O empresário João Fragoso, proprietário do Pontal dos Fragoso em Maracaípe, anunciou uma coletiva de imprensa para a próxima terça-feira (05), às 17h, em seu escritório no Recife. O evento pretende abordar a polêmica em torno da barreira de contenção construída na área, alvo de discussões entre autoridades e ambientalistas. Fragoso deve explicar os objetivos e impactos da obra, bem como esclarecer os processos judiciais em curso.
“Temos recebido muitos questionamentos sobre a barreira, e este é o momento ideal para dar transparência e tranquilidade sobre o que foi feito e o porquê,” declarou uma fonte próxima ao empresário.
Foi autorizada, ontem, o início das obras da construção da nova etapa do Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife. Com um investimento de R$ 18,8 milhões e 40,4 mil m², a nova área do equipamento público ligará as avenidas Norte Miguel Arraes de Alencar e Conselheiro Rosa e Silva – através de corredor de passeio público.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu no próprio parque, no local onde a nova etapa será construída. Estiveram presentes o Prefeito da Cidade do Recife, João Campos; o vice-prefeito, Vitor Marques; o presidente da Câmara de Vereadores, Romero Jatobá; o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o superintendente geral da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Aldemar Santos; o deputado federal, Pedro Campos.
Também participaram da solenidade os vereadores Samuel Salazar, Zé Neto, Felipe Francismar, Hélio Guabiraba, o superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Padre Claudionor Alves; o presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Daniel Saboya; o presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) , Luis Henrique Lira; e os secretários municipais Gustavo Monteiro, Eriberto Filho, Pedro Pontes, Thiago Angelus, Dani Lima, Oscar Barreto, Maíra Fischer e Antônio Limeira.
Segunda etapa
Com uma área de 40,4 mil m², quase o dobro do espaço entregue em 2024, a nova etapa contará com a entrega da entrada principal do parque, que dará acesso à estrutura pela Av. Norte Miguel Arraes de Alencar e fará uma ligação direta da via com a Avenida Conselheiro Rosa e Silva.
“A nova entrada do parque pela Avenida Norte possibilitará que todo mundo que mora na periferia da cidade tenha uma entrada bonita, e que precise andar menos para poder chegar aqui e poder curtir esse que é o melhor parque da cidade do Recife”, anunciou o prefeito João Campos.
Com relação ao tipo de obras que serão realizadas no local e o que será entregue para a população, o gestor explicou que a segunda etapa do parque “não terá grandes intervenções de pedra e cal”. O foco, segundo Campos, será o “convívio com a natureza e de preservação”.
“Vai ter pista de caminhada em solo natural, áreas de reflorestamento, jardins filtrantes, muita área de contemplação, de piquenique, de brinquedo, área para convivência, mas vai ter um perfil um pouco diferente do que é a primeira etapa, onde tem mais obra de pedra e cal. Aqui vai ser muito mais naturalizado. Eu tenho certeza de que quando as pessoas entrarem aqui, vão ficar impressionadas com o tamanho desse espaço. Tem quase o dobro da primeira etapa. Estamos falando de um parque que vai ficar três vezes maior”, destacou o prefeito.
Fake News
Esclarecendo informações falsas que circulam sobre a interrupção dos serviços e o fechamento do Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital da Tamarineira, João Campos informou que, como disse desde o início, o equipamento é do Governo do Estado de Pernambuco e não haverá nenhum tipo de interferência ou ingerência para atrapalhar o funcionamento do hospital.
“Ele [área do parque] hoje é um equipamento que pertence à prefeitura, mas é um hospital estadual. Então, toda essa construção é numa área que não tinha nenhuma utilização, inclusive, tinha um muro separando e ninguém acessava essa área. Então, o hospital vai com continuar funcionando, a gestão é estadual e nós não vamos fazer nada para atrapalhar, porque a gente tem que pensar nas pessoas, na saúde e no interesse das pessoas. É um hospital que vai ter seu funcionamento garantido e a prefeitura não vai mexer em uma linha para atrapalhar o funcionamento do hospital”, concluiu.
Novo Parque da Tamarineira
O vice-prefeito do Recife e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, que está à frente das intervenções que serão realizadas para a entrega da segunda etapa do Parque da Tamarineira, detalhou o ganho que o equipamento tratará para a população e a expectativa para a conclusão das obras.
“A gente tem aqui um tesouro escondido, uma área de mata que é muito difícil de você encontrar em qualquer capital urbana. Então, só isso já é um ganho muito grande, porque as pessoas vão ter mais convívio com a natureza. E aí teremos algumas características muito peculiares desse parque, com quase 86% de solo natural, a gente tem que usar muita criatividade arquitetônica para garantir que seja um parque muito bem usável, com iluminação adequada e que o convívio com a natureza seja bem-feito”, explicou o vice.
Victor Marques ainda ressaltou que as obras devem durar cerca de seis meses, mas que a gestão fará o possível para entregá-lo quanto antes para a população. “Estamos no melhor momento para fazer a obra, que é a época do verão, onde chove muito pouco. Tenho certeza de que a obra vai avançar bem e que daqui a pouco o Recife vai ter um novo excelente equipamento para a nossa cidade”.
Este vídeo, postado nas redes sociais do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), está gerando polêmicas. Aliado da governadora Raquel Lyra (PSD), o gestor joga a culpa pelo excesso de multas no trânsito da cidade ao Governo do Estado – leia-se Detran.
O Sextou de hoje, programa musical que ancoro no lugar do Frente a Frente todas as sextas-feiras, traz a cantora e compositora Laura Catarina, filha do cantor e compositor Vander Lee. Desde os 9 anos, ela encanta plateias com sua voz marcante.
Hoje com 30 anos, já dividiu o palco com nomes como Mariene de Castro, Sérgio Pererê, Dani Black, Carlos Careqa, Orquestra Ouro Preto e o próprio pai, Vander Lee, que morreu de um infarto fulminante com apenas 50 anos em 2016, deixando um arsenal de belas canções, entre elas a belíssima “Onde Deus possa me ouvir”.
Laura lançou recentemente o seu primeiro álbum no qual interpreta os sucessos do pai, como ‘Românticos’, ‘Esperando aviões’, ‘Pensei que fosse o céu’, ‘Alma nua’ e ‘Do Brasil’, que celebra a importância do sertão e do trabalhador rural para o país, defendendo que o desenvolvimento urbano depende da valorização do campo.
A canção homenageia esses trabalhadores anônimos, como Clemente, Zezé e Maria, e destaca que o país é um gigante em movimento, movido a tijolo e cimento, que precisa de arroz com feijão. A mensagem principal é que um amor genuíno pelo Brasil passa pelo reconhecimento e fortalecimento do sertão, sendo a frase final “Amar o Brasil é fazer do sertão a capital” o seu ponto central.
O Sextou vai ao ar das 18 às 19 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente em destaque acima.
A caminho de João Alfredo e Taquaritinga do Norte, para palestras e lançamentos de ‘Os Leões do Norte’, o primeiro às 15 horas, na Faculdade Vale do Pajeú, e o segundo às 19 horas, na Câmara de Vereadores, cumpri minha meta diária da corridinha de 8 km, hoje, na Via Parque, em Caruaru.
Após o sucesso dos lançamentos em Limoeiro, Surubim, Casinhas e Santa Cruz do Capibaribe, ‘Os Leões do Norte’ chega, hoje, a sua etapa final pelo Agreste Setentrional. Serão dois eventos, o primeiro, em João Alfredo, às 15h, com palestra e tarde de autógrafos no auditório da Faculdade Vale do Pajeú. O lançamento tem apoio do diretor-presidente da instituição, Cleonildo Painha, e do prefeito Zé Martins (PSD).
Ainda hoje, levo ‘Os Leões do Norte’ para a cidade de Taquaritinga do Norte. O lançamento será no plenário da Câmara de Vereadores, com apoio do prefeito Gena Lins (PP). “Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a decidir, hoje, a partir das 11 horas, se recebe ou não a denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por obstrução no processo da trama golpista.
Os ministros vão analisar, no plenário virtual, se a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) cumpre os requisitos para desencadear um processo criminal – o que se chama no jargão jurídico de “justa causa da ação penal”.
Neste momento, os ministros verificam se a PGR comprovou a materialidade dos crimes, ou seja, demonstrou que eles aconteceram e descreveu o contexto. O mérito das acusações só é analisado ao final do processo, se ele for aberto. A tendência é que a Primeira Turma abra uma ação penal contra o deputado. Participam do julgamento os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
Com dados oficiais, Álvaro Porto combate narrativa de boicote de Raquel Lyra
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
As declarações do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), ontem (13), contrárias ao Governo do Estado, são a resposta da Casa à narrativa que a governadora Raquel Lyra (PSD) tenta emplacar em discursos em eventos pelo Estado.
Raquel tenta vender a imagem de que sua gestão está sofrendo boicote da Alepe e gosta de afirmar que “Pernambuco tem pressa”, como se a Assembleia não aprovasse os projetos do Poder Executivo ou se utilizasse da morosidade para empancar a administração.
É como se a governadora quisesse que a população acreditasse que ela não faz entregas por causa dos outros, não pela inabilidade administrativa e política do seu governo. A obra do Arco Metropolitano é um exemplo. Raquel quis fazer crível a narrativa de que dependia de um dos empréstimos enviados para receber autorização da Alepe. Balela.
A Assembleia, com o movimento de Álvaro e de deputados como Waldemar Borges (MDB), tem combatido essa ideia com dados oficiais. “As nossas considerações estão fundamentadas na realidade dos fatos, estampadas em documentos oficiais e idôneos, como o E-fisco e o Portal da Transparência. Basta observar para se constatar que, de 2023 para cá, a Alepe aprovou R$ 11 bilhões de operações de crédito e o governo só conseguiu colocar nos cofres do Estado apenas R$ 2,8 bilhões”, disse o presidente da Alepe.
Álvaro ainda acrescentou: “A lentidão, a ineficiência e a incapacidade de entregar tornaram-se as principais marcas do governo”. Não declarou nenhuma inverdade. Até agora, Pernambuco não conhece, por exemplo, o primeiro aluno ou aluna que fará a primeira matrícula nas 60 mil vagas de creches prometidas por Raquel em campanha, praticamente três anos depois de iniciada a gestão.
Já o deputado Waldemar Borges criticou a morosidade do governo em dar andamento a um empréstimo internacional de US$ 275 milhões junto ao Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A Alepe autorizou a contratação deste crédito há 15 meses, tendo sido convertido na Lei nº 18.658 de agosto de 2024.
Apesar disso, o governo só iniciou as tratativas para a aprovação no Senado apenas no final de maio deste ano e a autorização só saiu no dia 4 de novembro. “Apesar da urgência e dos benefícios citados, o atraso evidencia uma contradição entre a retórica do governo e a prática administrativa. Mais uma vez nos deparamos com a inércia administrativa, a incompetência da atual gestão. É pressa no discurso, e passo de tartaruga nas ações!”, disparou Borges, também rebatendo acusações da governadora de que o Poder Legislativo atrasaria as ações de seu governo.
Histórico da gestão complica Raquel – Para o presidente Álvaro Porto, o histórico da administração de Raquel Lyra indica fracasso na aplicação dos empréstimos aprovados pela Casa. “Até o momento, o histórico construído pela atual gestão estadual indica que a governadora não conseguirá aplicar os empréstimos que contraiu e não vai concluir as obras previstas. Não se trata de apontar defeito, fazer provocação, ser pessimista, muito menos turrão. É a observação da realidade”, destacou Porto.
Semana que vem – O parlamentar ainda destacou que, na próxima terça-feira, a Casa vai votar mais um empréstimo enviado à Assembleia pelo Poder Executivo. “Para concluir, é oportuno que o povo pernambucano saiba que todos os projetos encaminhados à Alepe pelo governo, na atual legislatura, foram aprovados, a exemplo do que ocorreu em outros exercícios. É relevante destacar também que empréstimo de R$ 1,7 bilhão, a ser apreciado na terça-feira (18.11), trata-se do espaço fiscal de 2026”, completou.
Miguel e João – De olho em uma vaga para concorrer ao Senado na chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, participou, ontem (13), da assinatura da ordem de serviço para as obras da segunda etapa do Parque da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, ao lado do socialista. A solenidade reuniu o deputado federal Pedro Campos (PSB), vereadores e secretários municipais, incluindo os titulares das pastas de Desenvolvimento Econômico, Carlos Andrade Lima, e Turismo e Lazer, Thiago Angelus, que representam o União Brasil na administração da capital.
Por falar em corrida ao Senado – O senador Fernando Dueire (MDB), que também busca uma vaga para concorrer ao Senado, continua as andanças pelo interior. Esteve, ontem, em São Vicente Férrer, no Agreste, para entregar novos equipamentos de segurança e vigilância, ao lado do prefeito Marcone Santos (PP). O investimento inclui armas, cartuchos, drones, radares e viaturas com tecnologia de ponta. “Quando levamos estrutura e tecnologia aos municípios, estamos garantindo mais dignidade à população e fortalecendo as gestões locais”, afirmou o senador.
Mulheres pelo Clima – A deputada federal Maria Arraes (SD) representou Pernambuco no Encontro Internacional de Parlamentares Mulheres pelo Clima, ontem, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém do Pará. Vice-líder do Governo Lula (PT) na Câmara, Maria participou de debates que destacaram o papel das mulheres na agenda climática global e a importância da cooperação entre países. A deputada integrou painéis como “Mulheres, Clima e Poder”, que discutiu a liderança feminina na pauta ambiental.
CURTAS
POR FALAR NA COP 30 – O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, que avalia diversos pilares de gestão pública em todo o país. No Pilar de Meio Ambiente, Serra Talhada, no Sertão, ficou em 1º lugar em Pernambuco e em 16º lugar no ranking nacional.
FLIPORTO – A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), um dos eventos literários mais tradicionais do Estado, completa 20 anos e, celebrando as duas décadas, a mais nova edição da feira – que passou por Porto de Galinhas e Olinda – está sendo realizada pela primeira vez no Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, desde ontem, até o domingo (16).
CONDENAÇÃO EM PESQUEIRA – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) manteve, por unanimidade, na sessão de ontem, a decisão que declarou a inelegibilidade por 8 anos de quatro pessoas envolvidas na campanha de Pesqueira, no Agreste, nas eleições de 2024. Entre os condenados está o ex-candidato a prefeito Rossine Blesmany, conhecido como Delegado Rossine.
Perguntar não ofende: Quantas vagas de creches Raquel Lyra entregará até o final de sua gestão?
O município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, sediou, há pouco, a palestra seguida da sessão de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. O encontro foi realizado no Teatro Municipal Avani Lopes Feitosa e contou com o apoio do prefeito Helinho Aragão (PSD).
O ex-prefeito Fábio Aragão.
Além do chefe do Executivo Municipal, estavam presentes no ato o vice-prefeito, Flávio Pontes, o presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Maia, a vereadora Jéssyca Cavalcanti, o ex-prefeito Fábio Aragão e o deputado estadual Edson Vieira (UB).
O vice-prefeito, Flávio Pontes (Republicanos).
Leia mais
Alunos da Escola Municipal Professora Orlandina Arruda Aragão e da Escola das Adolescências Prefeito Agostinho Rufino de Melo, participaram entusiasmados do lançamento.
Entres os secretários municipais, estiveram no lançamento o secretário de Esportes, Juventude Lazer, Gabriel Pontes, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Antônio Pereira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Agricultura, Ralph Borges, o secretário de Governo, Breno Andrade, a secretária de Desenvolvimento Social e da Mulher, Ivone Queiroz Aragão, o secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas, Paulo Cesar de Farias, a secretária de Receita Municipal, Janaina Marques Ramos, o secretário executivo de Saúde, Eliel Antônio, a secretária de Educação e Cultura, Cleciana Alves de Arruda, e o secretário de Defesa Social, Manoel Bernardino.
O presidente da Câmara de Vereadores, Augusto Maia (MDB)
“Os Leões do Norte” é resultado de uma extensa pesquisa jornalística e historiográfica, envolvendo 22 minibiografias de ex-governadores de Pernambuco, que exerceram mandatos entre 1930 e 2022. Trata-se de uma contribuição essencial para a preservação da memória política e institucional do Estado, destacando o papel de Pernambuco como berço de lideranças que marcaram a história nacional.
O secretário de Governo, Breno Andrade.
O livro ainda conta com design gráfico, capa e caricaturas de Samuca Andrade, além de ilustrações de Greg. “Os Leões do Norte” homenageia os líderes que ocuparam o Palácio do Campo das Princesas e também promove o debate sobre seus legados, suas contradições e o impacto de suas gestões.
A secretária de Educação, Cleciana Alves, o secretário de Governo, Breno Andrade, e o vice-prefeito, Flávio Pontes.
Leia menos
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) investiga se o prefeito de Serrita, Aleudo Benedito (MDB), utilizou a Festa do Jacó, realizada em julho deste ano, para promoção pessoal. O inquérito civil foi instaurado no dia 31 de outubro, depois que a promotoria recebeu relatos e vídeos que denunciam conduta irregular do gestor durante o evento, realizado com recursos públicos da cidade.
“Durante a primeira noite da ‘Festa do Jacó’, evento custeado com recursos públicos do município de Serrita, foram observadas diversas situações que configuram, em tese, promoção pessoal do atual gestor municipal, Aleudo Benedito”, diz a portaria de instauração do inquérito. Segundo o MPPE, os fatos “podem configurar ato de improbidade administrativa por violação aos princípios da administração pública, notadamente o da impessoalidade”.
A reportagem teve acesso aos autos do processo, em que os noticiantes afirmam que o prefeito fez uso inadequado da publicidade oficial para fins de promoção pessoal. As representações também mencionam “veiculação do nome e símbolos pessoais do prefeito em peças publicitárias, palcos e telões; postagens em redes sociais oficiais da prefeitura marcando o perfil pessoal da autoridade e transformação do evento público em plataforma de campanha eleitoral antecipada”.
Vídeos incluídos nos autos do processo mostram o momento em que o locutor do evento ressalta ações da prefeitura, como o adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores, a construção de uma UPA, de uma UBS e o asfaltamento de ruas. Após a apresentação das ações atribuídas ao prefeito, ele é chamado ao palco do evento, sendo recebido com fogos de artifício.
Aleudo Benedito, então, se apresenta ao público acompanhado de outros políticos, como o deputado estadual Aglaison Victor (PSB), o deputado federal André Ferreira (PL) e seu irmão, Anderson Ferreira (PL), que é chamado pelos locutores de “futuro senador” e chega a discursar ao microfone.
De acordo com uma das denúncias, durante apresentação no dia 18 de julho, o cantor Wallas Arrais também tenta citar o prefeito, mas erra seu nome. Em seguida, o nome do político teria sido projetado no telão. “Meu amigo Aleudo você manda e a gente obedece!”, teria dito Arrais.
Os autos também contam com prints de publicações de Benedito nas redes sociais. Em uma delas, registrada no dia 20 de julho, ele entrega um presente ao cantor Avine Vinne. “No palco, logo após o show, presenteei o cantor Avine Vinne com um chapéu de couro”, publicou o prefeito.
A reportagem procurou a Prefeitura de Serrita através de seu e-mail oficial, mas não recebeu resposta até o fechamento desta reportagem. O jornal também contactou a assessoria de imprensa do MDB, partido de Aleudo, que disse não ter o telefone do prefeito.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou, hoje, um ato público em defesa do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE). A mobilização aconteceu em frente à agência do SASSEPE, em Arcoverde, e reuniu educadores e representantes de diversas categorias do funcionalismo estadual.
A presidente da Associação de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Assepe), Florentina Cabral, mais conhecida como Morena, destacou o sofrimento enfrentado por quem depende da rede. Há casos de servidores que precisam sair de suas cidades, como Arcoverde, para buscar atendimento no Recife.
“Se fosse só aqui, já seria suficiente para identificarmos a precariedade e o caos em que estamos mergulhados nessa assistência. Mas não é só em Arcoverde, é em todo o Estado de Pernambuco. Muitos companheiros e companheiras saem de outras cidades do interior para o Recife, em busca de uma consulta agendada – e muitas vezes não são atendidos”, relatou.
Durante o protesto, os participantes denunciaram o subfinanciamento da rede, os atrasos nos repasses e a falta de investimentos por parte do Governo de Pernambuco. O Sintepe cobra de Raquel Lyra a adoção de medidas emergenciais para garantir a reestruturação e o fortalecimento do sistema, essencial para o atendimento à saúde dos servidores públicos.
O SASSEPE enfrenta atualmente uma das piores crises de sua história, marcada por filas de cirurgias e internações, atrasos nos pagamentos, redução da rede credenciada e dificuldades de acesso a consultas e exames, tanto na capital quanto no interior do estado.
O diretor do Sintepe, Edgar Luna, destacou que a crise do SASSEPE não afeta apenas os servidores, mas também a população em geral, ao pressionar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS).
“É necessário que essa luta venha acompanhada do apoio das comunidades, do apoio de cada cidadão e cidadã. Quando o servidor não é atendido pelo SASSEPE no momento em que mais precisa, isso acaba sobrecarregando ainda mais o SUS”, afirmou.
O Sintepe reforça que continuará mobilizado, em conjunto com outras entidades representativas do funcionalismo estadual, pela valorização do serviço público e pela recuperação do SASSEPE, para que o sistema volte a cumprir plenamente sua função de garantir atendimento digno e de qualidade aos servidores estaduais.
O diretor-presidente do Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE), Geziel Bezerra, esteve em Brasília participando de uma reunião com o deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE). Durante o encontro, Geziel apresentou os principais projetos e ações sociais conduzidos pelo IICPE, destacando o papel da instituição na promoção da inclusão, acessibilidade e cidadania. O deputado reafirmou seu compromisso com a causa e anunciou a destinação de uma emenda parlamentar ao Instituto.
De acordo com o parlamentar, o apoio tem como objetivo ampliar o alcance e a sustentabilidade das ações do IICPE em todo o estado. A iniciativa reforça o compromisso do mandato com a consolidação de políticas públicas que garantam direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência.
Geziel Bezerra destacou a importância da parceria e o papel do Instituto como agente de transformação social: “O IICPE tem se consolidado como uma voz ativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Pernambuco. Cada nova parceria representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e acessível, e o apoio do deputado Lucas Ramos reforça esse compromisso coletivo com a inclusão”, afirmou o presidente.
A deputada federal Maria Arraes (SD) representou Pernambuco no Encontro Internacional de Parlamentares Mulheres pelo Clima, realizado hoje, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém do Pará. Vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Maria participou de debates que destacaram o papel das mulheres na agenda climática global e a importância da cooperação entre países.
Durante o evento, a deputada integrou painéis como “Mulheres, Clima e Poder”, que discutiu a liderança feminina na pauta ambiental; “Diálogo Interparlamentar para Fortalecer a Ação Climática e a Transição Justa na América Latina e no Caribe”, voltado à cooperação das regiões; e “O Papel do Parlamento na Implementação das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas)”, que tratou da responsabilidade dos legislativos na execução dos compromissos climáticos.
Segundo Maria, o enfrentamento às mudanças climáticas exige ação imediata. “O debate climático deixou de ser uma discussão sobre o futuro e passou a ser uma questão de sobrevivência no presente. Estar na COP 30 é reafirmar o compromisso de transformar projetos em ações concretas, capazes de reduzir os impactos que já sentimos em todo o mundo”, afirmou a parlamentar.
A participação de Maria na COP 30 reforça sua atuação legislativa voltada à prevenção e adaptação climática. Na Câmara, ela é autora de uma proposta que sugere ao Poder Executivo a criação de um grupo de trabalho nacional permanente para a prevenção de catástrofes climáticas. A iniciativa tem caráter intergovernamental e intersetorial e busca integrar ações de diferentes esferas e setores diante da recorrência de desastres no país, como as enchentes no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, as secas na Amazônia e no Sertão Nordestino e os incêndios no Pantanal e no Cerrado.
O grupo seria composto por representantes das Defesas Civis e secretarias estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura, por órgãos federais – como os ministérios das Cidades, da Integração e Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudança do Clima –, além de instituições financeiras, como o BNDES, universidades, organizações da sociedade civil e o setor privado.
“É inaceitável que os estados continuem investindo mais em remediar tragédias do que em preveni-las. Precisamos mudar essa lógica e priorizar políticas estruturantes de prevenção”, destacou Maria.