Em crise, PSDB bate cabeça para escolher novo presidente

Depois da derrota nas urnas em 2022, o PSDB tenta se reinventar e ganhar fôlego nas eleições de 2024. O partido, no entanto, encontra dificuldades para definições internas, como o novo presidente da sigla. Com a eleição do Diretório Nacional marcada para hoje, o Partido da Social Democracia Brasileira ainda não tem definição sobre o futuro presidente. O novo diretório é o grupo que escolherá os integrantes da Executiva Nacional, incluindo o presidente.

Inicialmente, os principais nomes do PSDB desejavam que o atual presidente, Eduardo Leite (RS), continuasse no cargo a partir da nova eleição interna. A ideia é que Leite representaria “juventude” e “renovação”, segundo Paulo Abi-Ackel (MG), atual secretário-geral do partido. No entanto, Leite decidiu que não iria tentar a presidência do partido novamente. Segundo integrantes da sigla, a situação do Rio Grande do Sul, com os recentes desastres naturais, influenciou na decisão. Leite gostaria de focar em seu trabalho como governador. As informações são do Congresso em Foco.

Veja outras postagens

A saída de Ricardo Lewandowski do comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública fez crescer, entre interlocutores do Palácio do Planalto, a avaliação de que o governo pode ter perdido o controle sobre a PEC da Segurança Pública no Congresso e, diante do risco de ver a proposta desfigurada, passou a cogitar não levá-la adiante.

Interlocutores da Secretaria de Governo (SGI), porém, ponderam que o Planalto tem divergências relevantes com o relatório apresentado pelo deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), mas não desistiu da proposta e pretende insistir em mudanças antes de qualquer votação. As informações são do jornal O GLOBO.

Na avaliação de parlamentares governistas, sem o ministro que conduzia a costura política do projeto, o Planalto não pretende colocar a matéria em votação com o desenho atual, sob pena de transformar a PEC em uma versão “do Congresso”, distante do que o Executivo pretendia implementar.

Os diálogos extraídos pela Polícia Federal no celular do empresário e lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, mostram que ele orientou funcionários sobre a entrega “discreta” de dinheiro vivo para dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são do portal Estadão.

Procurada, a defesa do Careca do INSS afirmou que não ia se manifestar sobre os trechos porque não teve acesso à íntegra da extração do telefone celular dele até o momento, nem teve resposta do STF a pedidos feitos sobre averbação de bens e liberação de valores para pagamentos de dívidas trabalhistas.

Toritama - Tem ritmo na saúde

InfoMoney

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, elogiou a atuação de Ricardo Lewandowski no comando do ministério da Justiça, cargo que pediu demissão na última quinta-feira (8). Em texto publicado nas redes sociais, o decano do STF afirmou que a segurança pública no Brasil exige soluções eficazes no enfrentamento do crime organizado, “dentro dos parâmetros de estado de Direito, evitando tanto o punitivismo raso quanto a omissão”, e que a gestão de Lewandowski representou equilíbrio entre repressão eficiente e respeito aos direitos individuais.

“Sob a gestão do Ministro Ricardo Lewandowski, o Ministério da Justiça alcançou um raro equilíbrio entre efetividade na repressão ao crime e respeito aos limites da lei”, destacou. “Sua passagem pelo governo federal demonstra que, entre o populismo penal e a tibieza, há um caminho institucional, eficaz e civilizado que o país pode – e deve – seguir”, concluiu.

Na publicação, o ministro destacou medidas implementadas pelo ex-ministro, como o fortalecimento da Polícia Federal e a criação do Sistema Nacional de Informações Criminais junto ao Protocolo Nacional de Reconhecimento de pessoas, que padronizam procedimentos para reduzir erros no processo de identificação criminal.

Caruaru - IPTU 2026

Por Letícia Lins – Oxe Recife

Dia de glória para o cinema brasileiro. E, também, claro, para o cinema Made in Pernambuco. “O Agente Secreto” levou prêmio de melhor filme de língua não inglesa e de melhor ator de drama (Wagner Moura), no Globo de Ouro, na noite do último domingo.  É a primeira vez que um filme brasileiro sai do Globo de Ouro com duas premiações, e isso mostra a força cada vez maior do cinema nacional, como aconteceu com o aclamado “Ainda estou aqui”, de Walter Salles.

Em sua trajetória vitoriosa, o filme mais badalado de Kleber Mendonça Filho acumula 56 troféus em 36 premiações, que incluem o Festival de Cannes, um dos mais famosos e tradicionais do mundo, e que completa 80 anos em 2026. Em Cannes, a produção pernambucana ganhou melhor direção (Kleber) e melhor ator (Wagner Moura).  O filme de Kleber tem quase três horas de duração (2h40m), mas seu ritmo é tão veloz, que o espectador tem a sensação de que a exibição durou apenas minutos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, hoje, que órgãos do governo federal adotem medidas para apurar falhas no fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana da Grande São Paulo. O despacho foi motivado pela interrupção do serviço de abastecimento que atingiu cerca de 1,8 milhão de consumidores.

No texto, Lula atribui tarefas ao Ministério de Minas e Energia, à AGU (Advocacia Geral da União), à CGU (Controladoria Geral da União) e à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A decisão se baseia no artigo 84 da Constituição, que autoriza o presidente a dirigir a administração pública federal. As informações são do portal Poder360.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O ministro Alexandre de Moraes assume interinamente a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, com o início do período de recesso do presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Moraes ficará à frente do tribunal até o fim de janeiro. As informações são do portal Estadão.

A mudança ocorre porque o Judiciário está em recesso de 20 de dezembro a 31 de janeiro. Nesse período, Fachin, atual presidente da Corte, ficou responsável pelo plantão entre 20 de dezembro e 11 de janeiro. A partir desta segunda-feira, Moraes, na condição de vice-presidente, passa a responder pela Presidência e pelo plantão judicial até 31 de janeiro.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, hoje, que o hacker Walter Delgatti Neto passe para o regime semiaberto. Delgatti foi condenado por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como a ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP). As informações são do portal G1.

O STF condenou o hacker a 8 anos e 3 meses de prisão por invadir o sistema do CNJ e inserir documentos falsos, como uma ordem de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes “assinada” por ele mesmo. Em dezembro, ele foi transferido da Penitenciária II ‘Dr. José Augusto Salgado’, o presídio dos famosos, em Tremembé, para a Penitenciária II de Potim, ainda na região do Vale do Paraíba.

Antes de ser preso pela invasão do CNJ, Delgatti já tinha sido condenado em primeira instância a 20 anos de prisão por hackear autoridades públicas da antiga Operação Lava Jato. Nesse caso, investigado na Operação Spoofing, o hacker responde em liberdade porque ainda há recursos pendentes na segunda instância da Justiça Federal em Brasília.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou sua presença no meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceira com a Folha de Pernambuco, amanhã. Em entrevista ao podcast da última semana, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, lançou Leite como candidato à Presidência da República, alternativa ao fim da polarização entre Lula e a direita bolsonarista.

Na pauta, as eleições presidenciais, os escândalos do INSS e Banco Master, a prisão de Bolsonaro e o anúncio da candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. Ainda a gestão de Leite no Rio do Sul, sua saída do PSDB e a sucessão gaúcha num cenário no qual ele venha a disputar o Senado e não o Palácio do Planalto.

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

O maior artífice do acordo entre a União Europeia e o Mercosul não mora nem na Europa nem na América do Sul. Trata-se de um cidadão nascido no bairro do Queens, em Nova Iorque, hoje residente em Washington, mais especificamente na Casa Branca: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Sabe-se lá se a razão é a tal “química” exercida pelo encontro dele com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia das Nações Unidas no ano passado. Mas é por causa de Trump que um acordo que se arrastava por 26 anos e que já se apostava que nunca iria sair acabou sendo assinado. Mais do que os eventuais ganhos comerciais, o que mais parece ter motivado sua assinatura foi fortalecer o multilateralismo.

O vereador Carlos Bolsonaro usou seu perfil em rede social para dizer que, ontem, seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou a se sentir mal na prisão da Polícia Federal. Carlos postou uma foto do pai de costas e informando que ele tem crises de vômito. Bolsonaro está preso numa cela especial para cumprir a pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

“Prezados, o médico do meu pai foi chamado hoje, domingo, 11 de janeiro de 2026, à prisão, após sermos informados de que suas crises persistentes de soluços evoluíram para um quadro de azia constante, o que o impede de se alimentar adequadamente e de dormir”, escreveu em sua rede social.

Segundo o vereador, a defesa do pai vai protocolar um novo pedido de prisão domiciliar humanitária em função do quadro geral do ex-presidente. “A foto anexa registra meu pai em intermináveis crises de vômito, decorrentes das sequelas da facada que sofreu, praticada por um antigo militante do PSOL, partido historicamente alinhado à facção política de Lula”, diz Carlos. O vereador voltou a criticar a condenação de seu pai pelo STF e listou os crimes pelas quais o ex-presidente está preso.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a vitória do filme ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura no Globo de Ouro 2026. O filme venceu melhor filme em língua não-inglesa e o melhor ator de drama na cerimônia neste domingo (11).

Em publicação nas redes sociais, Lula elogiou o diretor Kleber Mendonça Filho, Wagner e comemorou o desempenho do cinema brasileiro. As informações são do portal G1.

Depois das últimas revelações sobre supostas fraudes e ações coordenadas para atacar o Banco Central, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) querem distância do caso Master.

A avaliação deles é que o TCU entrou de forma equivocada no tema e passou a imagem de que está mais preocupado em investigar a liquidação, deixando de lado as fraudes que podem atingir um banco público e aposentados e pensionistas de fundo de pensão.