Explosão em porto iraniano deixa 25 mortos e mais de 700 feridos

Uma explosão no porto de Shahid Rajaee, no sul do Irã, deixou ao menos 25 mortos e mais de 700 feridos ontem. A tragédia, que teria sido causada pelo armazenamento inadequado de produtos químicos em contêineres, ocorreu enquanto o país iniciava a terceira rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos em Omã. Até o momento, não há indícios de ligação entre os dois eventos, segundo meios de comunicação estatais.

O porta-voz da organização de gestão de crises do Irã, Hossein Zafari, afirmou que o porto já havia sido alertado para riscos relacionados ao armazenamento de materiais perigosos. Apesar disso, o governo informou que a causa exata ainda está sendo investigada. Na manhã de hoje, autoridades locais disseram que cerca de 80% do incêndio já havia sido controlado. As informações são da Reuters.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, ordenou uma investigação imediata e enviou seu ministro do Interior ao local. A explosão, que estilhaçou janelas em um raio de vários quilômetros e pôde ser ouvida na ilha de Qeshm, causou extensos danos às instalações portuárias e suspendeu temporariamente as operações. O porto de Shahid Rajaee é o maior centro de contêineres do país, situado próximo ao estratégico Estreito de Ormuz.

Em apoio ao Irã, o presidente russo Vladimir Putin apresentou condolências ao governo iraniano e enviou aviões de emergência para ajudar nos trabalhos de contenção. Imagens divulgadas pela imprensa oficial mostram uma densa nuvem de fumaça preta e laranja e cenas de confusão, com feridos recebendo atendimento médico em meio a destroços.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai passar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, a partir desta segunda-feira (4), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A instalação do equipamento ocorre após Do Val voltar ao Brasil depois de sair do país sem autorização do Supremo e passar cerca de 10 dias nos Estados Unidos.

Do Val foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília, no início da manhã. Segundo apurou a TV Globo, ele foi abordado pela polícia logo após de chegar de viagem.

Ipojuca - No grau
Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru Avança
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

Há pouco, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, usou as suas redes sociais para agradecer as manifestações de apoio que recebeu dos diversos segmentos da sociedade pernambucana, diante das pressões do governador do Ceará para afastá-lo. Clique e confira!