Flávio Dino toma posse como novo ministro do STF

Flávio Dino, 55 anos, tomou posse, hoje, como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia foi presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso. “Eu me limito a fazer uma brevíssima saudação de boas-vindas ao ministro Flávio Dino, que é uma pessoa recebida por todos nós com muita alegria, um homem público que serviu ao Brasil, em muitas capacidades, e nos Três Poderes”, disse Barroso, depois de empossar Dino.

“Na verdade, a presença maciça nesse plenário de pessoas de visões políticas das mais diversas apenas documentam como o agora ministro Flávio é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade brasileira. E a presença de todas as pessoas, de todas as visões, documentam a vitória da democracia e institucionalidade, da civilidade”, completou Barroso.

Veja outras postagens

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, por meio de nota divulgada hoje, que não mantém qualquer relação com a empresária e lobista Roberta Luchsinger e que nunca teve interlocução com ela. A manifestação foi divulgada após questionamentos sobre fotografias nas redes sociais de Roberta em que os dois aparecem juntos.

Segundo a nota da equipe de campanha de Lula, o fato de o petista ter sido fotografado ao lado de Roberta não significa a existência de vínculo pessoal, profissional ou político. “O presidente Lula é uma figura pública que, ao longo de sua trajetória e especialmente em campanhas e agendas públicas, é abordado por inúmeras pessoas para registros fotográficos. A existência desses registros não significa relação pessoal, profissional ou política”, diz o comunicado.

Por Luiz Queiroz – Capital Digital

O Tribunal de Contas da União (TCU) encerrou um processo que colocou em discussão o destino de uma das maiores ocorrências conhecidas de nióbio do mundo, no Morro dos Seis Lagos, no Amazonas, jazida cuja exploração foi reiteradamente defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e chegou a integrar seu discurso sobre o aproveitamento das riquezas minerais brasileiras. O direito minerário, requerido pela antiga Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) ainda em 1975, continuará sob controle do Estado brasileiro, embora a extração permaneça cercada por impedimentos constitucionais e ambientais.

A decisão encerra o monitoramento do processo TC 007.270/2024-0, relatado pelo ministro Benjamin Zymler. O TCU considerou cumprida a determinação que havia obrigado a Agência Nacional de Mineração (ANM) a avaliar o possível decaimento do título mantido pela CPRM, atual Serviço Geológico do Brasil (SGB). O resultado cria uma situação aparentemente contraditória. O Brasil preservou o direito minerário sobre uma gigantesca jazida de nióbio, titânio e terras raras, mas não pode simplesmente explorá-la.

Jaboatão dos Guararapes - Trabalho em todo lugar 2026

Dentro da estratégia de trabalhar pela normalização das relações entre Brasil e Argentina, a equipe do presidente Lula já recebeu contatos e vai marcar encontros com parlamentares do país vizinho na próxima semana. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Integrantes do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria de Relações Institucionais vão receber em Brasília na um grupo de cerca de 10 deputados argentinos que fazem oposição ao governo de Javier Milei para discutir as relações entre os dois países.

Caruaru - Transparência 2026

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Se as pesquisas de intenção de voto para presidente da República apontam liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sua tentativa de reeleição, embora numa disputa acirrada com seu principal adversário, Flávio Bolsonaro (PL), o quadro que se reflete nas disputas estaduais para governador e senador parece ser mais conservador.

Como faz tradicionalmente, o Correio da Manhã levantou como está a disputa estadual com base nas pesquisas de intenção de voto mais recentes dos vários institutos. Só não foi encontrada pesquisa recente em Roraima.

Ipojuca - Na palma da sua mão

Morreu, hoje, aos 78 anos, o médico e ex-deputado estadual de Pernambuco Garibaldi Bezerra Gurgel. A informação foi divulgada pela Clínica Médica Santa Joana, em Palmares, instituição da qual Garibaldi era diretor médico. O velório será realizado ainda hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no Edifício Governador Miguel Arraes, com previsão de início a partir das 10h. As informações são do blog Amaraji Notícias.

Nascido em 14 de setembro de 1947, Garibaldi construiu uma trajetória que uniu a medicina e a vida pública na Mata Sul de Pernambuco. Médico com atuação na região há décadas, também teve uma longa passagem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. Registros históricos da Alepe mostram sua atuação parlamentar em diferentes legislaturas. A morte de Garibaldi encerra a trajetória de um profissional que teve participação expressiva na medicina e na política pernambucana, especialmente na Mata Sul, onde construiu sua carreira profissional e política.

Olinda - Trabalhando para superar desafios
Palmares - Forró Mares 2026

As redes sociais deste blog, mais lido e pioneiro no Nordeste, continuam de vento em popa, registrando um dos maiores crescimentos no País. No Instagram, o recorde de 12 milhões de contas alcançadas, no último dia 14, já foi batido hoje, com o acréscimo de mais de dois milhões, chegando a 14 milhões de contas alcançadas em apenas 15 dias.

Quem sabe, faz a hora, não espera o dia amanhecer! Se você ainda não nos segue nas redes anote nossos endereços e seja mais um a ficar bem-informado de tudo nos bastidores da política e do poder. Nos sigam em nossas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/blogdomagno

Facebook: https://www.facebook.com/blogdomagnomartins

YouTube: https://m.youtube.com/blogdomagno

TikTok: https://www.tiktok.com/@blogdomagno

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Em política, às vezes a resposta mais contundente é justamente aquela que não precisa recorrer ao grito, à agressão ou à mentira. Foi o que João Campos fez, ontem, ao responder aos ataques da governadora Raquel Lyra: deu um verdadeiro tapa de luva. Elegante, firme e, sobretudo, à altura do que se espera de quem pretende governar Pernambuco.

Diante de uma ofensiva que tenta transformar as redes sociais em extensão de uma guerra política, João escolheu outro caminho. Em vez de reproduzir a lógica de um suposto “gabinete do ódio”, como fez a governadora ao postar um vídeo contra o candidato da Frente Popular, preferiu expor os fatos e reafirmar aquilo que deveria ser regra em qualquer campanha eleitoral: debate de ideias, respeito ao eleitor e compromisso com a verdade.

A frase central de sua manifestação foi cirúrgica: o homem apontado pela imprensa como suposto chefe do chamado Gabinete do Ódio do Governo de Pernambuco nunca foi seu amigo e jamais integrou sua equipe. Já a candidata que o ataca, segundo o próprio João, não pode fazer a mesma afirmação. É uma resposta simples, mas politicamente devastadora.

Porque desloca o debate da lama das acusações para uma pergunta objetiva: quem tem, de fato, relações políticas ou administrativas com as pessoas envolvidas nas denúncias? E é justamente aí que a governadora deveria concentrar suas explicações.

João poderia ter respondido na mesma moeda. Poderia ter escolhido o ataque pelo ataque. Poderia ter transformado suas redes em trincheira. Não fez isso. Preferiu uma frase que encerra o assunto com a serenidade de quem sabe que campanha eleitoral não pode ser uma disputa para ver quem consegue produzir o maior número de ataques.

E talvez seja exatamente isso que o eleitor esteja esperando: menos ódio, menos mentira e menos política feita para destruir o outro. Mais propostas, mais responsabilidade e mais respeito. No fim das contas, João Campos não precisou levantar a voz. Bastou manter a postura.

Camaragibe - IPTU Verde 2026

Carlos Siqueira diz que esquerda encerra ciclo com Lula e precisa se renovar

A esquerda brasileira precisa se preparar para uma nova etapa política e abandonar a ideia de que pode continuar operando com as mesmas referências de décadas atrás. A avaliação é de Carlos Siqueira, pernambucano que presidiu nacionalmente o PSB por 11 anos e lançou recentemente o livro O novo perfil eleitoral do Brasil – como vota o brasileiro. Em entrevista, ontem, ao podcast Direto de Brasília, ele analisou a perda de espaço da esquerda, o avanço do campo conservador e os desafios que, em sua avaliação, se impõem ao grupo político depois de Lula.

“Estamos encerrando um ciclo com o presidente Lula, que já deu sua colaboração, mas também é preciso que surjam novas lideranças. O capitalismo se renova permanentemente, e a esquerda precisa se renovar”, afirmou Siqueira. Para ele, o campo progressista perdeu espaço ao deixar de ocupar com clareza o papel de força transformadora. “Não podemos ser apenas a força da defesa do status quo. A esquerda sempre foi a força de transformação. Hoje quem está propondo transformação é a extrema-direita”, completou.

A líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deputada estadual Socorro Pimentel (PSD), declarou apoio, ao lado do esposo, o ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSD), à candidatura do senador Humberto Costa (PT) à reeleição.

A aliança surpreendeu pela relação estreita entre a parlamentar e a governadora Raquel Lyra. O apoio ao candidato da chapa opositora à da gestora mesmo com a candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha, do mesmo partido, e do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) para o cargo, também chamou a atenção. As informações são do Blog da Folha.

O depoimento que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, daria à Polícia Federal nesta quinta-feira foi adiado por problemas técnicos no sistema de videoconferência.

Vorcaro falaria aos investigadores da carceragem do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”, onde ele está preso preventivamente desde junho. Uma nova oitiva foi remarcada para a manhã desta sexta-feira. As informações são do jornal O GLOBO.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, descartou nesta quinta-feira (27) a possibilidade de privatizar os Correios e afirmou que pretende recuperar a estatal, que acumula quatro anos seguidos de prejuízo. Em entrevista à Globo, Lula também disse que a dívida pública brasileira não o preocupa e defendeu que o crescimento da economia ajudará a reduzir o peso do endividamento.

Ao falar sobre a crise das estatais, Lula falou mais especificamente sobre a situação dos Correios, que acumulam quatro anos seguidos de prejuízo, em um rombo histórico de R$ 15 bilhões. O presidente afirmou que as dificuldades da empresa não são recentes e descartou a possibilidade de privatização. As informações são do g1.