Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog
Faltando dez dias para as eleições municipais deste ano, a crise no Partido Liberal de Pernambuco (PL-PE), já conhecida nos bastidores, veio a público pelas palavras do próprio presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. “Dinheiro não foi feito pra queimar”, disse Costa Neto em entrevista ao jornal O Globo, questionado sobre o motivo de não enviar mais recursos para a campanha de Gilson Machado no Recife.
O presidente do PL afirmou que não mandaria mais dinheiro por causa dos 75% de intenção de voto do prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB). Mas revelou que também existe uma insatisfação do partido bolsonarista com Gilson Machado, que colocou o filho para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Machado recebeu R$ 6 milhões da Executiva Nacional do PL, quando poderia ter recebido R$ 9,7, que é o limite de gastos. Para a reta final da campanha, não há previsão de novos repasses.
Leia maisA crise tem como pano de fundo as divergências entre Gilson Machado e o grupo dos Ferreira, liderado em Pernambuco pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. Os Ferreira há tempos estão numa guerra silenciosa contra Machado e não têm ajudado a campanha do Recife. Acontece que Anderson Ferreira e Valdemar Costa Neto são próximos, o que dificultou ainda mais a relação de Gilson Machado com a Executiva Nacional. “A postura de Gilson não tem sido a de um candidato para a Prefeitura”, chegou a dizer Costa Neto ao O Globo.
A resposta de Gilson Machado
Em nota enviada à imprensa, Machado rebateu as falas do presidente nacional do seu partido. Confira a íntegra:
Temos chances sim de provocarmos um segundo turno no Recife. Mesmo com a ‘asfixia’ que venho sofrendo pelo diretório nacional e estadual do PL, prejudicando diretamente a chapa de vereadores homens. Isso mais parece um desejo de enfraquecer aqui em Pernambuco o líder maior da legenda, o Presidente Bolsonaro.
Conseguimos atingir os patamares que estão constatados em nossas pesquisas internas, e agora com a Atlas Intel. É inacreditável que um candidato do partido, que cumpre a missão de manter vivo os ideais do presidente Bolsonaro em uma região hostil como o NE, seja eivado com fogo amigo, através de uma fala infeliz do presidente do PL nacional. O combinado não sai caro…!!!
Seguirei a missão que recebi do meu líder e o maior líder da direita hoje no mundo, o meu e o nosso Presidente Bolsonaro. E escrevam que estarei no segundo turno, com a ajuda do recifense que quer libertar nossa cidade.
Leia menos