Divisão de MPs de Lula é aposta para resolver conflito entre Lira e Pacheco

Interlocutores de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) trabalham para que os presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, cheguem a um consenso sobre a retomada das comissões mistas que analisam Medidas Provisórias (MPs).

As tratativas estão ocorrendo com a seguinte sugestão: as MPs que chegaram até o final de fevereiro vão tramitar sem análise da comissão mista. As que foram protocoladas a partir do dia 1º de março passarão pelo crivo do colegiado composto por deputados e senadores. Neste caso, a relatoria é indicada pelo presidente do Congresso, ou seja, Rodrigo Pacheco. As informações são do Correio Braziliense.

Veja outras postagens

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (3), o projeto de lei que reconhece a Poesia do Pajeú, tradição cultural do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, como manifestação da cultura nacional. A proposta é de autoria do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) e teve parecer favorável do deputado Carlos Veras (PT-PE), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, que relatou a matéria em plenário. O texto foi aprovado por unanimidade, com orientação favorável de todos os partidos.

Durante a votação, Carlos Veras destacou o papel da tradição poética da região na formação cultural do Sertão. “No Pajeú, ser poeta é um título de nobreza civil. A poesia eleva a autoestima do ser sertanejo, permitindo que cada pessoa se veja como protagonista criativo e intelectual”, afirmou o parlamentar.

Conhecida pela tradição da poesia popular, do repente e da cantoria, a região do Pajeú revelou diversos nomes da cultura nordestina e consolidou o Sertão como espaço de forte produção poética. Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para análise do Senado Federal.

Petrolina - Destino

O deputado federal Felipe Carreras se reuniu, nesta terça-feira (3), em Brasília, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar dos impactos das fortes chuvas em municípios do Agreste de Pernambuco. Durante o encontro, o parlamentar apresentou a situação enfrentada por cidades como Garanhuns — especialmente o distrito de São Pedro —, Lajedo, Jupi, Jucati, Calçado, Cachoeirinha e Bonito.

Segundo o ministro, o Governo Federal acompanha a situação e já possui recursos destinados para ações de apoio. “Fica a minha palavra, em nome do presidente Lula, que não faltará apoio do Governo Federal. Já temos, inclusive, recursos destinados. Estamos 24 horas à disposição para servir o povo de Pernambuco”, afirmou Waldez Góes.

Felipe Carreras destacou a importância da articulação com o governo federal diante dos danos provocados pelas chuvas. “A palavra do ministro nos dá segurança. Não vai faltar ajuda humanitária, nem estrutura para socorrer e amenizar o sofrimento do nosso povo”, disse o deputado, ao defender medidas emergenciais e apoio às prefeituras para ampliar a assistência às famílias afetadas.

Ipojuca - No Zap

Mesmo envolvendo altos figurões da República, o escândalo do Banco Master precisa ser desvendado. É o que avalia o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, ele defendeu que a apuração resista às pressões e que haja punições com rigor. Ainda defendeu a liquidação do Banco de Brasília (BRB), em caso correlacionado ao escândalo.

“O Banco Master é um grande escândalo, de proporção enorme e que tem raízes no Banco Central. Hoje o Banco Central tem 170 bancos, mas nós já tivemos mais de 300, mais que o dobro. Com essa quantidade atual de bancos, a fiscalização melhorou muito com a eletrônica. Por que que então não acompanhou, não fiscalizou? De quem que é essa responsabilidade? É do Congresso? Não é. Nem é do Executivo. É do Banco Central mesmo, e da própria estrutura bancária do país. A Febraban e as entidades bancárias têm a responsabilidade de apontar e fazer a autolimpeza do sistema. Eles toleraram, e chegou num ponto em que, do nada, em poucos anos, é um banco de R$ 80 bilhões em ativo e passivo”, afirmou Hauly.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

Na tarde de hoje, o município de Panelas, no Agreste, sediou a tarde de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. A programação, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu alunos e professores da rede municipal em um grande encontro voltado à difusão da obra nas escolas do município.

O prefeito Ruben Lima abrindo o evento

O destaque foi a presença de estudantes das escolas Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e José Felizardo, que acompanharam a palestra, fizeram perguntas e relacionaram o conteúdo histórico do livro ao aprendizado em sala de aula.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) afirmou que seu partido não deverá subir no palanque do presidente Lula (PT) nem do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, o parlamentar disse que “é hora de mudança política”, mas que a decisão ainda será oficializada. Todavia, o paranaense percebe uma maior inclinação de seus correligionários para uma candidatura alternativa, citando o governador de seu estado, Ratinho Júnior (PSD), como o nome mais cotado.

“Eu vejo que é hora de mudança política. Só a democracia conserta isso, com alternância de poder. Os quadros políticos desses últimos 30 anos se esgotaram. É hora de mudança. A nação precisa de uma nova liderança para oxigenar o poder. O poder está totalmente tomado por incompetência, ideologias falidas, isso vale para todos os governantes desse século XXI. Acredito na força da democracia, no povo, na alternância de poder e jogo todo meu cacife político nisso”, apontou Hauly.

Palmares - IPTU 2026

Cumprindo seu oitavo mandato como deputado federal, Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) se notabilizou como um dos maiores especialistas em reforma tributária no Congresso Nacional. Teve participação direta na Emenda Constitucional 132/2023, que estabeleceu a reforma tributária que está em implementação no Brasil, com as primeiras obrigações iniciando agora. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, o parlamentar afirmou que a mudança na legislação é “uma revolução econômica” e criticou o governo Lula (PT) por não tê-la apoiado.

“A reforma tributária do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) é uma revolução econômica. Nem o próprio governo atual entendeu a reforma, que será extremamente benigna. Se tivesse entendido, já teria implementado desde 2023, quando aprovamos a Emenda Constitucional, e já teria entrado em funcionamento em 2024. Estamos indo para 2027, então é uma perda de tempo não implantar o IVA 5.0 no Brasil até agora”, disparou Hauly.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Especialista em matérias econômicas e patrono da Reforma Tributária, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) é o meu convidado para o podcast Direto de Brasília, em parceria com a Folha de Pernambuco e transmissão para 165 emissoras do Nordeste, de hoje.

Economista, no Paraná o deputado foi prefeito da sua cidade natal e secretário de Fazenda por duas vezes. O ‘Direto de Brasília’ vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.

O PT, partido do presidente Lula, definiu ao menos 27 candidaturas ao Senado Federal que pretende apoiar nas eleições de outubro. As informações constam em um mapeamento sobre os palanques estaduais da legenda, ao qual a coluna teve acesso.

A pedido do chefe do Palácio do Planalto, a sigla, comandada por Edinho Silva, busca formar uma ampla base de apoio na Casa Alta. As informações são do Metrópoles.

Mesmo com mais de 900 desabrigados e desalojados pelas chuvas em municípios do interior, a lei do silêncio é o que vem imperando para a governadora Raquel Lyra (PSD). Nas redes sociais dela e do Governo de Pernambuco, não há menção ao drama vivenciado pelas famílias afetadas. O fato é ainda mais grave considerando que Raquel cumpriu agenda perto de algumas localidades prejudicadas, constatou que estava chovendo, mas preferiu fazer apenas falas para se autopromover.

O caso inusitado ocorreu na tarde da segunda-feira (2), durante visita a Maraial, na Mata Sul, para a autorização de um processo licitatório voltado à pavimentação da PE-125. No Instagram, a equipe de comunicação da governadora postou a chegada dela ao lado da vice-governadora Priscila Krause (PSD), dos deputados Clodoaldo Magalhães (PV) e France Hacker (PSB) e do prefeito Marlos Henrique (PSD). O texto faz menção ao fato de ela estar lá “faça chuva ou faça sol” e parou por aí. Depois, só falas em tom festivo sobre a agenda e aplausos à exaustão puxados por servidores comissionados.

O deputado federal Waldemar Oliveira tem reforçado a mobilização no Congresso Nacional pela derrubada do veto ao Projeto de Lei 2687/2022, que equipara o Diabetes Tipo 1 à condição de deficiência. A proposta, aprovada pelo Legislativo, prevê o reconhecimento legal da complexidade da doença, com objetivo de ampliar garantias e direitos às pessoas diagnosticadas.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar destacou a necessidade de reconhecimento da condição. “O Diabetes Tipo 1 é uma doença que exige acompanhamento constante e impõe desafios que muitas vezes não são visíveis para quem está de fora”, afirmou. O projeto foi vetado pelo presidente da República, e parlamentares articulam agora a análise do veto em sessão do Congresso.

Waldemar Oliveira também mencionou experiência pessoal ao tratar do tema. “Falo desse tema com responsabilidade pública, mas também como alguém que já viu de perto o impacto dessa doença dentro da própria família”, declarou. A expectativa é de que o veto seja apreciado nas próximas sessões.

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumpre agenda nesta quarta-feira (4) em Petrolina, com visitas técnicas, inaugurações e assinatura de autorizações para novas obras em instituições federais do Vale do São Francisco. Às 14h, ele visita as obras da nova biblioteca do Campus Petrolina Zona Rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), investimento viabilizado pelo Novo PAC, além de acompanhar a apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes.

Às 16h, no Campus Sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está prevista cerimônia de inaugurações e assinatura de termos para novas intervenções. Entre as entregas anunciadas estão a requalificação e ampliação da Clínica Veterinária Universitária, a inauguração do bloco acadêmico do Campus Paulo Afonso (BA), o Centro Nordestino de Bioprospecção e o Laboratório de Produção Piloto de Medicamentos Inovadores. Também será assinada a ordem de serviço para reforma e ampliação do bloco cirúrgico do Hospital Universitário.

Em nota, o presidente do PT de Petrolina, Herlon Bezerra, comentou a agenda. “Essas ações representam mais do que estruturas físicas: simbolizam a reconstrução do Brasil”, afirmou. Ele também declarou que “o Partido dos Trabalhadores reafirma seu compromisso histórico com a educação pública, gratuita e de qualidade”.