Diplomatas brasileiros viajam aos EUA para tentar negociar alternativas ao ‘tarifaço’ de Trump

Uma comitiva formada por diplomatas brasileiros viajou aos Estados Unidos para tentar convencer o governo americano a achar alternativas às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

Segundo apurou a GloboNews, o grupo foi coordenado pelo secretário de Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio – atual negociador-chefe do Brasil no Brics e que em 2024 também foi o negociador-chefe do Brasil no G20.

Veja outras postagens

A morte de um jovem cabo durante um treinamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) estaria ampliando um clima de insatisfação generalizada dentro da corporação com o comando-geral. Este blog recebeu uma denúncia de um membro da equipe, sob a condição de anonimato, de que a insatisfação da tropa se deve ao tratamento autoritário com a qual seria tratada.

Há cerca de um mês, o cabo Danilo Firmino da Silva, 37 anos, militar lotado no 2º Grupamento de Bombeiros (GB) de Caruaru (Agreste), morreu enquanto participava da 15° edição do Curso de Mergulho Autônomo (CMAut), no Recife. Ele faria aniversário no dia seguinte à morte.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A abertura do Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú, realizada ontem, movimentou Serra Talhada e marcou o início de uma programação que segue até sábado (13). O evento, promovido pela Prefeitura de Serra Talhada em parceria com o Instituto César Santos, transformou a cidade na capital da gastronomia regional, reunindo chefs convidados, cozinheiros(as) locais, pequenos produtores e empreendedores. O público circulou pelos 26 boxes instalados no espaço do festival, com pratos e produtos típicos do Sertão, além de acompanhar oficinas, degustações e atividades formativas voltadas à cadeia produtiva da gastronomia.

A primeira noite foi marcada por grande participação do público, que aproveitou uma agenda que integra culinária e cultura. As apresentações artísticas garantiram o clima festivo, enquanto chefs e cozinheiros(as) interagiram com visitantes em demonstrações que destacaram ingredientes e saberes tradicionais do território. A presença do Instituto César Santos reforçou o caráter formativo e colaborativo do evento, ampliando a troca de experiências entre profissionais e amantes da culinária sertaneja.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, hoje, que a retirada de sanções dos Estados Unidos contra ele e sua esposa, Viviane, foi uma “vitória tripla do Judiciário” do Brasil. As informações são do portal G1.

“Vitória do judiciário brasileiro. O judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, disse Moraes.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Parque Aza Branca, santuário cultural dedicado à vida e obra de Luiz Gonzaga, prepara-se para receber uma das celebrações mais emocionantes da cultura nordestina: o Festival Viva Gonzagão. Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, a cidade de Exu, terra natal do Rei do Baião, será o ponto de encontro de turistas, fãs e amantes da música raiz para comemorar os 113 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.

O festival oferece uma imersão completa na cultura gonzagueana. Além da extensa e diversificada programação musical, os visitantes poderão fazer visitas guiadas pelo Parque Aza Branca, onde conhecerão de perto a história, os costumes e o valioso acervo pessoal do artista, que traduzem a essência do sertão e sua imensa contribuição para a identidade brasileira.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com a cantora, atriz e escritora carioca Mona Vilardo, em tributo a cantora Dalva de Oliveira, ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Palmares - Natal Encantado 2025

O deputado estadual Nino de Enoque participou, hoje, da cerimônia de autorização da ordem de serviço para o início das obras do Arco Metropolitano, realizada no município de Moreno. O evento foi comandado pela governadora Raquel Lyra e reuniu autoridades estaduais, prefeitos e lideranças políticas de diversas regiões.

A obra, orçada em mais de R$ 630 milhões, é considerada um marco para o desenvolvimento de Pernambuco. O Arco Metropolitano vai melhorar a mobilidade urbana, facilitar o escoamento da produção e impulsionar a economia da Região Metropolitana do Recife, conectando importantes rodovias como a BR-232 e a BR-101.

Durante a solenidade, Nino de Enoque destacou a importância do projeto e elogiou o compromisso da governadora com o futuro do estado. “Esse é um dia histórico para o nosso povo. O Arco Metropolitano vai transformar a mobilidade, gerar empregos e atrair novos investimentos. É uma conquista que mostra o trabalho e a coragem de quem acredita em Pernambuco”, afirmou o parlamentar.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Dirigentes do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb/PE) estiveram, ontem, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), acompanhados do advogado Max Maciel, para solicitar celeridade no julgamento dos Embargos de Declaração relacionados ao leilão de concessão da Compesa, marcado para a próxima quinta-feira (18).

A equipe foi informada, entretanto, que o processo só será pautado em 2026. Diante desse cenário e mantendo histórica posição contrária à concessão, o sindicato já providenciou outras demandas junto ao Poder Judiciário como também fará impugnação expressa no fatídico leilão.

O Sextou de logo mais traz um tributo a Dalva de Oliveira, a ‘Rainha do Rádio’. A cantora e compositora paulistana, de ascendência portuguesa, brilhou nas décadas de 40 e 60. Entre as canções eternizadas em sua voz, destaques como ‘Tudo acabado’, ‘Que será’, ‘Estão voltando as flores’, ‘Ave Maria no Morro’, ‘Bandeira Branca’ e ‘Máscara Negra’.

O retrato desta diva da MPB será traçado pela cantora, atriz e escritora carioca Mona Vilardo. Mona faz shows pelo Brasil afora cantando Dalva de Oliveira e é autora de um livro em linguagem infantil – ‘Dalva, minha vó e eu’.

O Sextou vai ao ar daqui a pouco, das 18h às 19h, pela Rede Nordeste de Rádio, que reúne 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Para ouvir pela internet, acesse o link do Frente a Frente no topo desta página ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na Play Store.

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco alcançou o maior nível de excelência em transparência pública no Brasil ao receber o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com os tribunais de contas do país. O Selo Diamante representa o ápice da avaliação nacional e reconhece instituições que disponibilizam informações de forma clara, acessível e com alto padrão de governança.

A entrega do selo ocorreu na manhã de hoje, durante visita institucional do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado e presidente de Relações Jurídico-Institucionais da Atricon, conselheiro Carlos Neves, à sede da Defensoria Pública de Pernambuco. Ele foi recebido pelo defensor público-geral, Henrique Seixas. Henrique Seixas agradeceu a deferência da entrega presencial e ressaltou o compromisso institucional com a transparência.

“Lutamos nos últimos anos para manter o índice de transparência em nível elevado. Era um objetivo estratégico da gestão e hoje colhemos esse resultado, que é emblemático. O Selo Diamante demonstra que os recursos públicos destinados à Defensoria estão sendo aplicados da melhor forma possível e que prestamos contas de maneira clara à população, especialmente às pessoas vulneráveis que atendemos. Reforça também nossas políticas de compliance e responsabilidade. Recebemos o selo com muita honra e com o compromisso de permanecer nesse padrão rigoroso e exemplar”, afirmou.

O Congresso Estadual do Avante reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco, consolidando um momento de fortalecimento e expansão da sigla.

Realizado hoje, o encontro contou com a presença do presidente nacional do Avante, Luís Tibé, do senador Fernando Dueire, do deputado federal Waldemar Oliveira, do presidente estadual Sebastião Oliveira, da vice-governadora Priscila Krause e da governadora Raquel Lyra, reafirmando o partido como uma força política preparada para contribuir de forma ativa com os desafios do estado, com foco na unidade, no diálogo e na construção de pontes para garantir que Pernambuco siga avançando.

EXCLUSIVO

O blog recebeu grave denúncia de que a falta de eficiência da Secretaria de Administração do Estado (SAD), em fazer as licitações de medicamentos para Fernando de Noronha, deixou o arquipélago em uma grave crise de abastecimento de medicamentos em dezembro, justamente a época do ano em que mais se recebe turistas.

O blog teve acesso exclusivo a uma nota técnica do Distrito de Fernando de Noronha denunciando a situação. A nota técnica aponta uma “grave situação de desabastecimento que afeta a manutenção dos serviços públicos de saúde na rede”. Segundo a nota a Secretaria de Administração (SAD) está demorando muito em finalizar três processos licitatórios concorrenciais em curso, deixando a ilha com risco de falta de medicamentos.

Como noticiado mais cedo por este blog, a polemica privatização da Compesa está sob suspeita. A concessão será realizada em dois lotes e informações de bastidores indicam que o primeiro bloco, que abrange a Região Metropolitana do Recife, ficará com a BRK Ambiental. A empresa já presta serviço de esgotamento sanitário na área e é alvo frequente de críticas pela má qualidade do atendimento.

O segundo lote, que reúne municípios do Sertão, deve ficar com a Cymi Brasil, apontada como favorita para essa etapa do processo. A empresa já atua no setor de saneamento em Alagoas e integra um grupo de grande porte no segmento de infraestrutura.

A divisão da concessão em dois blocos ocorre em meio a percepções de que o processo estaria sendo conduzido com cartas marcadas, enquanto especialistas e técnicos alertam para o risco de que áreas sensíveis de abastecimento e esgotamento sigam nas mãos de empresas com desempenho contestado.