Engarrafamento e chuvas constantes marcam pós festas juninas

Para quem escolheu retornar para casa, após comemorar o São João no interior do estado, encontrou as rodovias engarrafadas e as chuvas intensas, dificultando a volta para casa na região metropolitana do Recife. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Av. Mascarenhas de Moraes já possui alguns pontos de alagamento: na altura da Divepe, nas proximidades da Nissan e na altura da Mitsubishi Motors.

Mais alguns outro pontos de alagamentos foram registrados nas ruas Dr. Aniceto Varejão, em Piedade, e João Fragoso de Medeiros, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o tempo permanecerá nublado e com chuva de fraca a moderada, durante toda esta terça-feira, na Região Metropolitana do Recife. Em caso de necessidade, a Defesa Civil deve ser acionada por meio do telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o plantão é 24 horas.

Veja outras postagens

O prefeito de Rio Formoso, Berg de Hacker, participou, nesta segunda-feira (14), da Assembleia Geral Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizada no Recife. O encontro reuniu prefeitos de todo o Estado para debater pautas estratégicas para a gestão pública municipal, incluindo a concessão regionalizada de água e esgoto, o fortalecimento da gestão municipal e a criação de um setor de engenharia na Amupe. A reunião também abordou a homologação da comissão eleitoral da entidade e o cronograma das eleições para a nova diretoria.

Acompanhado da ex-prefeita Isabel Hacker e dos secretários municipais Edmar Paulo (Turismo e Cultura) e José Vasconcelos (Infraestrutura), Berg reforçou o compromisso de Rio Formoso com o desenvolvimento sustentável e a busca por soluções inovadoras para os desafios municipais. O prefeito destacou a importância do evento para o intercâmbio de experiências e estratégias entre os gestores. “Esses momentos são fundamentais para que possamos trocar experiências, alinhar estratégias e buscar soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos em nossos municípios”, afirmou.

Conheça Petrolina

Em contato, há pouco, com o blog, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, reafirmou que é candidatíssimo à reeleição. Ele disse que não foi compreendido por alguns órgãos de comunicação numa entrevista que deu durante o primeiro encontro do ano da entidade, encerrada no início da tarde.

“Eu sou candidato e não há motivo para retirar minha candidatura. O que eu disse é que candidatura consensual seria o melhor, mas se isso não for possível, vamos pra disputa”, afirmou e acrescentou: “Ao longo do mês de fevereiro, vamos tentar a possibilidade do consenso. Caso não, e se a maioria dos prefeitos entenderem que devo, vou disputar sim”.

Camaragibe Avança 2024

O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse, hoje, como novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia de posse no Palácio do Planalto formaliza o início da gestão de Sidônio, que nas últimas semanas fez a transição com a equipe do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que deixa a Secom após dois anos no cargo.

Em discurso ao tomar posse, Sidônio elogiou os primeiros dois anos do governo Lula – mas disse que o “bom trabalho” não está sendo visto pela população. Sidônio afirmou que, em dois anos, Lula reorganizou o país, alcançou bons indicadores econômicos e retirou brasileiros da miséria – porém, parte da população não estaria identificando essas mudanças.

“O nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo. Mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta, a população não consegue ver o governo em suas virtudes”, disse. As informações são do portal G1.

A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação do governo federal. Isso inclui gerenciar a publicidade oficial, o relacionamento com a imprensa e a divulgação de programas e ações do Executivo.

Marqueteiro de Lula na campanha de 2022, Sidônio foi escolhido para tentar melhorar a comunicação do governo. Ainda em dezembro, o presidente que faria as “correções necessárias” na área.

Lula entende que a aprovação na faixa de um terço, conforme institutos de pesquisa, está aquém dos resultados do governo, como a alta do Produto Interno Bruto (PIB) e baixa taxa de desemprego.

O presidente também espera que o novo comando da Secom consiga enfrentar a direita nas redes sociais. Sidônio e equipe já tentam nos últimos dias desmentir informações a respeito de taxação nas movimentações financeiras por meio do Pix.

Ao contrário do que circulou pelas redes sociais, a medida não implica em cobrança adicional de impostos – mas o contribuinte deve estar atento porque movimentações atípicas podem gerar problemas para quem não declara seus rendimentos de forma correta.

A deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, manifestou sua preocupação com a proposta de reconfiguração do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que pode resultar na exclusão da representação dos autistas, substituindo-a por uma vaga destinada à “deficiência psicossocial”.

Em ofício encaminhado ao Ministério dos Direitos Humanos, a deputada destaca que os autistas, reconhecidos legalmente como pessoas com deficiência, enfrentam desafios específicos que necessitam de atenção especial e representação adequada.

Segundo Renata, “ignorar a importância da presença dos autistas no Conade seria um retrocesso, desconsiderando direitos e conquistas obtidos com muito esforço pela comunidade autista”.

A parlamentar defende que a manutenção da representação dos autistas no Conade é fundamental para assegurar que as políticas públicas reflitam as reais necessidades dessa população. Além disso, enfatiza que a exclusão dessa representação pode enfraquecer os avanços rumo a uma sociedade mais inclusiva e justa.

“Os autistas precisam de voz ativa no Conade. A diversidade de representações não só enriquece os debates como fortalece nosso compromisso com uma sociedade que respeite as diferenças”, afirma Renata Abreu. A deputada finaliza reiterando seu apelo ao Ministério para que reavalie essa decisão e reafirme o compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.

A Câmara dos Deputados autorizou que parlamentares paguem o despacho de bagagens em aviões e o uso de internet em voos e aeroportos com dinheiro público. Os recursos virão da cota parlamentar.

A decisão da Mesa Diretora de ampliar os benefícios foi tomada em dezembro na véspera do recesso parlamentar e está valendo desde então. A publicação da ata, no entanto, foi inserida como uma “retificação” do Diário da Câmara do dia 19 de dezembro.

A ação se deu nas vésperas da eleição para o novo presidente da Câmara e a nova Mesa Diretora. O pleito está marcado para 1º de fevereiro. A cota parlamentar é um direito de todo deputado. O benefício é mensal e serve para os congressistas pagarem despesas relacionadas ao exercício do mandato.

Na prática, o que passa a valer que o despacho da bagagem dos deputados e uso de wi-fi pago em aviões e aeroportos passam a ser custeados por verba da Câmara. Caso o parlamentar pague do próprio bolso, ele pode depois pedir o reembolso. Eis algumas categorias que podem ser pagas com a cota parlamentar:

  • Passagens aéreas (que agora incluem bagagem despachada e wi-fi do avião);
  • Combustível;
  • Alimentação;
  • Hospedagem.

Dados da própria Câmara revelam que foram usados R$ 227,6 milhões em 2024 para pagar os benefícios da cota parlamentar. Do montante total, R$ 33,6 milhões foram usados na categoria de passagens aéreas.

Surubim já está em clima de celebração para a 99ª edição da tradicional Festa de São Sebastião. O evento, que começou no dia 11 de janeiro com uma programação cultural, contará com grandes shows no Pátio da Usina e atividades culturais no palco da Avenida São Sebastião.

A festa no palco principal começa a partir deste sábado. A banda Gatinha Manhosa e a cantora Raphaela Santos darão início às festividades. No domingo, será a vez da dupla Iguinho e Lulinha e Michele Andrade subirem ao palco. Já na segunda-feira, a celebração terá um tom de fé com a apresentação especial do Padre Alessandro.

Noites Culturais

Além dos grandes shows, o palco cultural na Avenida São Sebastião segue com atividades até a sexta-feira (17):

  • 14/01 (terça-feira): Gleybson Matos
  • 15/01 (quarta-feira): Ciranda com Josivaldo Caboclo
  • 16/01 (quinta-feira): DJ Rony Moura
  • 17/01 (sexta-feira): Arrematação

Estrutura e Segurança

As noites de festa contarão com o apoio da Secretaria de Defesa Social, com reforço policial, presença de bombeiros civis e ambulâncias para eventuais emergências. A Secretaria de Mobilidade Urbana também implementou um plano especial para o tráfego, garantindo a fluidez no entorno dos dois palcos. Para aumentar a segurança, está proibida a entrada de garrafas e vasilhames de vidro na área da festa. A medida busca preservar o bem-estar de todos os presentes.

O ex-prefeito de Paudalho e atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (Podemos), admitiu que pode retirar a sua candidatura à reeleição na Associação, caso seu nome não tenha apoio da maioria dos prefeitos. No entanto, nos bastidores comenta-se que deve haver um bate-chapa entre a candidatura dele e do prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP).

“Quando se discute consenso a gente se dispõe a ser candidato ou a retirar a candidatura. Eu me proponho a qualquer uma das alternativas. Temos que saber como está a posição de Pedro neste sentido. Quem arregimentar mais forças, apresente à Associação”, declarou o ex-prefeito.

Em entrevista à Folha de Pernambuco, durante a assembleia extraordinária da Amupe, realizada hoje, no Recife, Gouveia afirmou que vai buscar Pedro Freitas para compor a sua chapa. Ele também enfatizou que caso não haja consenso entre os dois e a maioria dos prefeitos defendam o seu nome, será sim candidato à reeleição.

“Ao longo do mês de fevereiro, vamos tentar a possibilidade do consenso. Caso não, e se a maioria dos prefeitos entenderem que devo, vou disputar a eleição”, cravou.

Nazaré da Mata, município da Zona da Mata de Pernambuco, vive um cenário crítico de abandono. Desde o resultado das eleições do ano passado, o que tem se visto na cidade é o acúmulo de lixo nas vias e um caos urbano. A situação, que tem se agravado nos últimos dias, transformou-se em um problema de saúde pública, colocando a cidade em estado de alerta, com registro de mau cheiro, aumento de insetos e de crianças e adultos adoecendo. 

Diante deste cenário, hoje, a prefeita Aninha da Ferbom publicou o Decreto nº 03/2025, em edição do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (DOM – PE), declarando emergência na limpeza pública e autorizando medidas imediatas para reverter o colapso. A decisão ocorre um dia após o decreto de calamidade financeira, que revelou as dificuldades orçamentárias deixadas pela gestão anterior.

A decisão, que já está em vigor desde o último dia 03 de janeiro, terá validade de seis meses. Ou seja, com prazo final até o dia 3 de julho deste ano. Até lá, a Prefeitura de Nazaré da Mata promete, ao longo de 180 dias, unir esforços com o secretariado municipal para agilizar a mobilização de recursos financeiros e administrativos para garantir a regularização do sistema de limpeza urbana, que vem afetando drasticamente o dia a dia da população de várias localidades, desde os últimos meses de 2024, em virtude da descontinuidade do serviço de coleta do lixo deixado pela gestão anterior.

Segundo consta no documento publicado hoje, a medida inclui, dentro do pacote emergencial, a contratação imediata e direta de serviços e alocação de equipes técnicas, com o objetivo de restabelecer a ordem e devolver a dignidade aos moradores. “Encontramos uma cidade abandonada, sem serviços básicos e com a população desamparada. Há mais de dez dias montamos uma força-tarefa, com 15 profissionais e três caminhões de lixo, mas, diante da situação caótica, em que se encontra a nossa cidade, tudo isso, não está sendo suficiente. Somos uma cidade com várias localidades, e uma população de mais de 30 mil habitantes. Tudo isso nos preocupou para tomada desta decisão” afirmou a gestora municipal.

A Câmara Municipal do Recife aprovou, há pouco, o projeto 1/2025, enviado pelo Executivo, que trata do organograma da Prefeitura do Recife após a reforma administrativa aprovada no final do ano passado. As informações são do Diário de Pernambuco.

A proposta recebeu 29 votos favoráveis, e oito votos contrários. Se opuseram à reestruturação da administração do Recife os vereadores Alef Collins (PP), Davi Muniz (PSD), Eduardo Moura (Novo), Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL) e Thiago Medina (PL).

Os parlamentares foram convocados extraordinariamente para apreciar o primeiro projeto da legislatura. Ontem, o texto passou pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), e de Finanças e Orçamento (CFO).

De acordo com o texto, o novo mandato de João Campos (PSB) contará com um total de 3.555 cargos comissionados – 932 vagas a mais do que na gestão anterior, com 2.623 comissionados. As vagas devem contemplar as cinco novas secretarias municipais. O custo da reforma é de R$ 65,9 milhões por ano, segundo o anexo do projeto.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, hoje, o alerta de chuvas intensas com perigo potencial e de perigo para o Estado. O aviso é válido até às 10h desta quarta-feira (15). O último comunicado mantém o alerta laranja de perigo para o Sertão e parte do Agreste do Estado e perigo potencial para o Agreste e a Região Metropolitana do Recife. Confira as cidades com alerta de Perigo, segundo o Inmet:

  • Afogados da Ingazeira
  • Afrânio
  • Araripina
  • Belém do São Francisco
  • Betânia
  • Bodocó
  • Cabrobó
  • Calumbi
  • Carnaíba
  • Carnaubeira da Penha
  • Cedro
  • Custódia
  • Dormentes
  • Exu
  • Flores
  • Floresta
  • Granito
  • Ibimirim
  • Iguaracy
  • Inajá
  • Ipubi
  • Itacuruba
  • Jatobá
  • Lagoa Grande
  • Manari
  • Mirandiba
  • Moreilândia
  • Orocó
  • Ouricuri
  • Parnamirim
  • Petrolândia
  • Petrolina
  • Quixaba
  • Salgueiro
  • Santa Cruz
  • Santa Cruz da Baixa Verde
  • Santa Filomena
  • Santa Maria da Boa Vista
  • São José do Belmonte
  • Serra Talhada
  • Serrita
  • Sertânia
  • Solidão
  • Tacaratu
  • Terra Nova
  • Trindade
  • Triunfo
  • Verdejante

Acumulados de chuva

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os maiores acumulados nas últimas 24 horas, até às 10h07 de hoje, foram registrados nas seguintes cidades:

  • Tamandaré | 86,49 mm
  • Dormentes | 85,78 mm
  • Tracunhaém | 79,74 mm 
  • Tacaratu | 76,72 mm
  • Recife | 75,37 mm

Na noite de ontem, a Apac emitiu alerta de estado de atenção para esta terça-feira em todo Pernambuco. São previstas pancadas de chuva forte a moderada para o Sertão de Pernambuco e intensidade moderada para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Administração, informa que, devido a questões logísticas e organizacionais, e considerando que muitos dos convocados residem em cidades vizinhas, a posse dos aprovados no concurso público que já entregaram a documentação será realizada no próximo dia 29 de janeiro. A gestão municipal reforça que o atendimento aos demais candidatos, que ainda não apresentaram seus documentos, segue sendo realizado normalmente na Secretaria de Administração.

O prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), vem trabalhando seu nome para enfrentar um bate-chapa contra o atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (Podemos). Há pouco, a Amupe deu início a uma assembleia extraordinária que vai debater pontos específicos, mas também a formação da comissão eleitoral e do calendário eleitoral para a disputa pela Mesa Diretora.

Presente na sede da Amupe, Pedro afirmou que é preciso retomar o protagonismo da associação pernambucana, que fica aquém, quando comparada a outros estados. Freitas também alfinetou o atual presidente, afirmando que é preciso observar se a disputa não é um “projeto pessoal paralelo”. As informações são do Blog Cenário.

“Acredito que Marcelo fez um grande trabalho como prefeito de Paudalho, mas eu acho que o momento é outro. A gente tem alguns pontos de divergência. Por exemplo, precisa colocar na discussão a revisão do estatuto em relação a ex-prefeitos que estão conduzindo a associação. Isso precisa ser discutido. A gente precisa colocar na discussão, também, qual é a prioridade. Se é um projeto pessoal paralelo ou se é a condução da associação”, afirmou.

Pedro Freitas ressaltou, ainda, que não tem o interesse em criar qualquer tipo de racha na Amupe. “Eu acho que tem pontos que a gente precisa ter tranquilidade e clareza. A intenção não é gerar absolutamente nenhum tipo de divisão na associação, até porque, qualquer prefeito e qualquer chapa que não seja vitoriosa, esses prefeitos continuam como prefeitos e continuam discutindo as condições da associação”, finalizou.