clube Municipal do Ipojuca, Albérico da Cobal oficializou sua diplomação como vereador de Ipojuca. Com uma trajetória de destaque como ex-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário de Agricultura, Albérico é o único vereador a reconquistar um mandato na história ipojucana. O parlamentar está sendo cotado como futuro presidente da Câmara dos Vereadores.

“Quero parabenizar o prefeito Carlos Santana por sua eleição e reforçar que vamos buscar parcerias que façam de Ipojuca uma cidade modelo. Acredito que, com humildade e trabalho conjunto, podemos superar desafios e transformar a vida do nosso povo. A força da nossa união será o alicerce para conquistar grandes avanços nas áreas social, econômica, na saúde e na agricultura”, declarou Albérico, emocionado.

Reeleita para o segundo mandato, Leila Caribé, irmã do atual prefeito Gustavo Caribé, foi a vereadora mais votada em Belém do São Francisco. Em 2020, Leila foi eleita com 890 votos, sendo a mais votada daquela eleição. Em 2024, ela bateu o próprio recorde e foi reeleita a mais votada da história do município, com 1.267 votos.

Durante sua diplomação, ontem, a vereadora agradeceu a confiança de cada voto e reafirmou seu compromisso com a população. “Agradeço a Deus, meus familiares e ao povo de Belém, por me reeleger e, dessa vez, a mais votada da história de Belém do São Francisco. Reafirmo meu compromisso de sempre estar junto do nosso povo, defendo-os com honradez, dignidade e perseverança”.

O prefeito eleito de Vertentes, Rael Ferreira (PSDB), foi diplomado, na manhã de ontem, em cerimônia realizada no Ginásio Zé Ferrinho. À noite, em um evento oficial, Rael realizou o anúncio dos secretários e da equipe técnica que trabalhará na sua gestão nos próximos quatro anos.

Na composição da sua nova equipe de governo, ele optou pela manutenção de alguns profissionais que já desempenham um importante trabalho na gestão do município, mas também realizou algumas modificações, como o desmembramento das secretarias de Educação e Esportes e Cultura e Turismo, e criação de novas pastas, como Secretaria de Articulação Institucional e Secretaria de Governo e Ação Social, além da reestruturação da Assessoria de Comunicação.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em sua análise enviada ao blog, comemorou as colheitas do ano de 2024. Para ele, o Governo Lula atuou para sanar problemas estruturais do Brasil e está colhendo bons frutos, como a queda do desemprego e o recorde nas exportações autorizadas.

Em relação a Pernambuco, em 2025, o ministro deseja que a Escola de Sargentos do Exército seja finalmente instalada em Abreu e Lima. “Um marco do futuro que se fará registrado no Estado”, disse. Confira sua íntegra!

Por José Múcio Monteiro*

O ano de 2024 foi de muita colheita. O governo federal atuou para sanar problemas estruturais do Brasil. Um exemplo é a reforma tributária que, a médio prazo, trará mudanças significativas para o país. Outro dado de extrema relevância foi a queda do desemprego. Segundo o IBGE, houve um recuo para 6,2%, o que dá um total de população ocupada de 103,6 milhões de pessoas. Número recorde na série histórica, que começou em 2012.

No âmbito da Defesa, também tivemos grandes avanços. A Indústria de Defesa e Segurança apresentou resultados expressivos e animadores. Registramos novo recorde em exportações autorizadas, na ordem de US$ 1.74 bilhão, já em novembro; vendemos produtos para cerca de 100 países, em todos os continentes; participamos com 3,58% do PIB do País; e registramos na Base Industrial de Defesa (BID) mais de 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, assim, a indústria de defesa participa com 2,1% dos empregos formais do país.

Esses números se traduzem em inclusão social, novas oportunidades e crescimento econômico e comercial para o Brasil. Investir na indústria de defesa significa estimular o mercado de trabalho como um todo no País. Além disso, não apenas o setor da economia é beneficiado, mas também o campo científico e tecnológico. E o governo federal, por meio do Ministério da Defesa, se mostra como um ator significativo para esse sucesso.

Registramos ainda a participação de atletas militares nos Jogos Olímpicos Paris 2024, em que 55% das medalhas da delegação brasileira foram de integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento. Tivemos as jornadas de trabalho em apoio à nossa gente e ao meio ambiente, como a Operação Taquari II, o combate às queimadas e as ações nas terras indígenas; o novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no Ceará; e do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia; a primeira turma de mulheres fuzileiros navais, com 114 soldados mulheres; e o inédito alistamento para o serviço militar feminino voluntário no Brasil.

Mas, o nosso principal desafio é a defesa da Pátria, a garantia de nossa soberania, no mar, em terra e no ar. Nesse foco, destacamos a indústria nacional de defesa e os programas estratégicos que evidenciam a recuperação gradual e permanente da nossa capacidade operativa. A Marinha fez o lançamento da fragata Tamandaré (F200), primeira da sua classe; a entrega do submarino Humaitá (S41) ao setor operativo; e o lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42).

O Exército prossegue em sua modernização, com ênfase para o desenvolvimento de sistemas que assegurem versatilidade, mobilidade, poder de fogo e proteção blindada às suas unidades. Na Força Aérea, os caças Gripen e os cargueiros KC-390, além de maior poder de combate e alcance operativo, permitem que nossa Aeronáutica se mantenha na permanente rota de modernização. Esses empreendimentos são fatores de dissuasão e representam a capacidade de nossa indústria de defesa e a modernização das Forças Armadas brasileiras.

Para 2025, a minha expectativa é de que Brasil continue crescendo. Que a taxa de desemprego caia ainda mais. E que possamos combater a desigualdade social com ainda mais força. Pensando em Pernambuco, vislumbro a possibilidade de termos, em futuro próximo, a nova e moderna Escola de Sargentos do Exército a ser instalada em Abreu e Lima. Um marco do futuro que se fará registrado no estado.

Esta é mais uma das grandes entregas que serão iniciadas na atual gestão e que trará reflexos altamente positivos, especialmente na geração de oportunidades aos nossos jovens e no desenvolvimento econômico desta região. Os municípios próximos ao atual Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti não serão os mesmos depois que a nova Escola de Sargentos for entregue e iniciar seu funcionamento. Aliás, já no início das obras, os benefícios sociais serão sensivelmente percebidos. Que venha 2025!

*Ministro da Defesa

A Polícia Civil de Pernambuco detalhou, em nota enviada a imprensa, há pouco, que a operação deflagrada, na manhã de hoje, contra a Prefeitura de Toritama, teve início em setembro de 2023 e tem por objetivo identificar desarticular uma associação criminosa voltada à prática do crime de falsificação de documento público.

Onze pessoas estão sendo investigadas. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, contando ainda com o apoio operacional do Instituto de Criminalística – IC. O delegado Jeová Miguel é o responsável pela operação.