Evilásio Mateus promove São João de Araripina em agenda com autoridades no Recife

O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, cumpriu ontem (8) uma agenda de bate-volta ao Recife com foco na divulgação do São João 2025 do município. Acompanhado da deputada estadual Roberta Arraes e de secretários municipais, como Kilon Alencar (Planejamento) e João Dias (Meio Ambiente), o gestor entregou convites e kits com produtos típicos da região, em uma ação que valoriza a identidade cultural do Sertão do Araripe.

Entre os que receberam pessoalmente o material promocional do evento estão a governadora Raquel Lyra, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdecir Pascoal, os conselheiros Rodrigo Novaes e Eduardo Porto, o secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Teixeira Filho, da Adepe. A comitiva reforçou a importância do apoio institucional à festa, que é uma das mais tradicionais do Sertão.

Segundo o prefeito, a ação integra os esforços da gestão para consolidar Araripina como destino junino de referência em Pernambuco. “Araripina tem uma festa que é símbolo de tradição, alegria e oportunidades. E nada mais justo do que levar um pouco desse encanto diretamente às lideranças que ajudam a construir o desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou Evilásio.

Veja outras postagens

Câmara Municipal do Recife - O Recife que amamos
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões da COP30. Pessoas que estavam no local estão sendo retiradas por ordem da segurança.

O incêndio ocorre na zona azul, na área chamada de Pavilhão dos Países. Não há informações de feridos. As informações são do g1.

Mais informações em instantes.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025
Ipojuca - Acerte as contas

A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, ontem (19), a primeira Policlínica da Polícia Civil, no Recife, mas omitiu o aspecto mais importante da obra: quem a bancou. Os R$ 4,6 milhões investidos no prédio foram integralmente oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal, sem nenhuma contrapartida do Governo de Pernambuco. O episódio é mais um em que Raquel esconde a participação do governo do presidente Lula (PT) em entregas de sua gestão.

Tem sido assim nas obras de barragens, que só foram retomadas por iniciativa e com recursos do Governo Federal, com pequena contrapartida estadual em relação à área ambiental. Está sendo assim também nos preparativos para a duplicação da BR-232, a ser executada pelo Governo Federal, mas rotineiramente utilizada pela governadora para chantagear a Assembleia Legislativa (Alepe) e justificar o envio de novos pedidos de autorização para contrair empréstimos.

E mesmo quando tenta tirar do papel a promessa de construir cinco maternidades, Raquel dá pouca ênfase a feitos de outros governos. Esconde que a primeira das cinco unidades — o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru — já estava com 80% de conclusão quando ela assumiu o Executivo estadual, em 2023. E também omite que outras duas maternidades que ela elenca como futuros feitos seus — a de Garanhuns e a de Ouricuri — serão construídas com recursos federais. Ou seja, 60% de tudo o que Raquel prometeu sobre maternidades foi ou será entregue sem qualquer participação significativa dela e de seu governo.

Ao se apropriar de obras do Governo Federal e omitir a origem dos recursos, Raquel repete seu mantra de campanha. Em 2022, ela ficou em cima do muro para não melindrar lulistas e bolsonaristas. Em 2026, contudo, os quatro anos com a caneta na mão cobrarão seu preço. Se assumir que o Governo Federal foi importante para ajudar sua gestão, estará fazendo campanha involuntária para Lula e desagradará o eleitorado conservador. Se continuar escondendo o atual presidente, deve constranger petistas que indicaram cargos no governo estadual e que ainda andam desavisados sobre suas reais intenções.

A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), dedicou o feriado do último sábado (15) para acompanhar de perto o andamento de uma das obras mais emblemáticas e aguardadas da sua gestão: o asfaltamento da estrada principal que liga o Junco — maior e mais desenvolvida comunidade do município — à rodovia PE-102, na localidade de Lagoa de Pedra.

Ao lado da equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras, Juliana percorreu todo o trecho em execução e destacou o padrão técnico adotado. “Depois da terraplenagem e do BGS muito bem feitos, agora chegou a vez do asfalto com um palmo de espessura, 7 cm de puro asfalto. Um asfalto grosso, resistente, preparado para durar de verdade”, afirmou. “Vamos deixar isso aqui uma praça”, acrescentou.

A prefeita voltou a agradecer a parceria com o Governo do Estado. “Eu quero aproveitar para agradecer mais uma vez à nossa governadora Raquel Lyra, que junto comigo está colocando esse asfalto em prática. Obrigada, governadora, obrigada Chaparral pelo apoio e incentivo. Estamos unidos, trabalhando com responsabilidade e seguindo fazendo vida na vida dos casinhenses”, concluiu.

Cerca de 150 moradores de baixa renda do bairro Cidade Alta participarão de uma Ceia de Natal Solidária organizada por residentes, com apoio de amigos e comerciantes da comunidade. A ação pretende garantir às famílias um momento especial de confraternização, com cardápio natalino e ambientação temática.