Exposição sobre J. Borges começa amanhã no Congresso Nacional

O Salão Negro do Congresso Nacional recebe, a partir desta quarta-feira (23), às 17h30, a exposição “J. Borges: Poesia e Arte”, uma homenagem ao mestre pernambucano da xilogravura e do cordel. A mostra reúne mais de 80 obras, incluindo matrizes, xilogravuras e folhetos, e é a primeira grande exibição dedicada ao artista na Câmara dos Deputados desde sua morte. A iniciativa é do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), que anunciou a abertura em vídeo publicado nas redes sociais.

“J. Borges foi um dos maiores mestres da xilogravura e do cordel no Brasil, um artista popular pernambucano que levou as cores, os personagens e os causos do nosso povo para o mundo inteiro. J. Borges é pernambucano em forma de arte”, afirmou Veras. O parlamentar também destacou o simbolismo de realizar a exposição no coração do Legislativo federal: “É a arte popular, é a cultura viva, é o legado de J. Borges, sendo celebrado como merece”.

Na gravação, Carlos Veras convida o público a visitar a exposição, que propõe um mergulho na história, fé e imaginação do povo nordestino. “Como pernambucano e como primeiro secretário da Casa, convido a todas e a todos a visitarem a exposição aqui no Salão Negro do Congresso Nacional”, disse.

Veja outras postagens

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa

O governo de Pernambuco, por meio do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, tem divulgado uma obra como iniciativa exclusiva da gestão estadual, embora o principal financiamento seja federal, assegurado pela administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A omissão da origem dos recursos compromete a transparência e impede que a população reconheça os responsáveis pelo investimento.

Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde

Do Poder360

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou
Caruaru - Mais segura

Do Poder360