Em um ano, corro uma distância equivalente do Recife a Brasília 

Na corridinha diária de 8 km hoje, no Parque da Cidade, em Brasília, fiquei a matutar sobre uma continha rápida, mas divertida, dos meus filhos. Segundo os cálculos de Magno Filho e João Pedro, eu corro 192 km por mês, o que totaliza 2.304 km por por ano. Em um ano, portanto, corro o equivalente à distância do Recife para Brasília, que é de 2.119 km.

Veja outras postagens

O Alto do Moura, em Caruaru, considerado o maior centro de artes figurativas da América Latina e um dos principais polos turísticos do município, está recebendo um novo sistema de esgotamento sanitário que vai promover o acesso à coleta e tratamento a cerca de 12 mil pessoas, além dos mais de 100 mil turistas que visitam o local no período junino. O projeto, orçado em R$ 32,9 milhões, é um compromisso do Governo de Pernambuco e terá início parcial da operação já a partir do próximo ano, levando mais saúde, qualidade de vida e preservação ambiental ao tradicional vilarejo de artesãos do barro.

Com aproximadamente 23% das obras já executadas, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Alto do Moura será realizada em duas etapas. A primeira está prevista para abril deste ano, quando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) começará a operar, passando a tratar 25% do esgoto da região. A operação plena do sistema está programada para junho de 2027. Além da ETE, o projeto contempla a construção de duas estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto, a implantação de cerca de 36 mil metros de redes coletoras e ramais condominiais, além de 2.062 ligações.

O conjunto de intervenções foi concebido para promover o saneamento ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. Para o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, a obra tem papel estratégico para o desenvolvimento do município. “Considerando o avanço das frentes de obra e a relevância estratégica do projeto para o município de Caruaru, a conclusão do projeto é essencial para garantir o desenvolvimento sustentável, integrando eficiência técnica à preservação ambiental”, destacou.

Jaboatão dos Guararapes - IPTU 2026

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje, o superintendente do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Dr. Sidney Neves, agradeceu o trabalho do deputado federal Eduardo da Fonte em defesa da saúde pública durante agenda em Brasília.

Eduardo da Fonte é o parlamentar que mais destinou recursos na história da instituição. As emendas viabilizaram, entre outros investimentos, a aquisição de um acelerador linear de última geração, equipamento que pode reduzir sessões de radioterapia de cerca de 30 para até cinco em alguns casos, garantindo mais conforto e eficácia no tratamento dos pacientes.

Ipojuca - No Zap

Estadão

A maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está lidando com seu trabalho é desaprovada por 51,4% dos brasileiros e aprovada por outros 46,6% dos eleitores. Os dados são da pesquisa Meio/Ideia, divulgada hoje, e mostram um cenário de estabilidade. Em janeiro, eram 50% os que desaprovavam Lula e 47% os que aprovavam. A mudança se deu dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2,5% para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, são 22,3% os eleitores que consideram o governo bom, enquanto 19% acham que é regular, 18,7% acham que é ruim e 26% apontam como péssimo. Os que não sabem são 2,2%.

Caruaru - IPTU 2026

Em Brasília, cumpri minha corridinha diária de 8 km, há pouco, debaixo de uma chuvinha gostosa, para matar a saudade de quando chovia no Sertão e tomava banho de bica.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Dentro do Superior Tribunal Militar (STM), o julgamento dos condenados por tentativa de golpe no STF é considerado imprevisível, mas dois dos réus que podem ter a perda de patente por indignidade determinada pelos ministros têm situação considerada mais grave: o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Walter Braga Netto.

Na análise do caso de Bolsonaro, segundo ministros, ex-ministros da Corte e especialistas na Justiça Militar afirmaram ao blog, pesará o antecedente de já ter sido julgado no STM por conduta irregular. As informações são do blog da Ana Flor.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

“Não vou me ajoelhar para beijar a mão de ninguém”, diz Heloísa Helena sobre permanência de Marina Silva na Rede

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Uma eventual saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, partido que ajudou a fundar, seria vista com naturalidade pela deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ), que também é uma das fundadoras da Rede. As duas estão rompidas desde 2022 e protagonizam uma disputa interna e outra judicial pelo comando da legenda.

As divergências têm origem tanto em diferenças programáticas quanto na relação com o Governo Federal. Enquanto Marina se define como “sustentabilista” e aceitou fazer parte da gestão do presidente Lula (PT) como ministra do Meio Ambiente, Heloísa se posiciona como oposição ao Planalto e defende o “ecossocialismo”, corrente que associa a preservação ambiental à mudança do sistema econômico.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano, que será localizado no município paraibano onde o pai do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é prefeito. O texto foi o primeiro encaminhado ao Congresso neste ano pelo governo federal e prevê o desmembramento do Instituto Federal da Paraíba, com sede da nova reitoria em Patos, base eleitoral de Motta.

A proposta apresentada pelo Planalto foi incorporada a um projeto que cria cargos para os ministérios da Educação e da Gestão, e agora segue ao Senado. No plenário, Motta classificou a criação do instituto federal no sertão da Paraíba como uma conquista para a região “pobre e esquecida”. As informações são do jornal O GLOBO.

A deputada federal Heloísa Helena (Rede-RJ), que ficará no mandato até junho, diz que concentrará suas forças na criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, a ex-senadora disse “não ter dúvidas” de que o caso chegará a figurões da República e pretende seguir coletando assinaturas para a instauração do colegiado.

“Eu não tenho dúvida (de que há figurões envolvidos). Qual a lógica formal que explica esta gigantesca muralha para impedir que os deputados assinem? Óbvio, tem questões muito importantes, pessoas muito importantes diretamente envolvidas nesse próprio nódulo em que se transformou o Banco Master, por isso que é de fundamental importância para a gente abrir a CPMI. Não há lógica que explique o empenho tão grande de tantos setores ideologicamente distintos para impedir. Talvez por ser um escândalo tão grande, que envolve um banco, além de personalidades políticas, do Judiciário e do crime organizado, com lavagem de dinheiro, então por isso que eles estão trabalhando tanto para impedir essa CPMI”, disparou Heloísa Helena.

De volta à Câmara dos Deputados para um mandato tampão, a dirigente da Rede Sustentabilidade e ex-senadora Heloísa Helena evita cravar o apoio da sigla à reeleição do presidente Lula (PT). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ela se resumiu a declarar que o partido vem debatendo internamente o conteúdo programático, para só depois definir o nome que apoiará ao Palácio do Planalto.

“A gente ainda está debatendo na Rede, não tem uma condição de falar, até porque eu também sou dirigente nacional do partido. Estou estabelecendo também junto com o Paulo Lamarck, que é o novo porta-voz nacional da Rede, que corresponde ao presidente. Então a gente vai debatendo isso internamente, discutindo o programa e depois vamos discutir os nomes que serão apresentados”, resumiu.

O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PT) comentou, em vídeo publicado nas redes sociais, o anúncio feito pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobre a criação do Código de Ética da Corte e a indicação da ministra Cármen Lúcia como relatora do tema. Segundo Elias, a ausência de um instrumento formal de orientação de conduta representava um vazio institucional diante da complexidade e dos interesses envolvidos no Judiciário. No vídeo, ele avaliou a medida como necessária, ainda que tardia, e defendeu o acompanhamento da sociedade, além de sugerir que o Conselho Nacional de Justiça adote procedimento semelhante nos tribunais estaduais. Assista:

A Câmara de Vereadores de Paulista realizou, ontem, a sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos, sob a presidência de Eudes Farias (MDB). O prefeito Ramos não participou do ato, sendo representado pela secretária Amanda Ramos e pelo secretário Fabiano Santos na sessão, que contou com quórum elevado.

“As pessoas têm que ficar onde podem ficar, onde emocionalmente ou ideologicamente se identificam”. Foi com essa frase que a deputada federal Heloísa Helena se esquivou da iminente saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da Rede Sustentabilidade. Fundadoras da legenda, ambas disputaram o controle nos últimos anos, com o grupo da parlamentar se saindo vencedor nas últimas disputas. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, Heloísa lembrou que, ainda enquanto dirigente do PSOL, ajudou Marina a coletar assinaturas para criar a sigla e não perdeu a oportunidade de alfinetar o grupo adversário.

“Eu não sei quem vai deixar ou quem vai ficar na Rede. Eu só sei que estou com a consciência absolutamente tranquila de que fiz tudo o que tinha que fazer, sem negligenciar absolutamente nada na disputa interna. E as pessoas têm que se acostumar também a perder. Eu já perdi tanto e nem por isso fui para a imprensa esculhambar quem ganhou de mim. Já perdi e já ganhei. Infelizmente ou felizmente, nos dois últimos congressos da Rede, o nosso agrupamento ganhou. Eu simplesmente tenho que ter tranquilidade, não vou me ajoelhar para beijar a mão de ninguém. Fizemos a luta correta internamente e a vida é assim”, disparou Heloísa Helena.