Escolhida por Lula para Ministério das Mulheres diz que tomará posse amanhã

A assistente social Márcia Lopes, ex-titular da pasta do Desenvolvimento Social, confirmou neste domingo (5) que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando do Ministério das Mulheres. Segundo ela, a posse está marcada para a tarde desta segunda-feira (6), em Brasília. “Ele me convidou para assumir o Ministério das Mulheres e eu aceitei. Amanhã à tarde eu devo assinar o termo de posse. Estou indo pra Brasília logo cedo”, disse Márcia, que vive em Londrina (PR).

A nova ministra substituirá Cida Gonçalves, cuja saída já era esperada desde o início do ano. Filiadas ao PT, Cida e Márcia mantiveram diálogo sobre a transição da pasta. Na última sexta-feira (3), a ministra se reuniu rapidamente com Lula no Palácio do Planalto, encontro que, segundo sua assessoria, tratou de ações como a implementação da lei de igualdade salarial. Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Solidária. Ela já integrou o governo no segundo mandato do petista, tendo comandado o Ministério do Desenvolvimento Social em 2010. As informações são do jornal O Globo.

A troca no Ministério das Mulheres integra o processo de reforma ministerial conduzido por Lula de forma gradual ao longo do ano. Além dessa mudança, há expectativa de alteração na Secretaria-Geral da Presidência, hoje ocupada por Márcio Macêdo, e da ampliação do espaço do PSD na Esplanada. A bancada do partido pressiona o Planalto por um ministério de maior relevância, insatisfeita com o comando do Ministério da Pesca, entregue a André de Paula.

Desde janeiro, Lula já promoveu trocas em seis pastas: Secom, Saúde, Relações Institucionais, Comunicações, Previdência e agora Mulheres. A mais recente mudança, antes de Márcia Lopes, ocorreu na Previdência, após a saída de Carlos Lupi, do PDT, envolvido em investigações sobre descontos indevidos em aposentadorias. O também pedetista Wolney Queiroz assumiu o lugar. A recomposição da Esplanada é vista como tentativa do presidente de realinhar forças no Congresso e garantir governabilidade.

Veja outras postagens

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Ipojuca - No grau
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com com ‘o furacão do brega’, Dany Myler, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O Sextou de hoje, programa musical que ancoro as sextas-feiras, no lugar do Frente a Frente, vai trazer o brega pernambucano e o forró das antigas com a participação de Dany Myler. A cantora que foi eternizada na Banda Lolyta, com o sucesso ‘Thynara’, vai falar sobre a sua carreira, novos projetos e canções eternizadas na sua voz.

Conhecida como ‘o furacão do brega’, Dany Myler iniciou sua carreira aos 14 anos, na Banda Lolyta. Mais tarde, fez parte da Cavaleiros do Forró e de projetos avulsos a sua carreira solo, como ‘As amigas do Brega’ e o ‘Rolê das Poderosas’. Sempre engajada com a política, recentemente Dany fez parte do grupo de artistas que recepcionou o presidente Lula (PT) no Recife.

O Sextou vai ao ar logo mais, 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

De passagem por Arcoverde, a deputada Débora Almeida (PSDB) adquiriu o meu livro Os Leões do Norte na conveniência do posto Cruzeiro e fez questão de me enviar esta foto, informando que já começou a ler. “Estou adorando em mergulhar na história política e administrativa de Pernambuco. Você está de parabéns”, comentou.