Em visita à Índia, barroso discute temas como inteligência artificial, democracia e mudanças climáticas

Veja outras postagens

O Instituto Dom Helder Câmara, localizado no Recife, foi anunciado pelo apresentador Pedro Bial como uma das instituições contempladas pelo Criança Esperança deste ano. A divulgação ocorreu durante o programa Conversa com Bial, na noite de ontem (17), quando o jornalista entrevistava o cantor Alceu Valença.

Teresa Dueire, uma das fundadoras do instituto, destacou a importância prática do legado de Dom Helder Câmara no trabalho diário da instituição. “Nós estamos na rua, trabalhando dia e noite com a certeza de que esse ideário está sendo verdadeiramente vivido. Ele não é só um legado. Ele é uma coisa viva. Uma matéria viva! Viva!”, disse.

A contemplação pelo Criança Esperança permitirá que o Instituto Dom Helder Câmara amplie suas ações sociais, reforçando o compromisso com a educação, a proteção e a inclusão de crianças e adolescentes em risco.

Jaboatão dos Guararapes - Outubro Rosa 2025
Petrolina - Destino

Antes de partir de Araripina para Juazeiro do Norte, no Ceará, dei uma passadinha com minha Nayla e equipe por Exu, para uma visita ao museu de Luiz Gonzaga. Um bom programa cultural para conhecer melhor a obra do Rei do Baião. Além do museu, o turista conhece as casas que Januário, pai de Gonzagão, e do próprio Lula, moraram. Também o mausoléu. O ponto fraco, infelizmente, é o abandono pelo poder público. Nem o Estado, tampouco a União, contribuem para a manutenção.

Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

É o chamado Teleférico do Horto, localizado em Juazeiro do Norte, o santuário das missões e das promessas. Inaugurado em 28 de março de 2022, liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri.

Palmares - Festival do Livro
Olinda - Refis últimos dias 2025

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou sua participação no documentário “Pernambuco Médico – Raízes do Saber”, uma produção que busca preservar e difundir a memória da medicina pernambucana. Mais do que um registro institucional, o filme pretende reconhecer o papel transformador de profissionais que dedicaram suas vidas ao cuidado com o outro e contribuíram para o desenvolvimento da saúde no estado. O Simepe será parceiro institucional e curador histórico, colaborando com acervos, registros e informações que embasarão a narrativa. A realização e o financiamento ficarão sob responsabilidade da produtora, com apoio da iniciativa privada e chancela da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

A presidente do Simepe, Carol Tabosa, ressaltou que o projeto tem caráter coletivo e ultrapassa gestões sindicais. “Este filme não se limita a um registro institucional. É um ato de reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas à medicina com coragem, generosidade e humanidade. Estamos eternizando histórias que salvaram vidas e inspiram o futuro da saúde em Pernambuco”, afirmou.

Dirigido pelo cineasta pernambucano Adriano Portela, premiado nacionalmente, o documentário pretende entrelaçar ciência e humanidade. “Filmar a história da medicina é filmar a humanidade. Cada gesto de cuidado, cada decisão diante de um paciente, cada pesquisa representa histórias que merecem ser lembradas”, destacou o diretor. A idealização e a produção executiva são assinadas por Tereza Farias, CEO da 3M Editora e Comunicação, empresa especializada em registrar o legado de instituições estratégicas no país.

Um dos diferenciais da obra será a diversidade de vozes e trajetórias apresentadas, reunindo médicos de diferentes gerações, especialidades e regiões — da capital ao interior. Após o lançamento, o documentário será disponibilizado para TVs públicas, universidades, plataformas digitais e acervos históricos. Mais do que um filme comemorativo, “Pernambuco Médico – Raízes do Saber” se propõe a ser um legado histórico e educativo, valorizando a medicina e celebrando a dedicação humana que sustenta o sistema de saúde em Pernambuco.

De Araripina, onde lancei “Os Leões do Norte”, que se transformou numa bela homenagem ao ex-governador José Ramos, filho ilustre da terra, dei uma esticadinha até Juazeiro do Norte, a terra das romarias em torno da estátua do Padre Cícero, onde corri, há pouco, meus 8 km diários na praça central do bairro Lagoa Seca.

Juazeiro do Norte é chamada de “Metrópole do Cariri”, embora tecnicamente faça parte da Região Metropolitana do Cariri (Crajubar), criada em 2009. A cidade é reconhecida como um centro regional importante, com um grande polo acadêmico, forte economia e centro de peregrinação religiosa, o que justifica o título de “metrópole” no contexto local e regional.

Juazeiro do Norte é um dos três municípios que formam a CRAJUBAR, a segunda maior região urbana do Ceará, que também inclui Crato e Barbalha. É um dos maiores centros de peregrinação do Nordeste, atraindo milhares de fiéis anualmente por causa da devoção ao Padre Cícero.