Metrópoles
A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã de hoje, mandados de busca e apreensão na casa do empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians, no Lago Sul, em Brasília. Durante a ação, os policiais apreenderam uma Ferrari vermelha, uma réplica de carro de Fórmula 1 do piloto Ayrton Senna, relógios de luxo e dinheiro em espécie.
As diligências fazem parte da operação que investiga um dos maiores esquemas de fraude contra o INSS, com prejuízos bilionários aos cofres públicos. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles.
Leia maisA ação também resultou na prisão de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o Careca do INSS, apontado como lobista do esquema, e do empresário Maurício Camisotti, tratado pelos investigadores como sócio oculto de uma entidade beneficiada pelas fraudes.
Além da Ferrari encontrada em Brasília, equipes que atuaram em São Paulo recolheram dezenas de obras de arte em endereços ligados ao advogado Nelson Wilians. No total, a operação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, expedidos pelo ministro do STF André Mendonça.
De acordo com a PF, entidades que oferecem serviços a aposentados e pensionistas teriam realizado cadastros fraudulentos, sem autorização dos beneficiários, utilizando assinaturas falsas para descontar mensalidades diretamente dos pagamentos feitos pelo INSS.
Antunes, segundo os investigadores, movimentou R$ 53 milhões vindos dessas associações e transferiu R$ 9,3 milhões para pessoas ligadas a servidores do instituto, entre 2023 e 2024.
O que dizem as defesas
A defesa de Nelson Wilians afirmou que o advogado tem colaborado com as autoridades e que sua relação com um dos investigados é exclusivamente profissional, relacionada à compra de um terreno vizinho à sua casa. Já os representantes de Camisotti classificaram a prisão como arbitrária e disseram que adotarão todas as medidas cabíveis para reverter a decisão.
Leia menos