Faltando 15 dias para volta às aulas, Raquel adia licitação de R$ 58 milhões para o kit escolar

EXCLUSIVO

O desastre administrativo na educação do Estado, após a tumultuada saída do secretário Alexandre Schneider, está ganhando maiores proporções. Agora, por falta de planejamento e organização da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), mesmo faltando poucos dias para a volta às aulas, foi adiada, sem prazo para retomada, uma licitação para os “Kits de material escolar para os (as) discentes da educação básica da rede pública estadual de ensino para o ano letivo de 2025”. Assim, os alunos da rede estadual poderão ficar sem o material escolar na volta às aulas. A licitação estava estimada em R$ 58.201.397,6138 (cinquenta e oito milhões, duzentos e um mil, trezentos e noventa e sete reais e sessenta e um centavos).

A abertura da licitação estava prevista para 17 de janeiro, mas o Governo não conseguiu cumprir o prazo, por suposta incapacidade administrativa. Segundo fontes no Governo, o pedido de adiamento partiu da Secretaria Estadual de Educação, após a saída do ex-secretário Alexandre Schneider, o que causou preocupação em professores que atuam na pasta. A desculpa oficial é que há “necessidade de avaliação dos requisitos técnicos em sede do processo em epígrafe”. O pedido de adiamento foi assinado em 16 de janeiro pelo secretário-executivo Gilson José Monteiro Filho, escolhido pessoalmente pela governadora para responder interinamente pela pasta, após a saída de Alexandre Schneider. Desde fevereiro de 2024, o Governo do Estado tenta realizar esta licitação, mas ela já teve que ser adiada outras vezes, por falta de planejamento e organização do Estado. O blog teve acesso a todos os documentos.

Nos bastidores políticos, tem chamado atenção a total falta de autonomia do ex-secretário Alexandre Schneider, que ficou apenas seis meses na pasta, sem poder para fazer sequer uma licitação. O ex-secretário chegou a escrever no perfil do Blog que “nunca cuidou de merenda escolar em Pernambuco”. Ficando a pergunta, se o secretário estadual de Educação não responde pela merenda nas escolas estaduais, quem responde? Pela primeira vez na história recente, Pernambuco poderá ter uma volta as aulas sem ter um secretário estadual de Educação. A falta de autonomia de Alexandre Schneider ainda desestimula alguns políticos a assumir a pasta. O ex-secretário chegou a enviar uma carta de despedida para a governadora, dizendo textualmente que “há valores que são inegociáveis”.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde

O encontro convocado para hoje pelo ex-presidente do Caxangá Ágape, Braga Sá, não possui qualquer validade oficial e não representa a confraria. Embora Braga Sá tenha integrado a entidade por muitos anos, ele não faz mais parte do quadro dirigente e não ocupa qualquer cargo na atual gestão. Apesar disso, ele divulgou um almoço supostamente comemorativo pelos ‘80 anos do Ágape’ e informou que o evento homenagearia a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, levando terceiros ao erro sobre sua legitimidade.

Documentos oficiais da entidade e uma decisão da 10ª Vara Cível do Recife confirmam que Braga Sá não tem autorização para falar em nome do Caxangá Ágape, nem para promover eventos utilizando sua marca, símbolos, diretoria ou qualquer referência institucional. A Justiça concedeu tutela de urgência determinando que ele se abstenha de usar o nome “Caxangá Ágape” ou se apresentar como representante da confraria, além de ordenar a remoção de convites e publicações que vinculem o evento à entidade. Procurado, Braga não retornou aos contatos feitos pela reportagem. Abaixo, a decisão na íntegra.

Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

Hoje, a partir das 19 horas, dou prosseguimento a maratona de lançamentos do meu mais recente livro, ‘Os Leões do Norte’, em Itaíba, no Agreste. A palestra seguida de uma sessão de autógrafos, está marcada para o plenário da Câmara de Vereadores, com apoio e a presença do prefeito Pedro Pilota (Republicanos) e da ex-prefeita Regina da Saúde.

‘Os Leões do Norte’ é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.

O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.