Por Anthony Santana – Folha de Pernambuco
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte entregou a sua mais alta honraria, o título de cidadão norte-rio-grandense, ao presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro. A sessão solene de entrega da honraria foi realizada na manhã da última sexta-feira (31), em Natal.
Ao fazer uso da palavra, o empresário agradeceu pela homenagem e a acolhida dos potiguares. Ele lembrou os desafios de empreender no setor sucroenergético que tem, no momento, as receitas em queda. Eduardo Monteiro enfatizou que mesmo assim, não desistirá de continuar investindo no estado.
Leia mais“Nós não temos o direito de desistir, nós não temos o direito de desanimar. Nossa história é de muitos anos. Nós temos que tirar a roupa, botar a farda de guerra e ir à frente mobilizar nossa equipe, reduzir nossos custos, não descuidar da lavoura. O maior ativo de uma usina, depois de sua força de trabalho, é a sua lavoura. Temos que cuidar desse bem precioso, fazer o trato cultural, se não com quanto, se não com tudo, com parte”, enfatizou o presidente do Grupo EQM.

A mesa do evento foi composta pelos deputados estaduais Hermano Morais (PV), propositor da homenagem, e Tomba Farias (PSDB) que também assinou o requerimento, pelo secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, que representou a governadora do rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), o secretário de Administração da cidade de Natal, Brenno Queiroga, representando o prefeito Paulinho Freire (UB).
Além destes, o deputado Kleber Rodrigues (PL), que subescreveu o pedido de concessão do título, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador Eduardo Serrano da Rocha, o vereador de Natal, Pedro Henrique (PP), representando presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP), entre outras autoridades estiveram na sessão solene.
Ao abrir os pronunciamentos da solenidade, o deputado Hermano Morais (PV), propositor da honraria e presidente da sessão, destacou a motivação para a entrega do título ao empresário.
“É com grande satisfação que esta Casa Legislativa se reúne para conceder o título de cidadão norte-rio-grandense ao empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, um pernambucano que com visão, trabalho e compromisso social já se inscreveu na história do desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Eduardo é um modelo de liderança empreendedora. Ao assumir a Usina Estivas, ele demonstrou não apenas competência, mas uma coragem inabalável. Onde havia dificuldade, ele viu potencial, onde havia incertezas, aplicou determinação. Assim garantiu emprego e renda para milhares de famílias potiguares”, declarou o parlamentar.
Quebrando o protocolo, o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte (Asplan-RN), Hermano Neto, também teve oportunidade de discursar. Ele ressaltou o caráter inspirador do homenageado, cuja postura ética e humana o diferencia.
“É uma homenagem mais que justa a um homem cuja trajetória honra o Nordeste e inspira todos nós. Eduardo é um empresário que alia visão de futuro, competência e sensibilidade humana. O que mais o define não é apenas o sucesso profissional, mas o ser humano que lidera com coração, respeita as pessoas e acredita no poder transformador do propósito. O Rio Grande do Norte o acolhe como um de seus filhos”, afirmou.
Outro representante do setor sucroalcoleiro que teve direito a fala foi o presidente da Asplan da Paraíba, Alexandre Andrade de Lima, que destacou a dimensão social e ambiental do trabalho do empresário.
“Eduardo tornou uma atividade desafiadora em algo viável, pautado pelo respeito às pessoas e ao meio ambiente. Muitos passam pela vida deixando rastros, ele deixa marcas, de trabalho, simplicidade e humanidade. Sua grandeza está em como trata seus funcionários, fornecedores e parceiros”, declarou.
Novos investimentos
Durante o evento, também foi citada a ampliação dos investimentos do Grupo EQM em solo potiguar, com a instalação de uma unidade de produção de biometano, com aporte de R$ 45 milhões. A Usina Estivas terá capacidade de produzir 3 milhões de metros cúbicos por ano do gás.
“Esse projeto inovador coloca o Rio Grande do Norte na vanguarda da energia limpa e renovável, reforçando o compromisso do grupo e do nosso homenageado. A atuação do seu grupo vai além dos resultados econômicos. Eduardo Monteiro tem uma convicção clara que o verdadeiro desenvolvimento só se consolida quando gera oportunidades, respeita o meio ambiente e transforma vidas”, ressaltou Hermano Morais.
O empresário Eduardo Monteiro recebeu na ocasião o convite para ampliar ainda mais os negócios no Rio Grande do Norte, em especial, na região do Vale do Ceará-Mirim. A região produz cana de açúcar, mas precisa enviar por, pelo menos, 120 km até a Usina Estivas, para ser processada. Monteiro se comprometeu a visitar o local e entender a disposição da área para novos investimentos.
“Vamos fazer uma visita a Ceará Mirim sem nenhuma pretensão. A gente tem que conversar em conjunto e buscar saídas e caminhos para aquela importante destilaria. Queremos fazer essa visita acompanhada do setor primário e buscar caminhos. Eu não sei qual seria essa estrutura, qual seria esse arranjo produtivo. Eu sei que é imprescindível a gente contar com o setor primário. Cada um de nós tem um papel nessa articulação”, explicou.
Presenças
Estavam presentes Cláudia Monteiro, esposa do presidente Eduardo Monteiro, além dos diretores do Grupo EQM, Leonardo Monteiro, Domingos Azevedo e Eduardo Cunha; da vice-presidente da Folha de Pernambuco, Mariana Costa, e da arquiteta Flávia Ajame Monteiro, esposa de Leonardo Monteiro, e do assessor especial da Presidência do Grupo EQM, Joni Ramos. Representantes do setor produtivo da cana também marcaram presença na solenidade, como o diretor do grupo Bahia Formosa, Arlindo Farias.
Laços
Além das usinas Cucaú, em Pernambuco e Utinga, em Alagoas, o Grupo EQM atua no território potiguar com a produção de etanol, açúcar e álcool pela Usina Estivas, localizada no município de Arez. Juntas, as iniciativas consolidaram o grupo empresarial como um dos principais produtores de açúcar e etanol do Nordeste, gerando mais de dez mil empregos diretos e impulsionando a economia local.
Leia menos
















