Em pleno ano eleitoral, os governadores pelo país afora resolveram abrir os cofres de olho nos dividendos políticos de uma boa folia carnavalesca. Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) resolveu aplicar 80 milhões de reais no Carnaval local. Ela vai disputar o governo do Estado contra o prefeito de Recife, João Campos (PSB). No ano passado, o governo pernambucano aplicou cerca de 54 milhões de reais na folia. As informações são do portal O Antagonista.
Na terra de Alceu Valença, a pré-candidata à reeleição injetou recursos em 1,3 mil atrações. Destas, 97% são locais. “Estamos batendo recorde de visitantes, de público, de lotações em nossos hotéis, de nossas pousadas, girando a nossa economia e mais do que tudo, falando da identidade do nosso povo”, defendeu Raquel na abertura do Carnaval de Recife, na noite desta quinta-feira(12).
Leia maisEm alguns casos, os chefes de Poder Executivo nos Estados chegaram a multiplicar por quase sete vezes o valor aplicado no Carnaval de 2026 em comparação com o do ano passado. Esse foi o caso de Ronaldo Caiado (PSD), que tenta disputar a Presidência da República pelo partido de Gilberto Kassab. Ele vai injetar no Carnaval deste ano 20 milhões de reais em cerca de 30 municípios em Goiás, no maior projeto momesco dos últimos anos.
“Desejo que Goiás seja cada vez mais uma referência nessa área, já que o estado é o primeiro lugar em tudo. Vamos fazer um carnaval lindo aqui em Goiás”, disse ele ao anunciar o investimento. Em 2025 foram 3 milhões de reais investidos. Quase sete vezes menos.
No Maranhão, o governador Carlos Brandão (sem partido) realiza o maior carnaval da história do Estado. São 20 milhões de reais em investimentos em shows de nomes como Anitta, Cláudia Leitte, Alok e Wesley Safadão. Brandão não pode disputar a reeleição (ele deve ir para o Senado), mas tenta emplacar o sobrinho Orleans Brandão ao governo do Estado. Algo inédito.
Até mesmo no Distrito Federal, que nunca teve lá o melhor Carnaval do país, o governador Ibaneis Rocha (MDB), que está enrolado até o pescoço no caso envolvendo o Banco Master, resolveu injetar 10 milhões de reais no Carnaval – um recorde. Em 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) aplicou em torno de 8,5 milhões de reais. Desse montante, 8,3 milhões de reais foram destinados diretamente aos blocos, com valores definidos de acordo com critérios de porte, histórico e público estimado, conforme estabelecido em edital público, conforme o governo do Distrito Federal.
Leia menos















