Do G1/PE
Eleitores que moram na Região Metropolitana do Recife denunciaram que foram impedidos de andar de ônibus de graça, neste domingo (30), dia de segundo turno das eleições. A gratuidade nos transportes foi determinada pelo governo do estado, que seguiu uma orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A medida começou a valer às 6h e seguirá até as 19h. O benefício contempla até quem não tem o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Essa é a primeira vez que Pernambuco conta com ônibus de graça no dia da eleição.
Leia maisAlém da gratuidade, o Grande Recife Consórcio de Transporte ampliou a frota de ônibus disponível nas ruas com 1.514 ônibus circulando, o que representa 702 veículos a mais que a frota regular nos domingos.
Mesmo com a determinação, o corretor Renato Firmino, que mora em Torrões, na Zona Oeste do Recife, desistiu de votar em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
Ele afirmou que, por volta das 8h30, tentou passar pela catraca do coletivo, usufruindo do direito de gratuidade, mas não conseguiu. “Tentei sair de casa para votar. No ponto de ônibus, no Engenho do Meio [Zona Oeste], fui informado pelo motorista que não poderia passar pela catraca sem o VEM. Tive que descer como tantas outras pessoas que estão pegando essa linha de ônibus sem o cartão”, disse o corretor.
Renato disse que é preciso cobrar os direitos e tomar providências. “Se é grátis, tem que ser grátis”, afirmou. A porteira Wedja Rodrigues disse que foi cobrada ao chegar a uma estação de BRT que fica nas proximidades da agência central dos Correios, no Centro do Recife.
Ela disse que fez uma reclamação ao Grande Recife Consórcio por WhatsApp e foi orientada a entrar em contato com Posto do VEM, por telefone, para conseguir o reembolso.
“Moro em Pau Amarelo [em Paulista] e trabalho em uma escola no Recife. Hoje, estou de plantão e cheguei à estação às 06h14. A minha passagem foi cobrada. Falei com o fiscal que estava de serviço e ele falou que eu cobrasse meus direitos depois”, disse a porteira.
O que dizem as empresas
Por meio de nota, a Urbana-PE, sindicato que representa as empresas de coletivos, afirmou que “está monitorando a operação e que, caso alguma passagem seja indevidamente cobrada, o valor será restituído aos cartões”.
“Os passageiros que identificarem qualquer cobrança, das 6h às 19h, devem anotar o número da linha e entrar em contato com os canais de atendimento do VEM para ressarcimento”, informou a empresa.
A urbana também orientou que os passageiros que encontrarem dificuldades para embarcar gratuitamente usando o cartão VEM devem solicitar a liberação aos motoristas. “Também esclarecemos que, após o uso do VEM, o validador do ônibus apresentará o saldo do cartão, mas isso não indica que houve cobrança. A Urbana-PE reafirma que nenhuma passagem será cobrada das 6h às 19h neste domingo, exceto nas linhas opcionais”, informou a Urbana.
O que diz o governo
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Recife, orientou que, caso a tarifa seja cobrada no cartão VEM, o passageiro deve anotar o nome da linha, o número de ordem do veículo e o horário do embarque, ligando em seguida para a central de atendimento do Grande Recife pelo número 0800-0810158.
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação reforça, ainda, que hoje de manhã, testes foram realizados em ônibus do Grande Recife e nenhum problema foi apontado”, informou a pasta.
Leia menos