Por Letícia Lins*
A tragédia que aconteceu no Morro da Conceição, nesse semestre, quando desabou o teto da capela do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, matando duas pessoas e ferindo 25, não será esquecida na maior festa religiosa de Pernambuco, cuja programação foi anunciada na sexta-feira (8). A Igreja Católica a espera tão grandiosa quanto nos anos anteriores, e lembra que as duas vítimas fatais do desabamento serão homenageadas no evento: Antônio José dos Santos, 54, e Maria da Conceição Pinto, 68, que morreram sob os escombros do teto que ruiu no final de agosto.
As comemorações se dividem em três etapas: pré-festa (que já começou, 8/11 a 24/11); festa (28/11 a 8/12); e pós-festa (9/12).
Leia maisNossa Senhora da Conceição do Morro é uma das Santas mais veneradas no Recife, chegando a ser encarada pelos próprios católicos como a Padroeira oficial da capital pernambucana, que é Nossa Senhora do Carmo. Por esse motivo, ela é considerada como “padroeira afetiva” da cidade. A Festa entra em sua 120ª edição em 2024 e a data oficial de abertura é em 28 de novembro. Um dia antes, a colocação da nova coberta da capela deve estar concluída, segundo promessa da Governadora Raquel Lyra, que esteve no Morro na última quinta-feira, quando antecipou o prazo de conclusão da primeira etapa da obra. Nos onze dias de festa, ocorrerão 30 missas no Santuário, além de outros eventos.
A festa dura onze dias, mas vários eventos marcam a pré-festa, que incluem bike, romaria e festa das comunidades. A festa propriamente dita, no entanto, abre no dia 28, com a Procissão da Bandeira, saindo do Parque da Macaxeira, às 17h. O cortejo segue até o Morro da Conceição, onde será hasteada a Bandeira do Santuário. No dia 7 de dezembro tem a procissão com a imagem do Divino, saindo às 18h do Largo Dom Luiz, no Vasco da Gama. E no domingo, 8 de dezembro, a festa termina com procissão que sai do Cais do Apolo com o andor conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o Santuário. O começo do longo cortejo do centro da cidade até a Zona Norte está previsto para ter início às 15h. Quem prefere ficar no Santuário, no dia 8/12 oportunidade é o que não vai faltar para rezar. É que haverá missas constantes no palco armado na praça (0h, 2h,4h, 6h, 8h, 10h, 12h, 14h ). No interior do Santuário também há a liturgia a partir da madrugada (1h,3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h). Do mesmo jeito que tem a Pré-Festa, a Pós-Festa também acontece. E será na segunda-feira, 9/12, quando haverá três missas no Santuário: às 10h30m, às 16h e às 19h30.
*Jornalista do Oxe Recife
Leia menos